Apistogramma Iniridae

Daniel Almeida

Recommended Posts

Boas

Hoje já não são tantos os ovos cerca de 70%, mas é visivel que estão fecundados. Estou mesmo preocupado com os parâmetros, receio que não estejam suficientemente bons para que os ovos cheguem a eclodir. Era excelente que acontecesse, mas se não acontecer ao menos tenho a oportunidade para retirar os neons, agora que vou ficar com o aquário maior desocupado. Vou vender os meus 4 uarus e ficar com o aquário para os alevins crescerem. É um aquário de 250L. Há a possibilidade de ter de vender os meus outros apistos (baenschi e agassizii), os meus pais estão a pagar 160€ de luz, de 2 em 2 meses. Já agora, José, como sei que tens montes de aquas a trabalhar, quanto é que pagas?

Swetty discus, neste momento também tenho montes de folhas, 2 sacos. Duvido que te comprem dessas folhas, o pessoal normalmente compra é folhas de amendoeira, as de carvalho são facilmente apanhadas em zonas onde hajam carvalhos.

Como naquele dia não fui ver os peixes, não sei se a postura foi feita ontem ou antes de ontem, e não sei se já nascem amanhã.

Um abraço

Daniel Almeida

Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem, a postura desapareceu, como já esperava, mas serviu para tirar a maioria dos neons, que estão no aquario grande, já sem os uarus. Adicionei mais umas 30 folhas ou mais, vou ver se a água vira vinagre, porque para estes meninos são precisos parâmetros extremos. Se não resultar, vou ter de enveredar por caminhos que preferia evitar (quimicos). Se não vivesse na cidade até apanhava chuva, mas aqui é muito arriscado. Bem,

dsc06673i.jpg

News comming soon !

Abraço

Daniel Almeida

Boas

Bem, a postura desapareceu, como já esperava, mas serviu para tirar a maioria dos neons, que estão no aquario grande, já sem os uarus. Adicionei mais umas 30 folhas ou mais, vou ver se a água vira vinagre, porque para estes meninos são precisos parâmetros extremos. Se não resultar, vou ter de enveredar por caminhos que preferia evitar (quimicos). Se não vivesse na cidade até apanhava chuva, mas aqui é muito arriscado. Bem,

dsc06673i.jpg

News comming soon !

Abraço

Boas, foi uma pena, mas fica a experiência. já tentaste fazer a simulação de chuva após uns tempos sem tpa para desencadear a postura? com agua do Lidl p.e.?

abraço

Com estes ainda não, mas obrigado por me lembrares. Vou fazer como fis uma vez para os baenschi, deixo a água com um nivel baixo durante uns dias, e depois com uma tampa de esferovite que tenho com uns buracos que fiz exactamente para a 'chuva' encho com uma água de garrafão que seja boa. Eu usei já a penacova, mas já vi que a vitális é ainda melhor, tem uma dureza baixa e pH 4.qq coisa, mas é cara.. Vou deixá-los cortejarem se mais um tempo e depois faço isso.

Abraço!

Daniel Almeida

Com estes ainda não, mas obrigado por me lembrares. Vou fazer como fis uma vez para os baenschi, deixo a água com um nivel baixo durante uns dias, e depois com uma tampa de esferovite que tenho com uns buracos que fiz exactamente para a 'chuva' encho com uma água de garrafão que seja boa. Eu usei já a penacova, mas já vi que a vitális é ainda melhor, tem uma dureza baixa e pH 4.qq coisa, mas é cara.. Vou deixá-los cortejarem se mais um tempo e depois faço isso.

Abraço!

Pois, falei na do Lidl devido ao custo, mas a vitalis é mais ácida sem dúvida. Pensoi que não necessitas desse truque do esferovite, provavelmente bastará o facto da ligeira alteração química para despertar o seu instinto.

É um estímulo adicional, que nos peixes de cativeiro pode não fazer muito sentido, mas nos selvagens talvez. Penso eu, porque nunca li nada sobre isso, é somente o que eu penso..

Claro, e fica mais natural. eles também não sabem o que é a chuva no entanto desperta-se o seu instinto.

