Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite.

Como o meu marido passava a vida a melgar-me a cabeça para termos um aquário em casa, e eu que já tinha tido peixes de água doce à alguns anos e lhe disse que não valia a pena, ele começou a chatear-me para montarmos um aquário de água salgada... O espaço é curto, o orçamento valha-nos Deus, mas mesmo assim ele lá conseguiu convencer-me.

Por acaso até é uma área em que tenho bastante interesse, pois sempre gostei de recifes de coral. Pelo que tenho lido nos últimos tempos neste fórum, penso que não vão gostar muito do tipo de aquário que adquirimos, mas mesmo assim resolvi abrir o tópico.

O Modelo do Aquário é o RESUN DMS-500PL e podem vê-lo no seguinte link:

http://www.resun-china.com/en/ProductInfo.aspx?ProID=502&ProClass=149

dms500.jpg

Ele gostou muito do aquário e lá fez a encomenda do mesmo... Não sou apologista da tampa, e tão pouco do Acrilico.

MODELO:DMS-500PL

VOLTAGEM: :220~240V

LAMPADASS & VENTOINHAS:LÂMPADA PL:36W x 1 AZUL, 36W x 1 BRANCA 8 LED AZUIS VENTOINHAS:2x 1.2W

BOMBA: SP-980

LITRAGEM:94L

DIMENSÕES(mm):513 x 458 x 564 (TAMANHO TOTAL)

SISTEMA DE FILTRAGEM INCLUÍDO

INCLUÍ PEQUENO ESCUMADOR:

http://www.youtube.com/embed/EYmD5TvJ-30

Além do aquário, adquirimos também:

8Kg de "Tropical Sand"

Nutrafin Test Kit (PH, Amónia, No2, No3)

Resun Wave Maker 2000 (para aquários de 60 Litros)

Tetra Densímetro

4Kg Sera Marin Salt

Sera Aqutan

Sera Bio ReefClear

As minhas perguntas:

Que equipamento necessito mais?

Quais os peixes que posso mantar que sejam "reefsafe" e as quantidades?

Que corais posso manter?

Adoro anémonas dos peixes palhaço. Posso mantê-las? Como se chamam?

Quantos Quilos de Rocha Viva necessito?

Quanto tempo devo ter o aquário a funcionar antes de colocar peixes?

Há mais alguma informação que achem util?

Agradecemos desde já a vossa ajuda,

Ana e Luís Graça

Editado por Ana e Luís Graça
Publicado:

Que equipamento necessito mais?

Penso que o básico está aí...

Quais os peixes que posso mantar que sejam "reefsafe" e as quantidades?

Aconselho-te um goby, um bleny e um casal de palhaços. Depende muito da espécie e tamanhos que atinjam... Acho que devem pesquisar os peixes que gostam e o pessoal vai dando o feedback...

Que corais posso manter?

Com essa iluminação, só mesmo corais moles.

Adoro anémonas dos peixes palhaço. Posso mantê-las? Como se chamam?

Não recomendo a anémona. São seres muito sensíveis e que toleram poucas oscilações dos parâmetros da água. Esse tipo de aquários (fechados) na altura do Verão aquecem muito. Assim como a iluminação ser insuficiente para uma anémona.

Quantos Quilos de Rocha Viva necessito?

Acho que uns 7/9 kgs... Depois metes mais uns kgs de rocha morta...

Quanto tempo devo ter o aquário a funcionar antes de colocar peixes?

Isso depende do ciclo do azoto... O que torna mais rápido: boa quantidade de rocha viva previamente curada, aceleradores biológicos, areia maturada, etc... Conta pelo menos 3-5 semanas...

É ir fazendo o testes... ver quando a amónia chegar a zero... depois os nitritos! Esperar uma semana e se tudo continuar a zero... Ciclo completo...

Depois ir metendo uns corais e peixes gradualmente... aos poucos e poucos...

Há mais alguma informação que achem util?

