Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal

Eu estou a fazer o meu CO2 caseiro mas nao estou a conseguir resultados!

Fugas nao há!

A garrafa nao incha!

Tambem tenho uma duvida, depois de fazer o CO2 posso logo coloca-lo no aquario ou tenho de aguardar 1h fechado com outra tampa e so depois o colocar'

Vou colocar as fotos dos produtos que estou a usar:

Bicabonato de sódio

65041770.jpg

Fermento:

Antes usei este mas nao obti resultados!

13065461.jpg

Agora uso este...

26040943.jpg

Nenhum dos fermentos fala em quimicos e é fermento padeiro!

O açucar é o normal!

Juntei agua morna, repito, morna, alias quase fria hoje!

O estranho é que a garrafa devia inchar e nao acontece!

ontem deixei ficar a noite toda com o 1º fermento e nada e hoje a garrafa nao inchou e acho que nao vai acontecer!

Tenho de ter a valvula fechada ou poderá estar aberta?Será do bicabornato?

Desde á muito obrigado

Editado por Fábio.R
Publicado:

Fabio,

Olá.

Antes de continuar as fotos que colocaste do fermento são iguais. Agora a tua questão. 1º com este tempo frio não vais conseguir uma fermentação muito rápida.

2 eu já usei esse femento mas tive melhores resutados com a marca Fermipan, com esse que tens, aconselho a usar dois saquitos com 400gr de açucar (eu prefiro o amarelo mas pode ser com o branco). Mistura tudo em aqua morna e mexe até ficar tudo dissolvido. Podes tambem colocar só o fermento em meio copo de água morna que ele deve começar a fermentar em 30min (notas espuma a crescer no copo)e depois colocar esse fermento em plena fermentação com a mistura do açucar e 1,5 lts de agua. Fecha a garrafa e agita bem até dissolver o açucar todo. No fim, uma pequena colher de café de bicarbonato. Lembra-te que o bicarbanato é colocado para tornar a reacção mais lenta ao longo do tempo, logo se acrescentares muito não tens fermentação. Depois disto tudo podes colocar a tampa na garrafa aperta bem e verifica se tens fugas, pois estas só se manifestam

com a garrafa sob pressão. Também ajuda colocares a garrafa sobre algo islolante ex: esferovite ou corticite o mesmo um livro de modo ao fundo da garrafa ficar mais isolada do frio.

Espero ter ajudado

Carlos Moreira

Publicado:

biazam

Obrigado pela resposta, eu já coloquei a imagem do outro fermento!

Eu da proxima vez irei colocar apenas 1 colher de café entao!

E quanto ao fermento?

o que achas do segundo?

Nao encontrei o famoso fermipan :-D

obrigado

Publicado:

Boa noite,eu usei ja dos dois fermentos que tens nas fotos e ambos resultaram comigo.uso exactamente o mesmo bicarbonato de sódio e o açúcar é da marca continente.Junto tudo nas quantidades que o biazam disse e em agua morna,e entre uma a duas horas(com o fermento da ramazzoti)ou 2 a 4 horas ( com o fermento da vahiné) tenho bolhas a sair pelo difusor.estarás a fazer tudo correcto?se sim,o mais certo é teres fugas no sistema.coloca os tubos todos numa bacia com agua e vê isso.já agora,essa mistura dá em media para duas semanas.

Apenas coloco uma saqueta de fermento.

Cumprimentos

Jorge

Publicado:

nao tenho fugas, testei isso antes.

Eu á pouco fui á sala e estava a sair bolhas da segunda garrafa e a pedra porosa estava a sair algumas mas demorava 3 a 5 segundos e saiam uma data delas pequenas!

Acho que a garrafa está a inchar tambem!

Eu nao coloquei a saqueta do fermento todo, apenas duas colheres de cha e 1 colher de cha de bicabornato.da proxima vez coloco so uma colher de cafe de bicabornato com a biazam disse!

Publicado:
Publicado:

Deves colocar todo,até porque não podes aproveitar o resto para o próximo,visto o fermento ser vivo,e depois de aberto não durar muito tempo(vivo).

Não te sei explicar bem,mas com uma pesquisa rápida encontrarás algo a explicar melhor.

