Recommended Posts

Publicado:

Olá.

Antes de apagar... porque é que não queres pôr bagaço no teu aquário?

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Antes de apagar... porque é que não queres pôr bagaço no teu aquário?

Cumprimentos

Luís Fortunato

eu fui apanhar bagacina, tive la a procura, cheguei a casa, muitos tavam a flutuar e tava-me a dar mal com aquilo e desisti...quero antes comprar novito.

Publicado:

Olá Diogo

Fazes mal em desistir da "Bagacina".

Trata-se de um excelente substrato (não fértil), para a fixação de plantas e colónias de bactérias indispensáveis no aquário. Disponível na natureza em cores escuras (do encarnado ao preto), com granulometria adequada e ainda por cima a custo zero. Os grânulos que teimarem em flutuar ao fim de alguns dias, podem simplesmente ser retirados do aquário. Belas saudades da Ilha Terceira....

Cumprimentos

Publicado:

Olá Diogo

Fazes mal em desistir da "Bagacina".

Trata-se de um excelente substrato (não fértil), para a fixação de plantas e colónias de bactérias indispensáveis no aquário. Disponível na natureza em cores escuras (do encarnado ao preto), com granulometria adequada e ainda por cima a custo zero. Os grânulos que teimarem em flutuar ao fim de alguns dias, podem simplesmente ser retirados do aquário. Belas saudades da Ilha Terceira....

Cumprimentos

eu tambem desisti porque estava a ser muito dificil lavar, como é que o posso fazer sem dificuldade? porque ao por agua, as pedras vao saindo porque sao muito leves..

Publicado:

Olá

Com um utensílio de cozinha, normalmente utilizado para lavar os legumes das saladas (tipo crivo), a "Bagacina" lava-se muito bem directamente na torneira do lava-loiça, ou noutra qualquer.

A "Bagacina", para quem não conhece, é um inerte natural que existe muito em algumas ilhas açoreanas, de cores escura e avermelhada, parecido com a "Leca", mas em que os grânulos em vez de serem arredondados e lisos como a "Leca" são angulosos e muito porosos facilitando a fixação das colónias de bactérias tão úteis à filtração biológica nos aquários.

A "Bagacina" deve ficar "de molho" durante algum tempo para diminuir a quantidade de Grânulos que flutuam de início devido aos vazios que têm, pois ao ensopar a água a maior parte deles certamente afundam, e transformam-se num excelente e barato substrato.

Cumprimentos

Publicado:

Olá.

O "bagaço" não é igual à vulgar pedra-pomes. É muito mais densa, e vai facilmente ao fundo... Se calhar, a que andaste a apanhar é que tem pedra-pomes misturada lá pelo meio.

Eu quando fui aos Açores há já quase 4 anos atrás, trouxe ainda uns poucos litros, e já a utilizei em 2 aquários plantados. Tive a sorte de a encontrar logo com a granulometria que desejava num canteiro de uma escola secundária na ilha de São Miguel :)

Podem ver os aquários aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71602

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=102477

É óbvio que obriga a que haja um controlo de nutrientes maior, mas mesmo assim, ideal para as plantas fixarem as suas raízes.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá gervas

A "Bagacina" que estamos a falar não tem nada a ver com pedra pomes, alias penso que não existe pedra pomes na Ilha Terceira. Trata-se de um agregado de basalto, de granulometria miuda, muito frequente no estado natural na Ilha Terceira, com um maior ou menor índice de vazios que em nada altera os parâmetros da água do aquário.

Este agregado é muito utilizado em trabalhos de construção civil e em jardinagem. E, claro, por alguns apaixonados pelos aquários.

Cumprimentos

Publicado:

Cuidado que a nivel cientifico, pedra-pomes (pummice) não é apenas aquilo a que chamamos pedra pomes....Há vários tipos, com diferentes flutuabilidades etc.

• 1 ano depois...
Publicado:

Boa tarde sei que este topico e velhim, mas e entao qual o resultado do uso da bagacina no aquario?

Cumprimentos

logo2gdw.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!