nuno francisco Publicado Janeiro 26, 2011 Publicado Janeiro 26, 2011 boas pessoal! estou com uma montagem em curso, faltam-me ainda decidir alguns detalhes como é o caso do substracto, alguem tem experiencia ou sabe alguma coisa sobre o DUPLA GROUND? nao sei o que fazer .. será bom ou nao? o aquario em questao tem 120cm por 40cm, e nao sei se hei de usar substrato fértil ou se hei de usar filtro de fundo, isto porque? uma vez que o DUPLA GROUND é muito leve nao sei se será boa opçao usar substrato fértil, o filtro de fundo penso em usa-lo porque acho que so tem vantagens, quer em termos de filtragem mecanica quer em termos de filtragem biologica. e uma vez que vou usar o tropica plant nutricion como fertelizante liquido, acho que ao ser forçado a passar pelo substrato as raizes das plantas vao absorver uma boa parte dos seus nutrientes. estou confuso :s
Zélito Publicado: Janeiro 27, 2011 Publicado: Janeiro 27, 2011 eu nao vou nada com filtros de fundo... acumulam TODO o lixo no fundo e tens q usar o cifao varias vezes para limpar... acho que com os filtros que ha agora, os filtros de fundo sao historia... mas tu e que sabes. como vais por carvao qd necessitares? onde poes as ceramicas ou a la de vidro para as bacterias? sera que filtro de fundo e bom para plantas? isso nao t iria perturbar os nutrientes e espalha lhos mto mto rapidamente por TODA a coluna de agua? epa tu e q sabes mas acho q estas perguntas sao pertinentes cumps
nuno francisco Publicado: Janeiro 27, 2011 Autor Publicado: Janeiro 27, 2011 (editado) mesmo que use filtro de fundo nao vou deixar de usar o filtro externo, por isso, o carvão, as ceramicas (ah e ja existem outros materiais para substituir as velhinhas ceramicas, materiais esses muito mais porosos) a lã etc... isso vai tudo para o fitro externo... agora se o filtro de fundo acumula muito lixo ou nao.. eu ca sou da opiniao que nao.. ja vi alguns aquarios com filtro de fundo e com muito bons resultados, a longo prazo acaba por se formar uma camada por baixo do substrato que vai actuar como substrato fertil. mas é como eu digo continuo confuso. sim ou nao? Editado Janeiro 27, 2011 por nuno francisco
gervas Publicado: Janeiro 28, 2011 Publicado: Janeiro 28, 2011 Filtros de fundo são fantásticos! Eu gostava muito de os usar antigamente. São bastante bons, no entanto não se dão muito a tanques plantados com camada de substracto nutritivo.. São mais vocacionados para tanques de areão de rio inerte, em que o fertilizante para as raizes é basicamente proveniente do excremento dos peixes e nunca substratos como os da JBL, ELOS, ADA, e SERA... São fantásticos para prevenir zonas anaeróbias, e muito bons para fazer com os excrementos dos peixes desapareçam para dentro do areão, mas não são bons para o restante. Para além disso estes filtros têm uma função igual embora inversa, á dos aquecedores de fundo pois ao chupar a água aquecida da coluna de água para dentro do areão e para baixo deste, aumenta a temperatura da água na raiz das tuas plantas. Não substitui um filtro decente, nem um filtro actual as substitui (é uma ideia erronea), mas infelizmente são uma parte de equipamento largamente fora de moda actualmente... Vais ter alguma dificuldade em encontrar uma placa de fundo como as de antigamente, na realidade há uns 10 anos que não as vejo á venda aqui perto..Por isso boa sorte... Talvez se procurares por revendedores da Anivite, ou avipeixe eles te arranjem disso. Ouvi dizer que ainda há á venda umas placas individuais de pequenas dimensões que compras modalmente até teres o amanho do teu tanque, mas não sei se ainda arranjas daquelas que havia antigamente do tamanho do fundo completo do tanque...Aquilo pareciam tábuas=P The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos)
