artas8125 Publicado Fevereiro 7, 2011 Publicado Fevereiro 7, 2011 Boa tarde pessoal Eu comprei a algum tempo um filtro sera 60fil para o meu aquário. http://www.sera.de/pt/produtos/equipamento-tecnico-para-aquario/filtros-de-aquario/filtros-internos/sera-fil-60.html já li o manual do filtro, e dá para efectuar várias opções (vem com dois compartimentos), desde acrescentar outro compartimento ou apenas funcionar com um. Eu tenho actualmente tenho o filtro a funcionar de origem, com um comportimento com esponja e outro com carvão activo. A minha perguntar é posso apenas usar o de carvão ou esponja ou é melhor usar os dois? Artur Citar
CaptainStuck Publicado: Fevereiro 7, 2011 Publicado: Fevereiro 7, 2011 Boas, O ideal seria trocares o carvão por umas cerâmicas. A sera tem umas próprias para esse filtro, são as siporax mini... Caso o aquário que tens não possua nada em que o carvão seja prejudicial (como medicação, ou fertelização...) podes deixar estar os dois, mas tem atenção que o carvão tem uma vida útil bastante reduzida... espero ter ajudado. Abraços Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
artas8125 Publicado: Fevereiro 7, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 7, 2011 Boas, O ideal seria trocares o carvão por umas cerâmicas. A sera tem umas próprias para esse filtro, são as siporax mini... Caso o aquário que tens não possua nada em que o carvão seja prejudicial (como medicação, ou fertelização...) podes deixar estar os dois, mas tem atenção que o carvão tem uma vida útil bastante reduzida... espero ter ajudado. Abraços Obrigado CaptainStuck. Eu tenho carvão activo de reserva, sei que se deve substituir cerca de 3 em 3 meses..mas como o meu filtro e interno tenho que o lavar constantemente não sei se a mudança devia ser mais curta, fica ai uma questão!?! Assim que terminar com o carvão activo, irei adquirir as cerâmicas. Citar
CaptainStuck Publicado: Fevereiro 7, 2011 Publicado: Fevereiro 7, 2011 Obrigado CaptainStuck. Eu tenho carvão activo de reserva, sei que se deve substituir cerca de 3 em 3 meses..mas como o meu filtro e interno tenho que o lavar constantemente não sei se a mudança devia ser mais curta, fica ai uma questão!?! Assim que terminar com o carvão activo, irei adquirir as cerâmicas. Sempre as ordens;) Podes sempre adquirir à parte mais um cartucho e adicionar ao filtro, e assim ficas com 3 divisões para meter a esponja o carvão e cerâmicas, caso queiras tirar o carvão, ficas com mais divisão para cerâmicas, que a meu ver, quantas mais melhor;) abraços Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
artas8125 Publicado: Fevereiro 8, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2011 Sempre as ordens;) Podes sempre adquirir à parte mais um cartucho e adicionar ao filtro, e assim ficas com 3 divisões para meter a esponja o carvão e cerâmicas, caso queiras tirar o carvão, ficas com mais divisão para cerâmicas, que a meu ver, quantas mais melhor;) abraços A razão para está pergunta e que o meu aquário e pequeno não cabe mais um separador, por isso a questão era para reduzir o filtro. Vou ficar pela cerâmica e pela esponja. Já agora o meu aquário e de 20 litros, e o filtro fica quase fora de água. Obrigado mais uma vez. Citar
h_saldanha Publicado: Fevereiro 8, 2011 Publicado: Fevereiro 8, 2011 O ideal seria trocares o carvão por umas cerâmicas. Boas, Está tudo dito aqui Pelo que tenho lido, o carvão costuma ser mais utilizado após um tratamento com medicamentos, para remover os químicos em excesso na água. Ficas muito melhor servido e proporcionas uma melhor filtragem se optares pelas cerâmicas. Abraço Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
artas8125 Publicado: Fevereiro 8, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2011 Boas, Está tudo dito aqui Pelo que tenho lido, o carvão costuma ser mais utilizado após um tratamento com medicamentos, para remover os químicos em excesso na água. Ficas muito melhor servido e proporcionas uma melhor filtragem se optares pelas cerâmicas. Abraço Obrigado. Vou seguir o que disseram. Citar
Fernando_regio Publicado: Fevereiro 8, 2011 Publicado: Fevereiro 8, 2011 Eu não uso carvão simplesmente nos meus filtros, existem cerâmicas mas da Boyu que têm percentagem de carvão, sendo que não precisas de preocupar com o carvão deixar de funcionar porque são cerâmicas. Cumps. Citar
Fernando_regio Publicado: Fevereiro 8, 2011 Publicado: Fevereiro 8, 2011 (editado) A razão para está pergunta e que o meu aquário e pequeno não cabe mais um separador, por isso a questão era para reduzir o filtro. Vou ficar pela cerâmica e pela esponja. Já agora o meu aquário e de 20 litros, e o filtro fica quase fora de água. Obrigado mais uma vez. Quanto a isso do filtro ficar de fora, deve ser interno, tenta ver uns cascata Elite Hush 5, custam 11€ no continente e são para aquários de 20 litros e pequenos e aproveitas do que já está ciclado as matérias filtrantes. Ou então vê outros de cascata maiores que os cascata têm todos controlo de fluxo. Cumps. Editado Fevereiro 8, 2011 por Fernando_regio Citar
