Recommended Posts

Publicado

Aqui vai um nano com um começo muito lento com prespectiva de vir a ser um tanque de sps maioritariamente.

Setup:

Aquario: 60c*30l*35a

Escumador: Red Sea Prizm

Iluminação: 3x24 - 1 ATI Blue Plus. 2x 10000ºk

Termostato: Jager 150W

Bomba de circulação: hydor koralia 1 (1500L/h)

Rocha viva: 0.5kg AquaHobby

Rocha morta: 3 kg

Areia: Areia de coral (Camada muito fina cerca de 2cm)

Temperatura: 25ºc

Agua: Vinda do aquario de exposição da AquaHobby

Reposição Automática com Kalk

O Aquário está a ciclar para colonizar a rocha e depois irá começar a levar frags de sps e uns zoantos.

Algumas pics.

img7361e.jpg

img7343cm.jpg

img7360p.jpg

Abraço Miguel Burguete

Ps: Alguem sabe como e que se pode trocar o nome de utilizador do forum?

Publicado:

Olá Miguel,

O aquário está engraçado, no entanto eu teria colocado mais rocha viva, mas a coisa vai lá com mais tempo, a nível de estabilidade.

O que estás a pensar colocar de vivos?

Para alterares o teu username, manda-me MP, contando que só podes mudar para o teu nome pessoal.

Abraço,

PC.

Publicado:

Olá Miguel,

O aquário está engraçado, no entanto eu teria colocado mais rocha viva, mas a coisa vai lá com mais tempo, a nível de estabilidade.

O que estás a pensar colocar de vivos?

Para alterares o teu username, manda-me MP, contando que só podes mudar para o teu nome pessoal.

Abraço,

PC.

Olá Pedro,

Estava a ver que ninguem comentava.

Ainda estou a decidir o que que vai entrar de vivos mas tambem tenho muito tempo para tal dado que esta maturação da rocha vai ser bastante demorada.

Como o objectivo irá ser essencialmente frags de sps e alguns lps não quero carregar muito em termos de peixes. Estava a pensar em algo como Nemateleotris magnifica, gosto tambem muito de quase todos os Gobios, resta escolher um! Tambem pensei num Centropyge bispinosa mas acho que a litragem é curta para tal.

No entanto aceito qualquer tipo de sugestões. Isto ainda nem uma semana de montagem tem por isso tenho bastante tempo para estudar opções.

Abraço.

Publicado:

Os peixes que indicas são boas escolhas, excepto o Centropyge. Podes colocar 2 ou 3 peixes pequenos (em adulto) e colocar os corais. Se conseguires manter bons níveis de água, com a iluminação que tens e o escumador não vejo problema em manteres SPS.

Vai colocando as tuas ideias para o pessoal ir ajudando.

Publicado:

Boa noite.

Hoje deu-se alguma evolução, começaram a aparecer algumas algar quer na Rocha Morta quer na areia.

Vou começar a fazer os testes para ver se posso começar a popular.

Publicado:

Ontem já tinha nitritos e hoje já tenho nitratos.

Foi um ciclo muito rápido. Estou com bastantes algas quer na areia quer na rocha.

Já estou a fazer água para um pequena TPA mas mesmo assim apesar de já ter nitratos acho que é mais seguro dar mais algum tempo para a maturação da rocha antes de introduzir mais alguns vivos.

Alguma opinião?

Publicado:

Aqui vai mais uma actualização do nano.

Estou na fase da vários tipos de algas e por isso hoje introduzi o primeiro habitante, um Turbo. Este invertebrado fez milagres como podem ver nas fotografias (de péssima qualidade).

Estou a pensar mudar a rocha pequena da direita por uma de tamanho parecido com o da esquerda.

img7427z.jpg

img7430y.jpg

Otrabalho do turbo, a rocha da esquerda estava toda como está o resto desta que ele está a limpar agora:

img7409so.jpg

Abraço.

Publicado:

esta com bom aspecto.. mas devias por mais turbos depois , um strombus , nassarios , ajuda muito ainda para mais sendo nano..

Publicado:

Posso estar errado, mas everia ter mais uns 2 a 3 cm de areia.

Pergunto eu agora a quem perceba do assunto.

è viável adicionar areia durante a ciclagem?

e após a ciclagem? quais seriam os efeitos?

• 3 semanas depois...
Publicado:

Aqui vai uma pequena actualização deste nano em crescimento.

Comprei uns zoantos de centro verde, uma Psammocora Verde, uma caulastria e uma Euphyllia paradivisa, tudo frags.

Quanto á iluminação tambem houve uma alteração para 4x24W. duas Aquablue Special e duas Blue Plus.

Fotografias:

img7492zh.jpg

img7515.jpg

img7525zb.jpg

img7522e.jpg

img7520i.jpg

Publicado:

Muito obrigado.

Ainda tem muito pouca coralina e ainda está a passar por alguns periodos de algas pelo que não esta com o melhor aspecto possível.

Já começo a notar algum crescimento da coralina especialmente nas peças pretas como bomba e escumador de superfície.

Neste momento estou a equacionar a montagem de uma sump de modo a ter melhor filtragem mecânica e talvez substituir esta areia por uma sugar size.

Agradeço comentários e concelhos.