Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario de 60X30 50 litros, plantado, e neste momento só com 3 guppys (Pq é recente). Liguei um sistema de co2 caseiro á bomba, por isso presumo que haja uma boa dispersão do co2. Existe uma agitação relativa ao cima de agua. A minha duvida é: será que o oxigénio não fica insuficiente, acham que devia ligar uma bomba de ar?

Publicado:

Com um pouco de pesquisa conseguias a resposta a essa questão. :wink:

Se tens injecção de CO2 deves evitar o movimento excessivo da água.

Sendo assim "as bolhas" estão fora de questão.

Mantém apenas uma verificação atenta ao comportamento dos Guppies. Cuidado com o pH pois os Guppies são peixes de águas mais alcalinas. Se o pH desse aquário baixar muito podes vir a ter problemas com os mesmos.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

bem os guppys sao os mais resistentes que tenho, ao os mais velhos, mas qualquer alteração voltam para o aquario de origem.

Só em 24 h (desde que tenho o co2 ligado) o ph passou de 7.5 para 6.5, por isso co2 nao deve faltar, agora a questão é: não será co2 a mais? e o ph vai continuar sempre a baixar enquanto tiver o co2 ligado?

Será que devia ligar o co2 a uma pedra difusora em vez de estar ligado á bomba para nao se dissolver tanto na agua? bem por este andar se o ph baixar 1 nivel por dia daqui a 6 dias tenho água tipo lexivia hehehehe

Alguem me pode ajudar?

Publicado:

Viva,

1º em 24 horas é brutal. Não faz nada bem aos peixes.

Com um pH assim tão baixo os Guppies vão de certeza ter problemas...

Como controlas o CO2 que injectas na bomba? Tens como contar as bolhas por segundo?

Existem outras técnicas para fazeres a injecção do mesmo (pedra difusora, "sino", etc).

Por exmplo, se tivesses através de uma pedra podias controlar o pH subindo ou descendo essa mesma pedra no aquário (para haver mais ou menos dissolução de CO2).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

hmmm....

os guppys ja nao estam lá.

Se calhar vou por por pedra difosora.

Mas o ph nao vai parar de baixar?

Nao consigo regular... há peças para isso?

Alem disso nao me sai bolhas... como está ligado ao filtro sai um jacto de co2 de 2 em 2 segundos... é muito?

Publicado:

Bem pessoal... o o2 pareçe que deixou de ser problema, visto que há co2 e nutrientes suficientes e com uma luz tambem suficiente para as plantas produzirem o2, logo acho que o o2 nao é problema... (não cheguei a por a pedra difusora, e o co2 continua ligado ao filtro) . O ph finalmente estabilizou nos 6.5 (optimo). Agora o problema é, que quero introduzir um tronco bem bonito que esta a ser tratado, mas segundo ouvi dizer o tronco tambem vai descer o ph : ou seja ja nao basta ter co2 a descer o ph tambem vou passar a ter o tronco a desce-lo tambem... uma coisa que nao precebo: o ciclo normal do aquario têm tendençia a subir ou descer o ph?

Acho que nao tenho nada que suba o ph a nao ser as trocas de agua.

Não sei se é realmente um problema mas se já está nos 6.5 imagino quando la colocar o tronco :D

O tronco vai desçer sempre o ph... ou vai tornaor-se neutro com o tempo?

Bem podia colocar umas pedras calcarias para subir um bocado o ph, mas nao faço a minima ideia onde arranjar uma (só s for uma da calçada hehehehe )

Bem agradeçia que alguem me ajuda-se a estabilizar o ph do meu aquario.

ps: Vou colocar aqui umas fotos para criticarem e darem sujestões ....

Cumps

Publicado:

Oi.

Só em 24 h (desde que tenho o co2 ligado) o ph passou de 7.5 para 6.5, por isso co2 não (palavra corrigida) deve faltar, agora a questão é: não será co2 a mais? e o ph vai continuar sempre a baixar enquanto tiver o co2 ligado?
Pois, realmente foi uma diminuição brusca de pH em tão pouco tempo. Salvo erro, deve-se fazer alterações máximas, por dia, na ordem dos 0.2 unidades de pH. Se não é CO2 a mais? Depende, os teus peixes estão muito ofegantes? Claro que só tens 3 guppys para 50 litros de água, por mais CO2 que exista na água há de haver sempre O2 para eles respirarem normalmente. Agora se te vais a meter mais peixes.... aí não te garanto nada.

O pH não baixa mais do que 6.35 apenas com injecção de CO2. É o valor do pKa1 do ácido carbónico, ou seja, ao atingires esse valor, por mais moléculas de CO2 que se transformem em ácido carbónico nenhuma delas vai libertar protões para a água do aquário.

bem por este andar se o ph baixar 1 nivel por dia daqui a 6 dias tenho água tipo lexivia hehehehe

A lexívia é uma base forte. Logo é um bocado impossível com um ácido (CO2) obteres um pH que anda à volta de 13-14...

Mas o ph não (palavra corrigida) vai parar de baixar?  

não (palavra corrigida) consigo regular... há peças para isso?

Para por volta dos 6.3-6.5 é practicamente impossível diminui-lo mais do que isso (a não ser que tenhas outras coisas que baixem também o pH).

Não sei se é realmente um problema mas se já está nos 6.5 imagino quando la colocar o tronco  

O tronco vai desçer sempre o ph... ou vai tornaor-se neutro com o tempo?

É assim, os troncos são bons estabilizadores de pH. Outra coisa boa é a turfa, mas aí convinha teres um filtro externo para a puderes usar.

Outra coisa que tens de ter em conta, é que tudo o que baixa o pH, junto, não desce mais o pH, ou seja, o valor ácido de cada coisa não é cumulativo (e para as bases passa-se o mesmo).

Um exemplo: Se adicionares uma solução ácida com pH=4 e mais outra com pH=3, no máximo dos máximos, nunce terias um pH inferior a 3.

O que quero dizer com isto, é que pelo simples facto de estares a juntar troncos e CO2 o teu pH não vai descer mais do 6.0, por exemplo. Que eu saiba, a coisa que desce mais o pH num aquário é a turfa. Já tinha usado troncos e CO2, nunca conseguia baixar dos 6.5 para baixo. Com turfa, chego a ter pH=5.5 (não, não tenho nada morto no meu aquário, uso é turfa a mais, provavelmente).

Por isso podes lá por o tronco à vontade. Tem é de estar bem lavado. Não vás tu por o tronco e aparecerem-te pH's de 4 :D

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado pelo esclarecimento.... :?

O tronco está a ser bem lavado (li algures aqui no forum que alguem o colocou no autocolismo, e assim o fiz... pelo menos a agua está sempre a ser renovada :D :P )

Bem ou seja se puser la o tronco nao quer dizer que o ph vá baixar ainda mais... o que é optimo.

Afinal a questão fica só pelo o2... os 3 peixes nao estão completamente normais :? não há nenhuma maneira se saber se existe o2 suficiente, sem ser esperar que algum asfixie ? hehehe

Não sei se é O2 das plantas ou CO2, mas a agua do meu aquario pareçe mais uma água com gás hehehe tá xeio de bolhinhas a passearem pelo aquario.

Outra questão éra, qual é a tendençia do ph no aquario, eu sei que com o tempo ele têm tendençia a alterar ... não sei se é a subir se a descer :?

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!