artas8125 Publicado: Fevereiro 8, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2011 Quanto a isso do filtro ficar de fora, deve ser interno, tenta ver uns cascata Elite Hush 5, custam 11€ no continente e são para aquários de 20 litros e pequenos e aproveitas do que já está ciclado as matérias filtrantes. Ou então vê outros de cascata maiores que os cascata têm todos controlo de fluxo. Cumps. Vou pesquisar e ver os de cascata. Obrigado Citar
Quo Publicado: Fevereiro 8, 2011 Publicado: Fevereiro 8, 2011 Boas, Está tudo dito aqui Pelo que tenho lido, o carvão costuma ser mais utilizado após um tratamento com medicamentos, para remover os químicos em excesso na água. Ficas muito melhor servido e proporcionas uma melhor filtragem se optares pelas cerâmicas. Abraço atenção que o carvao é da melhor filtragem que pode haver, o problema é que filtra demais... no entanto o carvao e as ceramicas nao competem entre si, sao complementares. O carvao é desaconselhado para quem mantem plantas, quem nao mantem deve usar e continuar a usar. Eu num aquario onde nao tenho plantas, nao prescindo do carvao. Já nos outros todos, removi. Citar
h_saldanha Publicado: Fevereiro 8, 2011 Publicado: Fevereiro 8, 2011 atenção que o carvao é da melhor filtragem que pode haver, o problema é que filtra demais... no entanto o carvao e as ceramicas nao competem entre si, sao complementares. O carvao é desaconselhado para quem mantem plantas, quem nao mantem deve usar e continuar a usar. Eu num aquario onde nao tenho plantas, nao prescindo do carvao. Já nos outros todos, removi. Tens toda a razão Quo, esqueci-me de mencionar que o carvão absorve também os nutrientes fundamentais às plantas. E como eu tenho bastantes plantas, nem sequer penso em usar. Daí ter aconselhado as cerâmicas Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Quo Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 sim, mas são filtrações diferentes/complementares. para substituir a função do Carvão activado no filtro o melhor serão esponjas como as que vêem nos filtros da eheim ou lã de vidro. As ceramicas são complementares quer à lã de vidro / esponjas e ao carvao activado.Se bem que não há nada que te impeça de substituires um filtro so com carvao activado como aqueles da tetra internos por ceramicas e funcionar. Se bem que poderás ter muitas particulas a flutuar. Citar
artas8125 Publicado: Fevereiro 9, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2011 (editado) sim, mas são filtrações diferentes/complementares. para substituir a função do Carvão activado no filtro o melhor serão esponjas como as que vêem nos filtros da eheim ou lã de vidro. As ceramicas são complementares quer à lã de vidro / esponjas e ao carvao activado.Se bem que não há nada que te impeça de substituires um filtro so com carvao activado como aqueles da tetra internos por ceramicas e funcionar. Se bem que poderás ter muitas particulas a flutuar. Obrigado aos comentadores anteriores. http://www.sera.de/fileadmin/gbi/sera_fil_0907.pdf O meu filtro tem esponja no fundo e depois o carvão. No meu filtro posso adicionar outros separadores (um terceiro ou um quarto) Agora devo ficar com dois de esponja? ou esponja e ceramica ou outro filtrante??? Cumprimentos Editado Fevereiro 9, 2011 por artas8125 Citar
CaptainStuck Publicado: Fevereiro 9, 2011 Publicado: Fevereiro 9, 2011 Se vais ficar só com dois separadores, coloca a esponja em baixo e no de cima as cerâmicas... Pessoalmente optaria por esta solução, sempre ficas com uma filtração biológica mais activa. No caso de queres meter também o carvão, com jeitinho consegues meter o carvão e a esponja na mesma divisão. (Já tive esse filtro, e enquanto o carvão ainda estava novo, fiz isso com bons resultados). Abraços Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
artas8125 Publicado: Fevereiro 10, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2011 (editado) Se vais ficar só com dois separadores, coloca a esponja em baixo e no de cima as cerâmicas... Pessoalmente optaria por esta solução, sempre ficas com uma filtração biológica mais activa. No caso de queres meter também o carvão, com jeitinho consegues meter o carvão e a esponja na mesma divisão. (Já tive esse filtro, e enquanto o carvão ainda estava novo, fiz isso com bons resultados). Abraços O espaço que tenho só dá mesmo para um (ou carvão ou cerâmica), vou amanhã ver se a loja tem cerâmicas, para meu filtro. Obrigado Editado Fevereiro 10, 2011 por artas8125 Citar
Recommended Posts