Montagem para corydoras pygmaeus


gsassetti

Recommended Posts

Estou a começar uma montagem dedicada às fantásticas corydoras pygmaeus. Neste momento tenho 6, mas vão chegar mais 14 na próxima 4ª feira. Ao todo serão 20 exemplares que para já vão ficar num aquário de endler's que tenho cá por casa, até decidir o setup completo para as pygmaeus. O objectivo será a manutenção e eventual reprodução da espécie num aquário que preencha todos os requisitos para o cardume.

 

Que litragem acham ideal para os 20 exemplares?

Medidas do aquário?

Será que posso adicionar uns red cherry e uns otto's? Ou vão comer os ovos das pygmaeus?

 

 

Gostava de ouvir opiniões de quem tem experiência com a espécie. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Que litragem acham ideal para os 20 exemplares?

Medidas do aquário?

Será que posso adicionar uns red cherry e uns otto's? Ou vão comer os ovos das pygmaeus?

 

 

Boas, fico contente por tomares essa iniciativa, principalmente porque é uma corydora pouco comum de se ver...

 

a litragem para as 20 corys deve rondar os 60 litros mas como está a pensar meter mais um ou outro animal talvez querias subir a fasquia para os 80.

 

bem as medidas só dependem do espaço que tens e que estás disposto a "ceder" a este projecto, mas as corydoras(e os red cherrys já agora..) como peixes de fundo preferem mais área de "chão" do que altura ou seja, quanto mais largo e comprido melhor a altura não interessa muito..

vou dar uns exemplos mas fazes como achares melhor e te convier:

80*50*20 (80L Totais)

80*40*30 (este fica com cerca de 96L totais porque tem um pouco mais de altura)

 

podes utilizar esta ferramenta para te ajudar a descobrir quais as melhores medidas para o teu espaço respeitando a litragem desejada, mas tem sempre em mente que o melhor para elas é sempre uma "base" ampla

 

sim podes adicionar reds "à vontade" que nos ovos não tocam(penso eu de que...), os otos na teoria também não lhes tocam porque são herbívoros, mas como estão "sempre" agarrados aos vidros não sei se será a melhor opção, como já diziam os antigos, mais vale prevenir do que remediar

 

Cumprimentos e boa sorte

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado LyGen.. Na realidade já tenho aquário para as pygmaeus, é um cubo de 40x40x40 que tenho cá por casa. Não mencionei isso no 1º post para não influenciar as respostas. Apesar de ter bastante altura e não ser o ideal para a espécie, acho que é aceitável. O que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É perfeitamente aceitavel.

Dentro do genero, é uma especie de meia agua. Não gosta muito de andar no fundo, curiosamente.

 

Tenta plantar abundantemente o aquario com plantas de folha larga onde elas possam repousar. É uma especie relativamente simples de reproduzir, basta.... não fazer nada, excepto as tpas semanais.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

É perfeitamente aceitavel.

Dentro do genero, é uma especie de meia agua. Não gosta muito de andar no fundo, curiosamente.

 

Tenta plantar abundantemente o aquario com plantas de folha larga onde elas possam repousar. É uma especie relativamente simples de reproduzir, basta.... não fazer nada, excepto as tpas semanais.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

 

Viva Luís,

 

De acordo com a sua experiência os red cherry comem os ovos ou os alevins de pygmaeus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sempre bom ver que mais pessoas gostam destas corydoras pequenas ehehe

 

Olha as minhas estão com Crystal red, e Crystal Black, mais uns LDA25, já as tenho à 2 anos, e a semana passada começaram a por ovos, e ultimamente quase todos os dias vejo danças de acasalamento, o meu aquário tem cerca de 60 e tal litros, 13 wats de luz, o substrato é Ada Amazonia I, e tenho bastantes plantas (anubias, fetos, musgos..etc..)

 

Curiosamente começaram a meter ovos, uns dias depois do filtro ter quase parado porque estava muito sujo, como via que os peixes estavam bem e como tempo era pouco adiei um pouco a limpeza do filtro.., nessa altura elas começaram a reproduzir..não sei se foi coincidência ou não, mas olha é mais um dado lol

 

Limpei o filtro, agora os rituais continuam mas são menos.

 

Tenho cerca de 6 corydoras pygmaeus

 

Espero que tenhas sorte com as tuas

 

Abraço

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís,

 

De acordo com a sua experiência os red cherry comem os ovos ou os alevins de pygmaeus?

Viva,

 

Os red cherrys são optimos a limpar os ovos nas primeiras 24h depois da postura.... o problema é que não param. limpam-nos até furar, pelo que acabam por ser prejudiciais.

Podes sempre por uma rede a proteger os ovos passadas 24h...

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais