Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal.

Hoje andava à procura dos heteropoda wild juvenis que tinham nascido à poucas semanas quando parei para olhar para os bee e encontrei a minha primeira femea ovada. não estava nada à espera pois ainda me pareciam pequenos para se reproduzirem mas pelos vistos não. não sei é se o pai é um golden ou um cr. Mas fiquei bastante contente e gostava de partilhar algumas fotos com voces.

por agora vão as do telemovel, depois tiro com a maquina.

img0049bxt.jpg

img0050dm.jpg

img0051lu.jpg

img0052ug.jpg

Publicado:

Boas,

Parabens, espero que tenhas sucesso com essa Golden.

Quais as grades que tens nesse aquario?

Publicado:

Boas,

Parabens, espero que tenhas sucesso com essa Golden.

Quais as grades que tens nesse aquario?

Obrigado :)

por enquanto tenho 2 CR grade S e 5 golden.

boa sorte com as futuras crias

Obrigado ! :)

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Bom dia

Parabens antes demais.

Então e essas crias desenvolveram????

Editado por sines

Cumprimentos

Luis Nobre

Pic_14492_4_thumb.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:

Viva !

Vão-se desenvolvendo. Ainda são pequenas. Quando esta femea ovou, todas as caridinas que tinha ovaram. Ou seja, 1 CR e mais 3 golden. Entretanto nasceu tudo e ovou tudo logo a seguir outra vez. Enquanto uns vão crescendo, eu vou esperando pela segunda remessa :D

Publicado:

Desteves, menos conversa o pessoal quer é fotos :discuss_gathering:

;)

Boa sorte com eles.

Publicado:

aha e apanhá-los de jeito ?

é dificil fotografar o meu aqua. tem pouca luz. mas prometo que os vou tentar apanhar.

entretanto aproveito para deixar aqui uma foto do novo inquilino.

img0083y.jpg

Publicado:

Descendencia dos Goldem do CMargarido ,naõ???

Cumprimentos

Luis Nobre

Pic_14492_4_thumb.jpg

Publicado:

bom, lá fui colecionando umas fotos dos putos para ver se punha aqui algumas. Como disse, em 120l apanhar estras crias para fotografar é muito dificil. Tenho goldens tão pequenos que nem aparecem nas fotos lol.

Mas lá consegui apanhar uns CR nascidos cá em casa para mostrar. A qualidade já sabem..

aq002.jpg

aq005.jpg

aq007.jpg

e o novo rei do aquário

aq008.jpg

• 4 semanas depois...
Publicado:

Viva amigos camaroeiros !

Ora bem, venho desenterrar o topico por motivos completamente opostos aos que me fizeram abri-lo em primeiro lugar.

A minha colonia de caridinas desapareceu completamente. E venho partilhar para que outros tenham cuidados que talvez eu não tenha tido.

Tudo começou quando comecei a ver planárias no meu aqua. Não liguei muito pois li que raramente atacavam camaroes e fui deixando a coisa por resolver..

Entretanto começam-me a aparecer carcaças (e não cascas) pelo aquário. Começo nos testes a agua e nada estava errado. Achei estranho mas acabei por não ligar. No dia seguinte, mais um ou duas carcaças e as coisas estavam neste ritmo. 1/2 mortes por dia. Até que me decidi a ficar especado a olhar para o aqua (nunca se sabe, podia ver alguma acção) e não é que vejo 4 ou 5 planárias a "atacar" um camarão ? Quando começo a tirar as carcaças do aqua e a po-las numa taça, começo a ver 4 ou 5 planarias a sair de cada uma delas. Ou seja, eram estes bichos (que eu acho nojentos) que me estavam a matar os camarões. Nesta altura já só tinha meia duzia de juvenis. Deparei-me com uma situação que não sabia o que fazer: deixar os juvenis no aqua até resolver a situação das planárias ou tirá-los de lá e arriscar que sobrevivam num aqua montado a apenas 2 semanas. Optei por troca-los de aqua e a verdade é que nenhum sobreviveu.

No final de contas, fiquei com talvez uns 15 heteropodas wild e o resto morreu tudo. Entretanto, com o aqua sem vivos, decidi aumentar a temperatura para 33º a ver se matava as planárias mas parece não estar a resultar.

Gostava então que me indicassem onde posso comprar o fluvermal (ou outro medicamento para o mesmo efeito).

Já aconteceu algo semelhante a algum de vós (planarias sedentas de sangue)?

Bom, estou muito triste porque andei durante muito tempo cheio de vontade de finalmente passar para as caridinas e agora acontece isto.. Nem nunca tinha tido planária em aquários... Enfim. Vamos ver se se arranja mais uns para substituir.

Espero que possa ter ajudado alguém :)

Boas

Infelizmente acontecem estas situações :( . Fluvermal podes encontrar em qualquer farmácia, é o comum "remédio das bichas". As planárias são terriveis, e são bichos realmente nojentos. Cuidado com a dosagem do Fluvermal, e convém fazeres muitas mudas de agua posteriormente pois planarias mortas estragam a agua. Quanto à temperatura tem de ser acima de 35º, mas isso ia provocar danos nas plantas. Força e não desistas, agora com calma mata as planarias todas, estabiliza bem o aquario depois e boa sorte para a próxima.

Conselho: Da próxima mete uns caracóis anetome helena que eles comem planarias.

Cumps

Editado por Maze
Publicado:

Obrigado por partilhares a tua situação!

Agora, não desanimes e toca a recomeçar novamente.

