Recommended Posts

Publicado

Boas

Comprei há algumas semanas uma rã e adicionei-a ao meu aquário. Hoje reparei que, ao ela nadar, tinha partes da sua pele mais esbranquiçadas e soltas, como se estivesse a trocar de pele. Ela é verde e neste momento já perdeu a pele das pernas traseiras, estando agora mais verdes, e o resto do corpo parece estar coberto por uma pele mais velha, como nas cobras, a pele costuma de ficar mais branca, sem cor. O estranho é que nunca tinha ouvido falar em rãs perderem a pele...Procurei pela Internet e nada sobre rãs perderem ou trocarem a pele. Será alguma doença ou parasita ou algo com que me deva preocupar?

Deixo aqui uma foto (caso ajude) embora não se note a pele solta.

http://img703.imageshack.us/i/dsc00039a.jpg/

Obrigado

Publicado:

Olá Mariojpc,

Estou fazendo uma pesquisa para descobrir esse caso para você. Há quem diga que é um mecanismo da rã para manter a pele mais fina e permeável, então ela morde os cantos da boca para descolar a pele e inicia a troca, há quem diga que teve rãs por anos e nunca viu isto acontecendo. Poderia informar a espécie da sua rã?

Aguardo por respostas para poder ajudar.

SmylleAndré.

Publicado:

Olá Mário e André

É um processo normal e comum a todas as rãs. A frequência com que acontece é que é muito variável.

Se é só esse o sintoma e não há lesões cutâneas aparentes, não tens motivo para preocupações.

Confirmem, p. ex. nestes sites My link My link

Abraço

João

ps: não te surpreendas se a rã ingerir os 'farrapos' de pele :)

Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke :)

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda a ambos!

Pelo que estava escrito na loja, é uma rã verde e não apresenta qualquer lesão :)