nuno francisco Publicado: Janeiro 28, 2011 Autor Publicado: Janeiro 28, 2011 é obvio que se usar filtro de fundo nao vou usar o substrato fértil, mas agora com essa explicaçao acho mesmo que vou fazer a experiencia com o filtro de fundo, sem deixar de usar o externo claro ate porque as plantas que tenho em ideia como é o caso de echinodorus, bolbitis (no tronco), umas lotus... sao plantas fáceis, e usando um bom fertelizante liquido como é o caso do Tropica Plant Nutricion, acho que o filtro de fundo é uma boa opção. obrigado pela explicaçao
Zélito Publicado: Janeiro 28, 2011 Publicado: Janeiro 28, 2011 é obvio que se usar filtro de fundo nao vou usar o substrato fértil, mas agora com essa explicaçao acho mesmo que vou fazer a experiencia com o filtro de fundo, sem deixar de usar o externo claro ate porque as plantas que tenho em ideia como é o caso de echinodorus, bolbitis (no tronco), umas lotus... sao plantas fáceis, e usando um bom fertelizante liquido como é o caso do Tropica Plant Nutricion, acho que o filtro de fundo é uma boa opção. obrigado pela explicaçao ok boa sorte so espero q n te arrependas. ao inicio nem ligava ao substrato pq n queria plantado e etc... mas depois... lol mas ja tive o prazer d fazer outro aqua gigante e com tudo direitinho^^ cumps e força nisso
nuno francisco Publicado: Janeiro 30, 2011 Autor Publicado: Janeiro 30, 2011 eu acho que a aquariofilia tem regras básicas que devem ser seguidas, mas tambem acho que á casos e casos, já vi muita gente a fazer o que os outros fazem e a nao conseguirem os mesmo resultados, tudo depende de um conjunto de factores que sao diferentes de aquário para aquário, e acho que cada um deve seguir as regras básicas mas a partir dái seguir o seu proprio caminho. tentativa e erro. tentativa e erro. é provávl que o uso de filtro de fundo no meu caso nao de resultados mas se assim for, desmonto tiro, e ponho substrato fértil, nao é assim muito complicado acho eu. vou tentar, arriscar, experimentar.
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 30, 2011 Publicado: Janeiro 30, 2011 Olá. mas tambem acho que á casos e casos, já vi muita gente a fazer o que os outros fazem e a nao conseguirem os mesmo resultados Essa é a maior verdade na aquariofilia... e não só. Muita gente pensa que ao terem o mesmo material, peixes e plantas que outra pessoa, que vão ter resultados iguais. Errado... dentro dos nossos aquários há inúmeros parâmetros que desconhecemos ou pura e simplesmente não temos maneira dos quantificar/qualificar. Eu posso montar um aquário igual ao de uma pessoa de Santarém, e termos resultados bastante diferentes. A forma como eu faço as TPA's, a poda, se me dou ao trabalho de remover as algas, etc... todas estas pequenas diferenças em acções simples, podem originar resultados bastante díspares. Certa vez, numa feira em que o Fórum participou, estava a conversar com umas pessoas que me perguntavam como é que conseguia manter o meu aquário com as plantas tão saudáveis e nenhumas algas. Após ter explicado em traços largos o que fazia, essas pessoas diziam-me que já tinham experimentado trocar as lâmpadas, usar os fertilizantes da marca x e da marca y, etc... a dada altura, perguntei-lhes como é que tinham os Fosfatos, e a resposta foi do estilo: "Fosfatos? Isso tento que esteja sempre a zero, porque eles é que causam as algas..." E eu fiquei... Isto tudo é para explicar, que ainda há muita gente que não tenta usar aquilo que tem entre os dois ouvidos... preferem perguntar como é que certa pessoa fez ou faz, e pensam que é tão simples quanto isso. Esquecem-se é que há muitos pormenores, não que as pessoas não os revelem por segredo, mas que são intrínsecos à nossa maneira de actuar perante o aquário que se dispersam nas explicações. E muitas das vezes, são essas pequenas diferenças que produzem resultados completamente diferentes. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nuno francisco Publicado: Janeiro 30, 2011 Autor Publicado: Janeiro 30, 2011 estou CEM POR CENTO de acordo. e é por isso mesmo que vou tentar a minha sorte e experimentar o filtro de fundo. ja nao vejo nenhuma montagem á algum tempo com filtro de fundo e nao é por isso que vou deixar de tentar. se chegar a um ponto em que diga "basta, nao vale a pena" entao aí sim tiro tudo e ponho substrato fértil, mas tenho esperanças que nao vá precisar disso. porque? por muitas e variadas razoes. primeiro: as plantas que tenciono usar penso nao serem muito exigentes,a nivél de nutrientes junto das suas raízes, uma vez que sao de folha larga e cresciemnto rápido, como é o caso das echinodorus, digo isto porque ja mantive três echinodorus nao sei agora precisar a especie, num aquário de 57L e com areia se silica e elas cresciam de dia para dia e nem um bom fertelizante usava. as outras palntas que tenho em mente como é o caso de microsorium pteropus, vao ser fixas nos troncos, as bolbitis se chegar a usar tambem vao para os troncos, penso tambem numas cryptocoryne's que sao plantas facilimas de manter, depois em funçao da resposta destas plantas iniciais poderei ou nao pensar em mais qualquer coisa. segundo: vou usar uma boa iluminaçao, tenho uma calha com 4x54w T5, vou usar apenas 3, duas de 10 000K e uma arcadia plant pro. terceiro: vou usar um bom fertelizante liquido, o Plant Nutricion da Tropica, e o facto de usar filtro de fundo vai fazer com que os nutrientes introduzidos no aquario por meio da adiçao do Tropica sejam obrigados a passar pelas raizes das plantas. quarto: o filtro de fundo vai ajudar a evitar zonas de apodreciemnto nas raizes, uma vez que mantem uma circulaçao constante de agua junto das mesmas e ao mesmo tempo faz com que a temperatura das raizes seja igual á das folhas. acho que em suma estas sao as razoes que me levam a optar por esta escolha. ainda nao montei o aquario porque tenho de arranjar o móvel. já agora.. se o filtro de fundo nao der problemas posso mais lá para a frente usar um sistema de Co2?
cesarrf Publicado: Janeiro 30, 2011 Publicado: Janeiro 30, 2011 segundo: vou usar uma boa iluminaçao, tenho uma calha com 4x54w T5, vou usar apenas 3, duas de 10 000K e uma arcadia plant pro. Boas Tenho o aquario montado a pouco tempo (1 semana e tal) tinha quase 0 de algas mesmo, estava com 2x 39w (grolux e 6,5k), como vi um bom arranque das plantas (imensas raizes e já varios rebentos novos e como tenho plantas com necessidade de luz forte pensei, já deve de exitir uma concorrencia saudavel das plantas pelos nutriente visto notar um bom progresso na flora, assim que liguei mais 2x39w 8k e 10k fiquei logo com o areao e os troncos com um tonzinho ligeiro a verde, nem 6 horas estiveram as duas ligadas, acho que o aquario ainda não está estavel o suficiente para mais estas duas lampadas, desliguei a 10k e estou apenas com as outras 3, não notei mais avançps das algas, sou eu a expecular mas as 10k são do demonio .
nuno francisco Publicado: Fevereiro 1, 2011 Autor Publicado: Fevereiro 1, 2011 Eu concordo com a ideia de que as lâmpadas de 10 000k são realmente uma moeda com duas faces... E é preciso ter o aquário muito bem eqilibrado para se poder fazer uso das mesmas mas mesmo assim vou tentar iniciar o aquário com uma só e a plant pro da arcadia ligadas e depois mais lá para a frente penso em tentar ligar a outra de 10 000k ficando assim com uma PLANT PRO da arcádia e duas de 10 000k a calha fica depois com lugar para mais uma lâmpada uma vez que pode levar 4 x 54w T5 mas isso também é a meu ver exagerado para 288l isto claro falando na minha ideia de aquário, lembrando que não tenciono um super plantado.
Recommended Posts