Publicado:

Boas

Raios partam as planárias, também as tive e muitas, não posso dizer que as erradiquei na totalidade mas que matei 90% digo, e com o quê? Molies, elas adoram-nas, mas aqui pôe-se outro problema, elas também gostam de crias de camarões, por isso, resolver o problema das planárias, só mesmo desmontando tudo e colocar um pouco de lixivia para matar tudo, depois do tratamento, lavar bem o areão, mas atenção "NÃO TENTEM ISTO EM CASA", não quero ser responsabilizado por crimes voluntários.

Muda, inventa, experimenta, é assim que aprendemos, uns com os outros

BOA SORTE

Desteves não desnimes isso acontece a todos.

As planaria são tramadas e se elas não fossem sedentas de sangue não havia preocupação por parte do pessoal dos camarões em exterminar-las.

Se queres te desfazer delas a forma que já fiz foi a seguinte:

-1mg por litro de fluvermal(normalmente os comprimidos são de 100mg).

-desfazes a dose certa para a tua litragem em agua e espalhas pelo aquário.

-esperas 3 dias e fazes tpa de 30%

-aplicas outra dose igual e , para matares as novas planarias que possam ter nascido entretanto, pois o fluvermal não mata os ovos.

-esperas mais 3 dias fazes tpa de 80%(se for com agua de outro aquário melhor)

-colocas carvão activo no filtro durante 15dias.

-mede os parâmetros.

Em aquários em que se faz o tratamento com camarões convém ir fazendo medições aos níveis de amónia e nitritos.

Abraços

Editado por Fábio Silva
Publicado:

Boas

Raios partam as planárias, também as tive e muitas, não posso dizer que as erradiquei na totalidade mas que matei 90% digo, e com o quê? Molies, elas adoram-nas, mas aqui pôe-se outro problema, elas também gostam de crias de camarões, por isso, resolver o problema das planárias, só mesmo desmontando tudo e colocar um pouco de lixivia para matar tudo, depois do tratamento, lavar bem o areão, mas atenção "NÃO TENTEM ISTO EM CASA", não quero ser responsabilizado por crimes voluntários.

Muda, inventa, experimenta, é assim que aprendemos, uns com os outros

BOA SORTE

Lixívia não é nada boa ideia Miguel!!!Não inventem.

Boas

Gostava apenas de sugerir que se comprar fluvermal em xarope é mais fácil porque dissolve-se rapidamente. As pastilhas é mais difícil. Mas isso sou eu. De salientar que 1 colher-medida do xarope equivale a 100mg de flubendazol. Costuma matar também todos os caracóis. O fluvermal pode originar um boom de bactérias que vai consumir muito O2, oxigenar bem a agua. Cuidado com esses neocaridina wild, se não forem desparasitados não sei até que ponto podem introduzir novamente planarias nesse aquário.

Cumps

Editado por Maze
Publicado:

Obrigado a todos pelas ajudas.

Eu de tudo o que li o que me pareceu mais correcto foi o fluvermal e é isso que vou utilizar. Obrigado por esse "esquema" Fábio. Vou seguir o conselho. Aproveito para dizer que o vou fazer nos 2 aquas, visto os wild poderem ter transportado o bicho para a nova casa. E o melhor será faze-lo com os camarões lá dentro, para também os desparasitar. Ver se corre tudo bem e esperar que esteja tudo em ordem para voltar a carga :)

Pessoal, obrigado pelo suporte e ajuda :)

Publicado:

Lixívia não é nada boa ideia Miguel!!!Não inventem.

Eu sei Fábio, por isso ter dito, "NÃO TENTEM ISTO EM CASA", eu o que muitas vezes faço é antes de as luzes acenderem ir á pesca na tona de água, pois nessa altura as planárias andam sempre por lá, e ás carradas, depois então meto em um alguidar com água e lixivia para as exterminar.

Obrigado a todos pelas ajudas.

Eu de tudo o que li o que me pareceu mais correcto foi o fluvermal e é isso que vou utilizar. Obrigado por esse "esquema" Fábio. Vou seguir o conselho. Aproveito para dizer que o vou fazer nos 2 aquas, visto os wild poderem ter transportado o bicho para a nova casa. E o melhor será faze-lo com os camarões lá dentro, para também os desparasitar. Ver se corre tudo bem e esperar que esteja tudo em ordem para voltar a carga :)

Pessoal, obrigado pelo suporte e ajuda :)

A meu ver não devias fazer o tratamento com os camarões, pois se mata as planárias e os caracóis, penso que mais facilmente mata os camarões.

Publicado:

O fluvermal não mata camarões, o que pode matar será a sua má aplicação (antes, durante e depois).

Fábio indicas que o fluvermal não mata os ovos, tens a certeza? Pergunto isto pois a utilização de fluvermal começou a ser utilizada contra os parasitas intestinais dos discus e era o escolhido pois mataria os ovos.... não é a mesma coisa (ténias e planarias) mas poderá matar ou não...

Publicado:

Hugo pelo que tenho lido em alguns sites, não mata, ve aqui.

Este método que usei não é uma formula que toda a gente use como sendo a mais correcta, eu usei desta forma e tive sucesso, sem mortes registadas(era no meu antigo aquario onde tinha os stripes, antes de os colocar no actual, aguentaram o tratamento sem que tivesse visto mortes), por isso decidi partilhar, mas cada caso é o seu caso.

Já apliquei o mesmo tratamento para matar hydras no aquário dos white pearl quando os comprei, já tinha fêmeas ovadas e aguentaram o tratamento sem perder ovos.

Convém sim, como disse o Maze,retirar o máximo de caracóis pois a morte certa destes pode gerar um pico de amónia.

Se não forem medindo os parâmetros pode ser perigoso, pois se se gerar um grande pico pela quantidade de planarias e caracóis mortos , pode matar os camarões, depende sempre de quantas planarias e caracóis há...

Abraços