Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Tenho pela segunda vez peixes jóias com ovos no aquário. Da primeira vez duraram quase uma noite porque foram comidos por algum peixe. Agora já lá estão há 3 dias.

Algumas perguntinhas: :eusathink:

1 Quanto tempo demoram a nascer os peixitos? Já procurei no fórum e noutros e não encontro respostas...

2 Quem fica a guardar os ovos? O macho ou fémea? É que não os consigo distinguir.

3 Recomendam que tire o macho com os ovos para outro aquário?

Faço a pergunta 3 porque teria que arranjar um cubo vodafone ou assim e comprar o termoestato e o filtro. O sacana do jóia já me matou um SAE que estava sempre perto do sítio onde ele tem os ovos. Nem imaginam o quão agressivo está o sacana...

Editado por Gremlyn
Publicado:

Boas

Os ovos eclodem em 2 ou 3 dias, e ambos tomam conta dos alevins. São ciclideos, a agressividade é natural. Mas um jóia num cubo vodafone com os alevins? Impensável.

Arranja um aquário de 30L no minimo, e separa o casal, não separes o pai só, muito menos os alevins, o mais provavel era serem comidos por causa do stress.

Daniel Almeida

Publicado:

:crazyeyes: taz a gozar, então mas era suposto o gajo afastar-se :cry4:

Pois... nem me digas nada. O problema, penso eu, é que este SAE quando estava a "descansar" estava sempre no sítio onde o jóia pôs os ovos... cerca de um terço do aquário é do jóia neste momento!! É pena. O teu peixito nem durou um mês no meu aquário :(

Boas

Os ovos eclodem em 2 ou 3 dias, e ambos tomam conta dos alevins. São ciclideos, a agressividade é natural. Mas um jóia num cubo vodafone com os alevins? Impensável.

Arranja um aquário de 30L no minimo, e separa o casal, não separes o pai só, muito menos os alevins, o mais provavel era serem comidos por causa do stress.

Obrigado pelo esclarecimento no entanto não me devo ter feito entender bem quanto às minhas dúvidas :)

Há só um jóia a guardar os ovos, ao contrário da última vez que estavam 2. Ele nem deixa nenhum dos outros 2 se aproximar. Por isso é que não sei se é macho ou fêmea nem sei qual dos outros 2 é a mãe se este for o macho (pelo menos é o maior e o mais colorido).

Não devo separar já os ovos para um aquário mais pequeno e deixar os pais no grande? Porquê?

É normal ficar só um a guardar os ovos?

Publicado:

Com fotos é mais fácil identificar o sexo. É importante os pais cuidarem dos ovos, para não fungarem, e para ensinarem aos alevins as 'tecnicas' de sobrevivência que os vão ajudar a procurar alimento e mais tarde tratar dos seus alevins. Quando os meus tinham alevins, tratavam os dois deles, não sei se é normal ou não estarem a ser tratados apensas por um progenitor.. Se queres fazer em separado tens duas opções: ou separas o casal, eles poem os ovos no aquario a parte e deixas lá crescer os pequenos, ou então deixas que eles criem onde estão, e quando os pequenos já tiverem um tamanho bom (meio cm) separa-los para outro aquário de crescimento, mas não para um cubo.

Daniel Almeida

Publicado: (editado)

ok

obrigado

Logo à noite quando chegar a casa posto umas fotos para ver se alguém opina que aqui no trabalho não tenho acesso ao imageshack :computer003:

Editado por Gremlyn
Publicado:

Boas

Os ovos foram comidos por alguém ao 3º dia. Suponho que tenha sido pelo pai porque ninguém tinha hipótese de se aproximar dos ovos.

Queria agora umas opiniões quanto ao sexo dos meus 3 jóias. Quem me dá um ajuda? :animal_fish:

O primeiro:

78128217.jpg

71855320.jpg

O segundo:

52980402.jpg

75457591.jpg

O terceiro:

67420285.jpg

64185451.jpg

Agradeço já em avanço as vossas opiniões

Publicado:

Relativamente aos ciclideos, a primeira coisa que costumo olhar é para as barbatanas dorsal e anal (ponta em bico = macho; ponta redonda = fêmea). Não sei se essa identificação também se aplica em jóias, mas se sim, julgo que o primeiro é o macho e os outros dois parecem-me fêmeas.

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado: (editado)

Obrigado pelo resposta

O primeiro parece-me claramente o macho por causa do comportamento mas tinha dúvidas quanto aos outros 2 peixes.

Como mais ninguém opinou penso que quem viu a resposta esteja de acordo.

Edit: correcção de 'protuguês'

Editado por Gremlyn