Publicado:

ah, obrigado jorge!

Entao eu para a proxima coloco todo!

entao fica 400gr de açucar, 11gr de fermento e bicabornato, agua morna!

obrigado

• 2 meses depois...
Publicado:

Olá a todos!

Estava aqui a ler este post e pergunto-me se haverá algum post pré-existente com as instruções completas de como se elabora um destes sistemas caseiros de CO2...sabem disso?

Cumprimentos e obrigado

Publicado:

Olá Eduardo!

Podes ver aqui.

Existem mais tópicos sobre CO2 caseiro e podes encontrá-los através da Pesquisa do fórum!

Cumprimentos,

SG

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Publicado:

Em vez da água morna que suponho seja da torneira, usa é água do aquario, funciona bem melhor.

Publicado:

Em vez da água morna que suponho seja da torneira, usa é água do aquario, funciona bem melhor.

Eu uso agua da torneira fria para tudo e não tenho problemas.

Dissolvo o açúcar inclusive em água fria.

Em meu entender o segredo está no fermento. Uso Fermipan e tem corrido sempre bem.

Publicado:

Eu uso agua da torneira fria para tudo e não tenho problemas.

Dissolvo o açúcar inclusive em água fria.

Em meu entender o segredo está no fermento. Uso Fermipan e tem corrido sempre bem.

Por acaso também faço igual.

Quanto ao fermento, so meto uma colher de sobremesa e fecho o saco com uma mola.

O bicarbonato faço a mesma coisa só uma colher de sobremesa.

Dá mais ou menos para duas semanas.

Quanto ao resto do fermento, volto a utilizar o que tinha restado e sem problemas.

Uso o Fermipan.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Publicado:

eheheheheheheheheh

Que grandes químicos há por cá. Não há ninguém que faça rigorosamente igual.

Vais-te rir como eu faço:

1x Colher de sobremesa?!

Eu meto tudo para +- 1,8lt de água! Coloco +- 0,5Kg de acúcar e junto aí 2 colheres de sopa de bicarbonato.

Escusado será dizer, mas faço isto tudo a olhómetro. Será também escusado dizer que nos primeiros dias de reacção a quantidade de CO2 é um tanto ou quanto agressiva, mas não é nada que coloque em risco o ecosistema. Também tenho reacção durante 2 semanas.

No fim da primeira semana tenho que voltar a agitar a garrafa para dissolver o que se vai acumulando no fundo.

Disseram-me que se todos os dias se agitar um bocadinho de nada a garrafa, é possível aumentar para o dobro o tempo da reacção.

Então, estou a pensar em criar uma engenhoca com uma batedeira antiga (ou barata), que fique permanentemente conectada ao reactor. A ideia é que, com recurso a um temporizador, se ligue na velocidade mínima durante 1 minuto todos os dias para agitar um pouco a água.

Quanto ao fermento, so meto uma colher de sobremesa e fecho o saco com uma mola.

Quanto ao resto do fermento, volto a utilizar o que tinha restado e sem problemas.

Uso o Fermipan.

Publicado:

eheheheheheheheheh

Que grandes químicos há por cá. Não há ninguém que faça rigorosamente igual.

Vais-te rir como eu faço:

1x Colher de sobremesa?!

Eu meto tudo para +- 1,8lt de água! Coloco +- 0,5Kg de acúcar e junto aí 2 colheres de sopa de bicarbonato.

Escusado será dizer, mas faço isto tudo a olhómetro. Será também escusado dizer que nos primeiros dias de reacção a quantidade de CO2 é um tanto ou quanto agressiva, mas não é nada que coloque em risco o ecosistema. Também tenho reacção durante 2 semanas.

No fim da primeira semana tenho que voltar a agitar a garrafa para dissolver o que se vai acumulando no fundo.

Disseram-me que se todos os dias se agitar um bocadinho de nada a garrafa, é possível aumentar para o dobro o tempo da reacção.

Então, estou a pensar em criar uma engenhoca com uma batedeira antiga (ou barata), que fique permanentemente conectada ao reactor. A ideia é que, com recurso a um temporizador, se ligue na velocidade mínima durante 1 minuto todos os dias para agitar um pouco a água.

Uso o Fermipan.