Recommended Posts

Publicado:

Estou a falar destas águas, eu não afirmo, para já eu pergunto...

Eu já testei com água do Pingo doce e o que me dá nas minhas leituras não é nada do que está escrito no rótulo.

• Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Estou a falar destas águas, eu não afirmo, para já eu pergunto...

Eu já testei com água do Pingo doce e o que me dá nas minhas leituras não é nada do que está escrito no rótulo.

O PH das torneira baixa, porque talvez venha com alguma concentração de CO2, que acaba por se dissipar. Penso ser esta a explicação.

Não creio que o Cloro tenha relação com PH (podia ser outro motivo)

Não sei se o mesmo fenomeno acontece com a agua mineral.

Publicado:

Ao contrário, ao trazer alguma concentração de co2 faz o pH ser mais baixo, depois do co2 desaparecer (24h repouso) o pH sobe.

Exacto, era isso que queria dizer.

Publicado:

Ontem fiz uma TPA com água do Pingo Doce (Chumacero) que no garrafão marca pH 5.3 com máximo 5.7, testei antes de colocar no aquário e marcou 6.2

Hoje volto a fazer o teste para saber se continua a marcar 6.2.

Calibrei a caneta de pH antes de medir.

Publicado:

Ontem fiz uma TPA com água do Pingo Doce (Chumacero) que no garrafão marca pH 5.3 com máximo 5.7, testei antes de colocar no aquário e marcou 6.2

Hoje volto a fazer o teste para saber se continua a marcar 6.2.

Calibrei a caneta de pH antes de medir.

Interessante.

Mas tinhas a agua a repousar, ou simplesmente abriste o garrafão e mediste?

Estás a usar essa agua para o The Small One? Podes detalhar para que é que estas a usar essa agua do Pingo-Doce?

Publicado:

Acabei de medir o PH da água de ontem e está nos 6.8

Que estranho....

Nao estas a oxigenar a agua, nem nada parecido, pois nao?

Sera que ainda vai aumentar mais?

Publicado:

Amanhã não vou conseguir mas na 6a posso ir comprar água ao Lidl, fazer um teste na 6a à noite e outro no Sábado à noite.

Publicado:

fiz o teste da agua do LIDL a de 0.29€/5l

colocquei a agua num copo de vidro e amanha volto a repetir o teste

o ph é abaixo dos 6.2 +/-0.23 que anucia no rotulo

quanto ao KH deu zero pois á primeira gota nem mudou de cor

amanha vou repetir o teste com a mesma agua que tenho no copo e destapado

bom bom seria arranjar agua engarrafada na casa do PH 7 e com o KH a 4º isso é que era.......

com adição de CO2 pouco variava e ficava-se com uma agua ligeiramente acida

Gostava de contribuir para o tópico colocando aqui uma img do rótulo da água do Lidl. Dei lá um saltinho à hora de almoço ;)

Se entenderem juntar aos dados no primeiro post, estejam à vontade.

img273.jpg

Que vos parece? Como converter este valor de Mineralização?

esta foi a gua que testei

no rotulo diz 40.75 +/- 6.5mg/l

isto corresponde em KH a quanto?

é que o meu testes o reagente nem reagiu á primeira gota logo prssuponho que tenha um kh 0º

Publicado:

esta foi a gua que testei

no rotulo diz 40.75 +/- 6.5mg/l

isto corresponde em KH a quanto?

é que o meu testes o reagente nem reagiu á primeira gota logo prssuponho que tenha um kh 0º

Como foi dito atras, penso que se pode fazer a seguinte aproximação para calculo da dureza total (gh) :

mg/L = mg/kg = ppm

0 - 4 dH, 0 - 70 ppm : very soft

Uma mineralização total de 40 mg/l fica no intervalo das aguas muitíssimo moles.

Para um GH=3, costumas ter um KH entre 0-1. Isto é tudo aproximado claro.

Espero nao estar a dizer nenhuma grande asneira :)

Publicado:

bom bom seria arranjar agua engarrafada na casa do PH 7 e com o KH a 4º isso é que era.......

Tens a tal agua do continente, rotulada a 6.3 de PH, creio. Provavelmente se a deixares a repousar, vai aumentar o seu PH, para a casa dos 6.8.

E a olhar pela sua mineralização total, deve ter um KH na casa dos 3º.

E mais importante, sai a menos de 6 centimos por litro :)

Publicado:

Qual o valor do pH?

Mais alguém para fazer teste à água do Pingo Doce?

