Recommended Posts

Publicado

Boas andei a tirar algumas fotos macro http://www.flickr.com/photos/hugocastano/ e queria algumas dicas, estou com problemas de luz, tenho um aquario da aquatlantis de 220L, o aquario veio com 2 luzes T5, queria mais mas não vejo maneira de por lá mais luzes...

sugestões? andei a ver luzes LED mas não sei se é o ideal http://img443.imageshack.us/i/aquabeam1000promophoto1.jpg/ e o preço é bastante puxado...

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Publicado:

Olá.

Não percebi bem quais são os teus problemas... queres ter mais luz para fotografar peixes?

Ou queres ter mais luz, pura e simplesmente?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Não percebi bem quais são os teus problemas... queres ter mais luz para fotografar peixes?

Ou queres ter mais luz, pura e simplesmente?

Cumprimentos

Luís Fortunato

não me importava de o aquario ter mais luz só que não vi maneira de substituir o "balastro" acho que se chama actual por outro e continuar com a tampa coberta... sempre pensei em mudar a iluminação desde que comprei o aquário até porque mesmo as lampadas que estão só dão para substituir por umas da aquatlantis...

mas o que queria mesmo era mais luz da que dá mais cor aos peixes para pode tirar fotos com aberturas maiores sem ficar com as fotos todas desfocadas..

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Publicado:

Olá novamente.

não me importava de o aquario ter mais luz só que não vi maneira de substituir o "balastro" acho que se chama actual por outro e continuar com a tampa coberta... sempre pensei em mudar a iluminação desde que comprei o aquário até porque mesmo as lampadas que estão só dão para substituir por umas da aquatlantis...

Substituir o balastro dá sempre... nem que seja preciso um martelo e escopro :)

Se não me falha a memória, podes colocar aí lâmpadas, com no máximo, 39W de potência. Isto falando em T5 HO, tendo que substituir o balastro. Com algum jeitinho, pode sempre colocar mais uma T5 HO por baixo da calha de alumínio que suporta as lâmpadas actuais. Fazendo então com que consigas, mantendo as tampas, 117W que para 220 litros teóricos e um pouco mais que 0,5 W/L. Num volume destes, até podes admitir que é uma boa iluminação para criares um plantado. Para plantas muito exigentes como a Glosso ou a HCC, se calhar não é suficiente, mas já dá para colocar bastantes plantas.

mas o que queria mesmo era mais luz da que dá mais cor aos peixes para pode tirar fotos com aberturas maiores sem ficar com as fotos todas desfocadas..

Dar mais cor aos peixes... isso depende dos peixes... e da sua cor :)

Qualquer temperatura de cor entre os 4200 e 10000 K é boa para tirares fotografias aos peixes. Hoje em dia, com a facilidade que é corrigir uma temperatura de cor num programa de tratamento de imagem, quase que nem temos de nos preocupar com isso.

Relativamente ao palavreado fotográfico, não estás a ser correcto. Quando falas em "aberturas maiores" queres dizer números f maiores (a abertura real de uma objectiva varia inversamente com o número f). E as fotografias não ficam desfocadas quando os tempos de exposição são mais compridos... ficam arrastadas. Desfocadas é quando o foco não está no plano correcto... mas deixa estar, não é o único a dizer isso :)

Desfocado é quando o plano de focagem não está no sítio certo.

Tremido é quando nós, ou a máquina não ficou suficientemente quieta enquanto tirávamos a fotografia.

Arrastado é quando o assunto se moveu rápido demais para o tempo de exposição que utilizamos.

Não nítido, é quando a profundidade de campo não foi suficiente para manter nítidos todos os planos que nos interessavam.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!