Recommended Posts

Publicado

Boas

Gostaria quem me ajudassem na questão do Kh.

Tenho um aqua comunitário de 200L plantado com 3 escalares e mais uns peixitos. Tento sempre manter o Ph nos 6,5 à base de turfa. Tenho vindo a reparar que o Ph sobe sempre para o 7 - 7,5. Hoje medi o Kh e tava a 1 (pelo nº de gotas). Disseram-me para meter casca de ostra no filtro (uso sump). Comprei a dita casca de ostra ja triturada e fiz uma pequena "bola" numa meia de viro e meti na sump.

Mas será que a casca de ostra não vai fazer subir o Ph? Como é calcário....

Obrigado

Publicado:

Boas

Gostaria quem me ajudassem na questão do Kh.

Tenho um aqua comunitário de 200L plantado com 3 escalares e mais uns peixitos. Tento sempre manter o Ph nos 6,5 à base de turfa. Tenho vindo a reparar que o Ph sobe sempre para o 7 - 7,5. Hoje medi o Kh e tava a 1 (pelo nº de gotas). Disseram-me para meter casca de ostra no filtro (uso sump). Comprei a dita casca de ostra ja triturada e fiz uma pequena "bola" numa meia de viro e meti na sump.

Mas será que a casca de ostra não vai fazer subir o Ph? Como é calcário....

Obrigado

Boas!

Pois, parece-me que de facto vai fazer subir o calcário. Penso que seria preferível adicionares umas folhas secas de amendoeira da india (ou carvalho, azinheira e outras) como acontece no habitat natural. A decomposição dessa matéria orgânica vai fazer baixar o pH. A adição de troncos ao layout também ajuda. Na verdade as folhas libertam algum tanino (tal como os troncos) o que dá a coloraçºao mais amarelada à água mas mantem um pH mais ácido. Podes tamb´+em adicionar água engarrafada de pH baixo.

Cumps.

Publicado:

Boas,

se tens esse pH e esse KH de certesa que não usas CO2 as sugestões dadas nunojf vao ajudar a baixar o pH mas estas sujeito a alterações bruscas no pH pois não tens efeito tampão nenhum, se tens o aquario plantado experimenta colocar CO2 (ou se tens aumentar um pouco) vais ver que baixa para 6,x e o KH vai subir estabilizando mais o pH.

Publicado:

Obrigado aos 2.

Moral da história, ao usar CO2 vai fazer baixar o Ph e subir o Kh certo?

Realmente não uso CO2. Já experimentei o caseiro mas está 24h a deitar bolhinhas,o que é mau.

Uso é turfa na sump. Pelo menos não deve deixar o Ph subir tanto.

Publicado:

Realmente não uso CO2. Já experimentei o caseiro mas está 24h a deitar bolhinhas,o que é mau.

não é mau, só é mau se as bpm que estiver a deitar forem muitas provocado uma concentração alta, muita gente diz que é desperdicio pois as plantas sem luz deixam de consumir co2 e passam a consumir o2, desperdicio é mas eu uso c02 24h porque me estabiliza a agua e diga-se de passagem que não gasta assim tanto, no meu ponto de visto o gasto a mais de co2 compensa nos parametros da agua por isso uso c02 (extintor) 24h

Publicado:

Como eu usava o caseiro, o nº de bpm era elevado, daí ter deixado de o usar.

Mas vou fazer o teste e depois medir o Ph e o Kh para ver os resultados.

De qualquer das formas vou retirar a casca de ostra não me vá fazer disparar o Ph.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!