Posso fazer. É a que costumo usar. Devo comprar ainda hoje. Mas provavelmente vou obter os mesmos resultados que tu obtiveste.

Publicado:

Tens a tal agua do continente, rotulada a 6.3 de PH, creio. Provavelmente se a deixares a repousar, vai aumentar o seu PH, para a casa dos 6.8.

E a olhar pela sua mineralização total, deve ter um KH na casa dos 3º.

E mais importante, sai a menos de 6 centimos por litro :)

epá

então esta é a idela pra mim

é que a agua da minha rede tem ph de 7.6 e KH de 4º

misturada com a do continente fico com os parametros ideais para o que pretendo

PH 6.8 a 7

KH 4 a 5º

tenho que fazer os testes para confirmar o PH e o KH da agua do continente

Publicado: (editado)

fiz o teste da agua do LIDL a de 0.29€/5l

colocquei a agua num copo de vidro e amanha volto a repetir o teste

o ph é abaixo dos 6.2 +/-0.23 que anucia no rotulo

quanto ao KH deu zero pois á primeira gota nem mudou de cor

amanha vou repetir o teste com a mesma agua que tenho no copo e destapado

Ou fazes como eu e tratas essa água do Lidl como se fosse água de RO, e misturas com água da torneira numa proporção que te permita atingir os parametros de dureza pretendidos... Encher um tanque inteiro com água do LIDL ainda sai carote se o tanque for grande...Ou se tiveres multiplos tanques...Ou se tiveres multiplos tanques grandes...como eu...

Como foi dito atras, penso que se pode fazer a seguinte aproximação para calculo da dureza total (gh) :

mg/L = mg/kg = ppm

0 - 4 dH, 0 - 70 ppm : very soft

Uma mineralização total de 40 mg/l fica no intervalo das aguas muitíssimo moles.

Para um GH=3, costumas ter um KH entre 0-1. Isto é tudo aproximado claro.

Espero nao estar a dizer nenhuma grande asneira :)

Para simplificar, faz mentalmente 1º dH = 10ppm relativamente á MINERALIZAÇÃO TOTAL... é mais rápido... É claro que induz algum erro na leitura(POR VEZES ENORME, pois o gH e o kH não se reportam á mineralização total, mas sim ao HCO3(2-), CO3-,e CaCO3), mas visto que o que nos interessa são baixas durezas (pelo menos em termos de plantados e tropicais), usar a conversão de 1ºdH=10ppm de Mineralização total é uma boa aproximação e um bom indicador das durezas, mesmo apesar do erro introduzido e da imprecisão na leitura (olhar para a mineralização total do rótulo não substitui o olhar para os componentes ionicos do rótulo especialmente a parte dos carbonatos, mas é sem duvida um excelente indicador acerca das águas que á partida serão as candidatas á compra), na realidade se vires a quantidade de HCO3 iónico descrito no rótulo da Água das caldas da Penacova vais ver que é uma quantidade baixissimo, explicando esse baixo gH e kH.... Mas isso agora pouco importa...Afinal de contas, quando estamos no Hipermercado a escolher uma água queremos é rapidez de pensamento, e não exactamente rigorisidade nas contas...

Para fazer as contas fazes em casa com calma, papel e caneta... Convém é que saibas a dureza o mais rigorosamente da água da tua torneira, de forma a que consigas saber a proporção de "água engarrafa":"Água da torneira" que tens que usar na mistura das águas para fazer a TPA e assim atingir os parametros pretendidos... Isso ou então fazer TPA's completas com água engarrafada para baixar durezas num tanque que queremos ajustar...

O truque é saber que usar uma proporção de 1:1 de Água de RO com água de torneira, irá reduzir a dureza da água de torneira em aproximadamente metade... Pois a água de RO terá uma dureza de aproximadamente 0-1 existe um fenómeno de redução da dureza para a média entre os dois valores da água... Em caso de águas com durezas acima de 0-1 podem fazer a média entre os dois valores para proporções de 1:1... Para proporções diferentes de 1:1, das duas uma ou dão corda á mioleira, pensam no assunto, e fazem as contas num papel para saber os valores finais através da formula da média com a formula da média ponderada que usa a formula:

dbad673d2a5fe88ccfa3924282b5baba.png

Em que X=valor de dureza e p=ponderação(quantidade de água)

X1p1 por exemplo seria o resultado da multiplicação de durezaXquantidade de água.

É uma conta simples para quem se entende bem com a matemática, mas pode fazer confusão a quem não se sente á vontade com equações e numeros...

