Recommended Posts

Publicado

boas pessoal..disseram-me que era necessário por uma camada de 2cm de substrato e depois mais 4cm de pedra para poder plantar, quando vejo nas fotos, o substrato não é assim tanto nem mesmo as pedras, tenho que por obrigatoriamente os 2+4?...

eu fui procurar substrato aqui na ilha terceira e encontrei isto:

http:// img593.imageshack.us/g/26012011067.jpg/

queria que vissem se é isto que pretendo(substrato para plantas de aquario) e o preço são 10,44€

quanto ao CO2, são 10€ tambem e voces sabem quanto tempo é que aquilo dura?

obrigado

Publicado:

A quantidade de substrato a colocar depende da recomendação do fabricante, não é por cm. Se for o caso, tem que levar um inerte por cima com 3-4cm. Podes não colocar, mas depois corres riscos...

Para saber quanto dura o co2 temos que saber do que estás a falar, para já não faço ideia ao que te referes.

Publicado:
  On 27/01/2011 at 23:32, Ruy M. disse:

A quantidade de substrato a colocar depende da recomendação do fabricante, não é por cm. Se for o caso, tem que levar um inerte por cima com 3-4cm. Podes não colocar, mas depois corres riscos...

Para saber quanto dura o co2 temos que saber do que estás a falar, para já não faço ideia ao que te referes.

a quantidade de co2 é quanto tempo é que a garrafa irá ter co2 para enviar para o aquario..porque a uma certa altura gasta-se....

quanto ao substrato, percebo mas o que está na imagem é substrato? é bom?

Publicado:

estou de acordo com o que já disseram.

apenas sugiro um substrato, coloca humus de minhoca, que é fácil de encontrar e é barato e bom(tens mais substratos, mas são caros).

o inerte que fica por cim pode ter a altura que quiseres, pois podes nem por substrato ou colocar apenas 1cm de altura, depende do que gostes.

eu devo ter utilizado 2cm de inerte.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado: (editado)

não consegui ver a imagem que indicas.

o co2 pode ser de gelatina e ai dura pelo menos 1 mes e se for sem gelatina pode durar 2 semanas.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:
  On 27/01/2011 at 23:44, robintiago disse:

não consegui ver a imagem que indicas.

o co2 pode ser de gelatina e ai dura pelo menos 1 mes e se for sem gelatina pode durar 2 semanas.

apenas sugiro um substrato, coloca humus de minhoca, que é fácil de encontrar e é barato e bom(tens mais substratos, mas são caros).

o inerte que fica por cim pode ter a altura que quiseres, pois podes nem por substrato ou colocar apenas 1cm de altura, depende do que gostes.

a imagem tens que copiar e colar no endereço, pois tem uns espaço porque as vezes dá erro.

quanto ao substrato, em 1ro lugar, o substrato é apenas ''uma terra especial com minerais'' para as plantas nao é? por isso só vou por um substrato nao é?....

humus de minhoca nao conheço mas posso ver se encontro, é bom? vou ficar bem servido?

''pois podes nem por substrato'' - tenho que por substrato para as plantas porque senao elas morrem não? e depois o enerte é 2cm +/- de pedra..

Publicado:
  On 27/01/2011 at 23:43, robintiago disse:

e quantos cm ponho de humus de minhoca ?

Publicado:

A duração do co2 depende das formulas, no inverno dura mais devido ao frio. Eu uso a formula tradicional e dura-me 3-4semanas. (800gr a 1kg açucar, 1 colher sopa bicarbonato sodio....)

Estamos a falar de um aquario de quantos litros?

Publicado:

boas,quanto ao co2 eu ja fiz o tradicional k aqui no site tb ensinam,aquele com gelatina e ja la vai um mes e 10 dias e sempre a sair bolhinhas.acreditem k é muito bom e muito economico.vale a pena tentarem

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado:

800gr a 1k de açucar?isso é muito mesmo.eu apenas meto 300gr de açucar 2 pacotes de gelatina 1 colher de cha de bicarbonato de sodio e fermento de padeiro

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

esse co2 tradicional baixa o ph nao é? mas nao é nada de bbrusco penseo eu...o co2, quer seja para um aquario de 200l ou para o meu de 33l uso sempre a mesma quantidade e o mesmo metodo para fazer?