Penso que é um bom aquário para começar... para ir aprendendo as bases da aquariofilia marinha... vai-se se chegar a uma altura e começar a compreender as limitações do mesmo... A partir daí é começar a pensar num maior...

O maior problema desse aquário é a tampa... porque sem ela poder-se-ia fazer uma melhoria no escumador e na iluminação...

Posted Image
Publicado:

boas tenho um nano tambem kuase com a mesma litragem. posso te dizer que em termos de peixes tipo 4 a 5 no maximo e peixes de pequenas dimensoes

eu no meu tenho:

casal de oceallaris (palhaços) muito pacificos , faceis de manter.

1 Pseudochromis diadema é um peixe bonito mas ha que ter atençao pois é muito territorial e agressivo no inicio. mas é giro ter no nano pois nao crece muito.

1 Cryptocentrus cinctus peixe bonito tambem. e que anda no fundo do aquario pacifico nao chateia ninguem..

1 Gobiodon okinawae peixe muito pequenino que gosta de andar em cima dos corais , gostar de mordiscar corais sps , mas é bastante giro e nada timido tambem um bom peixe para ter num nano.

bom estes sao os que eu tenho no meu de 90 litros, ja te da uma ideia do que ter, podes sempre depois pesquisar na net, tens o liveaquaria.com que é muito fixe pois da para perceber um pouco dos peixes e da compatibilidade com outras especies..

em termos de moles , actinodiscos para começar é fixe pois é um coral muito facil de manter e que nao precisa de muita luz.

espero ter ajudado com estes exemplos.

Publicado:

Boas...

Tens:

- sinularias

- discossomas

- clavulárias

- zoanthus

- palythoas

- xénias

- ricordeas

- lobophyton

- sarcophyton

- anthelias

- green star polyps

e por aí fora...

Posted Image
Publicado:

Muito obrigada pela ajuda.

Estou a aguardar a chegada da rocha viva, o aquário já está a funcionar com o areão, água e sal.

O meu densímetro é uma coisa um pouco ranhosa, portanto eu não sei se ele é eficaz.

https://www.theaquaticroom.com/catalog/images/instant_ocean_hydrometer.jpg

É Isto.

Trata-se nada mais, nada menos do que um copo com um ponteiro plástico que supostamente sobe até à gravidade da água.

A ideia era comprar um refractómetro, mas onde?

Obrigada!

Publicado:

Olá Ana

cá vai um site http://www.seahorseshop.com/store/index.php?cPath=177_206&osCsid=0d2bb6a9fce50bfc64838f36ef6d1aec

Se quizer ir a Aquaplante também recomendo plenamente. Ficamos doentinhos de ver tanta coisa bonita. :cry4: ...tem inclusive um nano muito bonito montado.

felicidades para o vosso nano.

Florbela Tavares

Florbela Tavares

ft.44@hotmail.com

967 198 012

• 4 meses depois...
Publicado:

Olá! Também tenho um aquário igual ao vosso, desde mais ou menos a mesma altura (Março). Para já está tudo a correr bem. Tenho dois palhaços (introduzidos no 25 de abril); 1 Gramma Loreto (a 10 de Maio) e um Hepatus muito pequeno a 19 de Maio, para além de dois camarões limpadores, uma estrela, 4 turbos e 4 hermitas. Não fiz nenhum upgrade ao aquário, mas há duas coisas que me tiram do sério: O escumador e as luzes serem de apenas 1 ficha! O Escumador é péssimo! Gostava de fazer o upgrade ao escumador, mas não gostava de o por fora do aquário (Não tenho espaço fora dele para além de esteticamente ficar horrível). Relativamente às luzes tb gostava de fazer o mod. Tenho visto alguns forums que explicam como se faz isso ao nosso aquário, mas não percebo muito de electricidade e não me aventurava a fazer alguma coisa dessas. Já vi que não gostam muito do escumador V2 nano da TMC, mas acho que deve ser bem melhor do que vem de origem. Relativamente às luzes já pensaram neste problema?