Nesse caso podem ir por aproximação, e tentativa e erro. Partindo disso, e partindo do principio que água de garrafa do lidl tem uma dureza tão baixa... Façam vocês as contas e tirem vocês as vossas conclusões=)

Cada um de nós tem que encontrar a formula que funciona para si=) Isto da aquariofilia não existem regras rigidas, somente linhas de orientação, e mesmo essas são questionáveis, pois são flexiveis para cada um...Desde que saibamos os principios da quimica e biologia associada á aquariofilia, podemos inventar os nossos procedimentos de forma a dar resposta aos nossos problemas unicos...

Editado por gervas
Publicado:

epá quem sabe sabe.....

obrigado pela tese de explicação

hoje medi o ph da agua do LIDL de 0.29€ / 5lts e subiu após 24h de repouso 0.2

ou seja logo apos abertura do garrafão deu 6.00 e 24 h despois deu 6.2

vou fazer umas experiencias

como a agua da rede tem ph 7.8 e KH 4 a 5º.

a do LIDL tem ph 6.2 e KH 0

vou misturar com agua do continente que deverá ter os tais PH 6.3 e KH de 3º segundo o que diz o membro Tat

no entanto terei que medir esta agua em casa

no meu caso estou a falar de um aqua de 47 a 50 lts liquido

por isso entre reposição de água por evaporação (+/- 1lts /dia)

e as TPAs (25% 50lts = +/-10 a 12 lts)

e a 0.29€/5lts nao é nenhuma fortuna e acabo por dispensar o recurso a quimicos

estarei a raciocinar bem ?

cumps

Publicado:

Muito gostava eu de saber quais os parâmetros de pH, kH e de gH ideias para CRSs... num lado dizem uma coisa, noutro dizem outra. Acabo por ficar com a ideia que ainda há alguma tolerência por parte desta espécie em particular onde gostaria de usar água mineral.

Publicado:

epá quem sabe sabe.....

obrigado pela tese de explicação

hoje medi o ph da agua do LIDL de 0.29€ / 5lts e subiu após 24h de repouso 0.2

ou seja logo apos abertura do garrafão deu 6.00 e 24 h despois deu 6.2

vou fazer umas experiencias

como a agua da rede tem ph 7.8 e KH 4 a 5º.

a do LIDL tem ph 6.2 e KH 0

vou misturar com agua do continente que deverá ter os tais PH 6.3 e KH de 3º segundo o que diz o membro Tat

no entanto terei que medir esta agua em casa

no meu caso estou a falar de um aqua de 47 a 50 lts liquido

por isso entre reposição de água por evaporação (+/- 1lts /dia)

e as TPAs (25% 50lts = +/-10 a 12 lts)

e a 0.29€/5lts nao é nenhuma fortuna e acabo por dispensar o recurso a quimicos

estarei a raciocinar bem ?

cumps

Boas,

Medi a agua do continente.

Logo após abrir o garrafão, apresenta os tais 6.3 de PH.

Apos 24h de repouso apresenta PH=6.8 e um KH=2.

Confirma-se a tal tese que a agua mineral tende a aumentar o PH, apos 1 ou 2 dias de repouso.

O motivo não sei qual é, mas não há duvidas que assim é.

Publicado:

Olá.

Boas,

Medi a agua do continente.

Logo após abrir o garrafão, apresenta os tais 6.3 de PH.

Apos 24h de repouso apresenta PH=6.8 e um KH=2.

Confirma-se a tal tese que a agua mineral tende a aumentar o PH, apos 1 ou 2 dias de repouso.

O motivo não sei qual é, mas não há duvidas que assim é.

CO2 dissolvido... quase de certeza.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• 2 semanas depois...
Publicado:

boas

sem muita conversa.

uso e sempre usei apenas agua do lidl.

foi o k me aconselharam na naturline e realmente nunca tive uma unica baixa.

num aqua tenho um cardume de tetra cardinais

4 camaroes madeira

3 ampularias douradas

2 neritinas

3 ottos

todos sempre muito activos(bem)

tenho um outro aqua tb com a mesma agua do lidl com:

3 red chery

3 camaroes o qual nao sei destinguir

2 comedores de algas siemeses

4 neons

2 naris bebado

2 rasboras

2 limpa vidros

2 peixes vidro

no qual tb estao todos activos(bem)

logo a partida pra mim nao ha melhor k a agua do lidl

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

• 4 meses depois...
Publicado:

que nome tem no rotulo essa agua do lidl, diz mesmo agua lidl ou diz outra coisa qq? nunca la fui as aguas.