P.S.Encontrei a máquina e já lá pus umas fotos da minha montagem.

abraço

dsc06677i.jpg

dsc06699i.jpg

dsc06702.jpg

dsc06703c.jpg

dsc06709z.jpg

dsc06716.jpg

dsc06718b.jpg

dsc06731u.jpg

dsc06732.jpg

E um video

(mudem para HD- vejam o video no youtube mesmo, e na barra de reprodução mudem de 360p para 720p, porque isto perdeu muita qualidade depois de o por no tubo :))

Vou fazer hoje TPA com àgua Vitalis, que pelo que vi é a mais ácida e mole das minerais. Vamos lá ver no que isto dá :D

Parece que caiu uma árvore no aquário hehe.

Abraço

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Espero que sim, gaste quase 5 euros em águinha para eles, já fiz uma tpa de 15L com vitalis, ainda tenho mais 5L, em caso de postura uso-a no 2º ou 3º dia em que tenha ovos, para tentar manter a água boa. Até me aventurava na criação 'à mão', mas não tenho tempo para isso, nem experiência.

Depois de adicionar a água eles ficaram logo com outras cores. A fêmea tem estado com a coloração de reprodução (pinta preta, corpo amarelo) e teem andado as voltas os dois.

As folhas que uso são de amendoeira e de carvalho, ainda não tive oportunidade de experimentar folhas de nespereira.

Já tiraste fotos aos troncos?

Um abraço

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Espero que sim, gaste quase 5 euros em águinha para eles, já fiz uma tpa de 15L com vitalis, ainda tenho mais 5L, em caso de postura uso-a no 2º ou 3º dia em que tenha ovos, para tentar manter a água boa. Até me aventurava na criação 'à mão', mas não tenho tempo para isso, nem experiência.

Depois de adicionar a água eles ficaram logo com outras cores. A fêmea tem estado com a coloração de reprodução (pinta preta, corpo amarelo) e teem andado as voltas os dois.

As folhas que uso são de amendoeira e de carvalho, ainda não tive oportunidade de experimentar folhas de nespereira.

Já tiraste fotos aos troncos?

Um abraço

Boas!

Também tenho de arranjar umas folhas de carvalho para misturar com as de amendoeira da índia que sai mais barato, embora não tenham o mesmo efeito profiláctico. Em relação aos troncos, quero ver se mais logo ponho umas fotos. Hoje também fiz uma bela tpa mas com Água do Lidl.

Os teus apistos vão desovar muito em breve, vais ver!

Coloca uma panorâmica geral do aquário.

Editado por nunojf

Já pus Nuno, é a ultima foto :D só que é muito escuro, e como podes ver está cheinho de folhas.

Queria mesmo era ver o geral. está com zoom, queria ver o aquário completo. parece o amazon abyss (documentário da bbc sobre a fauna amazonense). Estás com turfa? qual os parâmetros que tens agora?

ab.

Depois de jantar já tiro uma mais afastada, mas o aquário também não é muito maior, tem 60L, e estou curioso para ver o comportamento deles no meu aquário maior, e com um maior numero de exemplares

Estou com turfa sim. Quanto aos parâmetros não te posso ajudar, não tenho os testes :/ Bem que precisava do do pH e do da dureza,mas só tenho o de amónia e nitritos, que felizmente estão a zero!

Daniel Almeida

Muito bom Daniel! ;) gosto desse efeito das folhas, e os pequenos nem se fala. epá se calhar vou avançar com aquela situação hipotética que falámos... estou a espera de uns orçamentos da aquaplante! ;)

Hehe Devias mesmo já ter o aquário com peixes e tudo! Já sabes que apistos vais por?

Ficam só mais estas, com a foto do aquário pro Nuno

dsc06751r.jpg

dsc06790m.jpg

dsc06800mj.jpg

dsc06803.jpg

Abraço

Está um belo cenário!

O Outono foi rigoroso está mais que visto!!

Quanto aos apisto, vou colocar um casal de trifasciatus e o outro ainda anda por decidir, sendo provavel que sejam os cacatuoides. Mas os apistos só vão entrar em último senão os cardumes estavam traamados para ter o seu espaço, não achas?

Abraço

É verdade , o Outono acertou em cheio no meu aquário :)

Duas espécies? Não te aconselhava a fazer isso... Podias era manter mais fêmeas, e até mais que um macho, tens 1,20m, até dava. Duas espécies é capaz de ser complicado, ou então é o mesmo que ter 2 machos. Quanto aos cardumes, não te preocupes, são peixes de planos diferentes, os apistos são de fundo, enquanto que os e cardume são de plano médio/alto. Até é melhor que introduzas primeiro os cardumes por causa do stress e da desinibição dos apistos.

Abraço

Daniel Almeida