Recommended Posts

Publicado

Bom dia

Há duas semanas comecei a fazer uma sump para o meu aquário de água doce. Fiz o esboço, cortei as peças em acrílico, montei tudo com silicone próprio, testei para fugas e tudo OK.

A parte chata e que eu já desconfiava que pudesse vir a ter problemas foi na passagem de água do aqua para a sump, porque sendo uma sump lateral, a qual eu construí de forma a que os níveis de água na sump e aquário fossem sempre os mesmos, (medida de segurança para o caso de a bomba parar), e tendo a bomba a fazer o retorno da água para o aquário, o que me acontece é: A água sai mais depressa da divisão da sump onde está, do que a água passa do aquário para a entrada da sump.

Os tubos de entrada e saída têm o mesmo diâmetro, e o fluxo da bomba estava regulado para o mínimo.

Alguém me sugere uma solução para igualar os fluxos?

Cumps

JDom

Publicado:

Coloca fotos, é mais fácil para perceber.

Se metesses mais água no aquário isso não resultava? Podes é não ter altura de vidro para isso, pois assim aumentava a pressão. Mas com fotos é mais fácil.

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Publicado:

Boa tarde,

Podes sempre colocar uma bomba de igual debito para a entrada de água na sump.

Mas com fotos realmente é mais facild e perceber.

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Publicado:

Olá

Ou aumenta o diâmetro do tubo de saída da água do aquário para a Sump para aumentar o caudal, ou troca a bomba por uma de menor caudal, uma vez que a actual já está regulada para o mínimo e ainda tem um caudal muito grande.

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

Também podes colocar um T na bomba e uma das saídas coloca a devolver água para a sump. Tens é de usar uma simples torneira para puderes regular o caudal mais facilmente.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boa noite

Desde já obrigado pelas respostas de todos. Vou então começar por tentar o tubo maior, e se não der talvez a hipótese do T à saída da bomba.

Desculpem não ter fotos para já. Assim que resolver o problema meto fotos do projecto, ou no caso de não conseguir, para me poderem dar mais opiniões.

Cumprimentos

JDom

Publicado:

realmente se tiveres hipotese de colocar um tubo maior para o fluxo da água Aquario -» SUMP ser igual ou maior do que o da bomba o problema fica resolvido, presumo...

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Publicado:

Por experiência própria aconselho-te a aumentar o diâmetro do tubo de entrada de água na sump, eu no meu overflow tinha os tubos de ½ polegada (entrada e saída) e tive esse problema, resultado tive de passar para ¾ o de entrada e deixei de ter problemas.