Publicado:

sim,o co2 baixa um pouco o ph mas nada de mais,no meu caso ate precisava.o meu estava a 7.0 e agora anda sempre pelos 6.8 quanto a quantidade é assim quanto mais fermento meteres menos bolhinhas saiem,mas é capaz de durar mais e sim podes usar o mesmo metodo de co2

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

o humus de milhoca podes colocar 2 a 3 cm de altura compactado, em metade do aquário, pois à frente em principio não poes plantas.

eu não precisei de lavar pois não me chateio com a turvação inicial do aquario.

o humus certo, é biológico e eu apenas conheço 1 tipo(10 litros por 3,5 euros).

depois digo a marca!!!!

o CO2 é preciso ter cuidado ao inicio por causa do excesso de CO2, pois matas os peixes facilmente.(repara nos peixes à superficie)

Editado por robintiago

Robin

Publicado:
  On 28/01/2011 at 11:25, robintiago disse:

o humus de milhoca podes colocar 2 a 3 cm de altura compactado, em metade do aquário, pois à frente em principio não poes plantas.

eu não precisei de lavar pois não me chateio com a turvação inicial do aquario.

o humus certo, é biológico e eu apenas conheço 1 tipo(10 litros por 3,5 euros).

depois digo a marca!!!!

o CO2 é preciso ter cuidado ao inicio por causa do excesso de CO2, pois matas os peixes facilmente.(repara nos peixes à superficie)

como é que posso ter a garantia que não os mato? =S porque não quero de forma alguma que isso aconteça

Não te preocupes que não matas, o co2 caseiro é fraquinho mesmo para 30litros.

E atenção que a introdução de co2 não é assim tão vital para as plantas, depende da especie em causa.

Eu pessoalmente aconselhava-te a não colocares humus nem qualquer tipo de fertil num aquario tão pequeno, só te vai dar é problemas se errares nas quantidades.

Compra é uma boa fertilização que é bem melhor e seguro, para 30 litros uma embalagem dá-te para muito tempo...

Mesmo que coloques fertil vais ter que fertilizar, não o vais evitar; isto claro está dependendo da planta e da tua vontade em ter plantas saudaveis...

Repondendo ao Neloi:

sim, é muito em relação ao que tu colocas, mas não te esquecas que esta formula sai sempre com muito mais pressão, não gasto gás, não gasto na gelatina, não desperdiço tempo a fazer a gelatina e bem vistas as coisas, dura quase o mesmo tempo que essa formula. Sei do que falo porque também já fiz a formula da gelatina.

Editado por Ruy M.
Publicado:

eu em prencipio so vou ter esse aquario por pouco tempo..por isso e k nao queria tar a gastar dinheiro para depois quando mudar de aquario 'por tudo fora'. Quanto ao humos porque e k nao posso por? A quantidade? 2cm d altura nao chega?..tambem esta a ser um pouco dificil d encontrar ca na ilha terceira..

Qual é a razão para quereres colocar fertil ou humus?

Já sabes que plantas vais colocar?

Esse tipo de decisões só fazem sentido quando sabe o que se pretende.

Podes colocar Humus de minhoca á vontade mas a verdade é que não te oferece grandes beneficios, são mais os contras do que os prós:

a agua fica muito suja nos primeiros tempos, se não tiveres um bom filtro vai demorar um pouco até teres aquilo minimamente aceitavel.

se o humus for de ma qualidade pode trazer nutrientes e substancias indesejáveis para o aquario.

devido a quantidades erradas ou devido a nutrientes em excesso que são indesejáveis em aquarios podes ficar com algas.

O problema é que nos nanos o controlo dos nutrientes e valores é muito dificil de se conseguir, ao minimo erro pode-se pagar caro porque o micro ecosistema é muito frágil, quanto menos invenções melhor, a menos que se saiba perfeitamente o que se está a fazer.

Não estou a dizer que vai acontecer, mas é um risco que corres desnecessariamente a meu ver. Tens outras opções ao mesmo preço bastante seguras, exemplo: capsulas de nutrientes para colocar no sub, fertilização liquida tudo em um, etc...

Já referi o que penso acerca do assunto por isso não vos irei chatear mais neste tópico.

Boa Sorte!

Editado por Ruy M.
Publicado:
  On 29/01/2011 at 03:21, Ruy M. disse:

Qual é a razão para quereres colocar fertil ou humus?

Já sabes que plantas vais colocar?

Esse tipo de decisões só fazem sentido quando sabe o que se pretende.

Podes colocar Humus de minhoca á vontade mas a verdade é que não te oferece grandes beneficios, são mais os contras do que os prós:

a agua fica muito suja nos primeiros tempos, se não tiveres um bom filtro vai demorar um pouco até teres aquilo minimamente aceitavel.

se o humus for de ma qualidade pode trazer nutrientes e substancias indesejáveis para o aquario.

devido a quantidades erradas ou devido a nutrientes em excesso que são indesejáveis em aquarios podes ficar com algas.

O problema é que nos nanos o controlo dos nutrientes e valores é muito dificil de se conseguir, ao minimo erro pode-se pagar caro porque o micro ecosistema é muito frágil, quanto menos invenções melhor, a menos que se saiba perfeitamente o que se está a fazer.

Não estou a dizer que vai acontecer, mas é um risco que corres desnecessariamente a meu ver. Tens outras opções ao mesmo preço bastante seguras, exemplo: capsulas de nutrientes para colocar no sub, fertilização liquida tudo em um, etc...

Já referi o que penso acerca do assunto por isso não vos irei chatear mais neste tópico.

Boa Sorte!

quero por humus porque disseram que era bom, só isso. ja sei sim que plantas quero uttilizar, sao plantas de facil manutenção. pronto se diz que ha mais desvantagens do que vantagens entao talvez pense noutro assunto. o principal problema é so mesmo porque sou da ilha terceira e mandar vir do continente um substrato é caro... voce pode continuar a opinar não é preciso dizer que esta a chatear amigo porque so esta a dar a sua opiniao e todas as opinioes sao bem vindas amigo =)

quanto ao substrato eu fui procurar em varias lojas....ninguem conhece humus de minhoca lol. vou por aqui imagens do que encontrei...

isto é substrato para terra normal ou dá para aquarios? porque vi aqui 'humus':

http://img263.imageshack.us/i/28012011079.jpg/

http://img27.imageshack.us/i/28012011078.jpg/

tambem vi isso, não sei se tem alguma coisa haver:

http://img683.imageshack.us/i/28012011077.jpg/

http://img819.imageshack.us/i/28012011075.jpg/

Publicado:
  On 29/01/2011 at 16:42, diogoreis disse:

quero por humus porque disseram que era bom, só isso. ja sei sim que plantas quero uttilizar, sao plantas de facil manutenção. pronto se diz que ha mais desvantagens do que vantagens entao talvez pense noutro assunto. o principal problema é so mesmo porque sou da ilha terceira e mandar vir do continente um substrato é caro... voce pode continuar a opinar não é preciso dizer que esta a chatear amigo porque so esta a dar a sua opiniao e todas as opinioes sao bem vindas amigo =)

quanto ao substrato eu fui procurar em varias lojas....ninguem conhece humus de minhoca lol. vou por aqui imagens do que encontrei...

isto é substrato para terra normal ou dá para aquarios? porque vi aqui 'humus':

http://img263.imageshack.us/i/28012011079.jpg/

http://img27.imageshack.us/i/28012011078.jpg/

tambem vi isso, não sei se tem alguma coisa haver:

alguem?

Publicado:

eu encontrei isso numa loja, sabem o que é?

É uma matèria para preparar água nove para aquàrios. E’ feito de uma massa de substancias naturais contendo oligo-elementos. FONDOVIVO é usado para ajudar no crescimiento das plantas, para as quais constitui uma nutricâo saudavel. A sua particular porosidede permite uma rapida e facil introdução das raizes. FONDOVIVO não turva a água; bem como favorece a oxigenação do fundo. FONDOVIVO não deve ser lavado, deve ser usado tal como se apresenta para não remover as substâncias activas. FONDOVIVO não deve ser lavado, mas usado como está para não se remover as substâncias activas.

tambem encontrei:

http://img152.imageshack.us/i/26012011066.jpg/

o humus aqui na ilha ninguem sabe o que é e mesmo penso que nao é recomendado para aquarios de pequena litragem..

queria que me recomendassem um destes e me dissessem como é que se utiliza cada um deles...penso que o fondovivo fertilizzato é um solo fertil que nao polui a agua e que nao é necessario por uma solo nao fertil por cima, e a sua aparencia é gira tambem...parece kadama..nao é? o que faz desconfiar é o preço...

Publicado:

Se fosse a ti deixava subsratos e escolhia apenas um areao de fundo. As plantas nao morrem senao tiveres substrato, e se plantares umas mais exigentes pods sempre por pastilhas. nao vale a pena tanta coisa um aqa de 30 litros. Isto a meu ver, e pelo que me têm ensinado aqui no forum, p depois é dificil teres rigor numa agua.

Publicado:
  On 01/02/2011 at 13:46, João Manuel disse:

Se fosse a ti deixava subsratos e escolhia apenas um areao de fundo. As plantas nao morrem senao tiveres substrato, e se plantares umas mais exigentes pods sempre por pastilhas. nao vale a pena tanta coisa um aqa de 30 litros. Isto a meu ver, e pelo que me têm ensinado aqui no forum, p depois é dificil teres rigor numa agua.

a razao era porque tambem queria fazer um relvado de parvula...é necessario nao é? se nao for, melhor!!

mas precisava de mais ajuda..de alguem com mais experiencia..

ajudem-me sfv

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!