Recommended Posts

Publicado

Todos sabemos que um aquário necessita de um período de maturação. Em relação a aquários de recife não tenho encontrado consenso nesta tarefa.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este procedimento e respectivas vantagens e desvantagens em relação a :

- Água a utilizar (natural/OI)

- Tempo de iluminação (gradual/automática)

- Trocas de água nos primeiros tempos.

- Introdução de Kalk e outros componentes.

- Introdução gradual de fauna.

- etc...

Essencialmente gostaria de saber qual o processo que utilizaram....

Miguel Antunes

Publicado:

Viva,

Em 1º lugar gostaria de te dizer que a tarefa de maturação é daquelas que maior importancia tem na construção de um aqua de reef. Ela é necessária e quanto maior for a sua duração melhor. Em relação aos outros pontos deverás ler um pouco, por ex: este forum que de certeza te irá esclarecer em muitos pontos, respondendo à tua questão em poucas palavras no que será o ideal:

1. deverás usar natural e para as reposições a OI.

2. No total o tempo de iluminação não deverá exceder as 12 horas (tempo igual ao do dia)

3. 10% a 20% semanal ou quinzenal

4. só kalk é necessário

5. começar com uns 2 peixes ao fim de um mês ou dois e 2 ou três corais para o mesmo periodo depois é só ir aumentando, sem exagerar na quantidade de peixes (depende do tamanho do aqua)

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Olá Sergio,

Antes de mais obrigado pela resposta. Tenho lido bastante sobre o assunto, já levo cerca de 5 meses a pesquisar e a aprender para criar bases sólidas para minimizar ao maximo as perdas de seres vivos.

Em relação ás minhas perguntas talvez não estejam explicitas pois visavam apenas a fase de maturação por exemplo:

- a primeira vez que se enche o aquario será preferivel com água natural ou OI. ( Esta penso que já respondes-te...)

- Deveremos começar com o aquario sem luz e ir aumentando 1 hora por semana ou manter o aquario apagado durante alguns meses e depois acender para o numero de horas indicadas diárias?

- Durante este periodo de maturação que trocas de água fazer e em que circunstacias?

- Quando se deve introduzir a rocha viva? Logo no inicio? (O facto de não haver luz não irá matar a vida existente na rocha?)

- O Kalk é para colocar logo desde o inicio?

- Quando introduzir a equipa de limpeza?

Gostaria de ter várias opiniões pois já lí por exemplo neste forum alguém que manteve o aquario sem luz durante 3 meses...

Obrigado,

Miguel Antunes

Publicado:

Olá Miguel,

Na minha opinião deves colocar de imediato o maior número de kg de rocha viva que te for possível e começar de imediato com o ciclo de iluminação completo que poderá ser 12 horas actinicas e 10 horas brancas criando assim o efeito de nascer e por do sol.

Eu nunca coloquei água natural no aquário (talvez por preguiça) mas reconheço que poderá ser muito benéfica pois trará com ela muita vida para o aqua. Atenção onde fazes as recolhas (para isso o Sérgio será mais iluminado!!!)

O kalk podes começar logo a colocar para que o valor de cálcio seja atingido e que o teu pH se torne estável. A dose poderá ser mais reduzida do que a indicada pelos fabricantes, uma vez que não terás muitos organismos a consumir o cálcio à excepção da alga coralina.

A equipa de limpeza apenas será necessária quando existir alguma coisa para limpar (pelo menos na minha opinião não vejo grande vantagem em tê-la no aqua).

Publicado:

OK,

Então é começar logo a 100%. Luz, rochas, Kalk, trocas de água normais (10% Mês), equipa de limpeza só quando necessario e introdução de peixes e invertebrados ao fim de 1 mês sempre gradulamente, certo?

Alguém tem uma opinião diferente desta :?:

Miguel Antunes

Publicado:

Viva,

É isso mesmo o que o Diogo falou. Quem colocou só ao fim de 3 meses a luz fui eu mesmo que quis experimentar assim e também porque na altura não tinha disponibilidade financeira para o fazer, mas podes colocar logo a luz. No que diz respeito à equipa de limpeza é assim: com toda a certeza e apesar de estar ou não maturado assim que ligares as luzes algas irão aparecer e é nesta altura que deverás colocar os bichos para começarem logo a limpar por ex: turbos e ermitas outros animais não porque não se alimentam de algas ex: nazários ou muitos ermitas.

Esta experiencia que fiz de montar o aqua sem luz de inicio não me trouxe nenhumas vantagens nem desvantagens.

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Oi Sergio,

Então eras tu... :?:

Em relação aos turbo também já li aqui no forum que se podem perfeitamente apanhar na nossa costa (neste caso a minha costa é a Costa da Caparica) depois de bem ambientados à água do aquario (cerca de 2 horas). Será que também se conseguem apanhar eremitas na nossa costa? Como vou reconhecer estes bichos? Sei que os turbos são em forma de caracol e são verde acinzentados, outros têm riscas vermelhas, mas não existirão outros verdes que sejam prejudiciais? E os eremitas como reconheço os que devo apanhar? Existe algum sitio que tenha fotos ou será que alguém me pode aqui colocar fotos da binharada para os reconhecer..

Resumindo nada de ir aumentando gradualmente a luz ou apagar por alguns tempos, nada de mudanças quase totais nos primeiros tempos etc... é começar logo em força e normalmente...

Thanks a todos,

Miguel Antunes

Publicado:

Viva,

Os turbos de preferencia são os escuros pois são mais resistentes, apenas isso. Quanto aos eremitas estou na dúvida se sabes o que são, caso seja isso (e na costa já vi alguns embora em praias rochosas seja mais fácil) têm conchas que aproveitam de outros animais tipo buzios e colocam-se dentro dessas conchas, parecem buzios com pernas, ie, parece um pequeno carangueijo dentro da concha....???

Sérgio Dantas

Abraços

Publicado:

Oi...

Em relação aos ermitas, os da nossa costa não são muito vantajosos pois paenas são omnivoros, ou seja, comem de tudo especialmente restos de comida e os nossos queridos turbos... não comem algas nehumas...

Quanto ao aquario, é isso que o pessoal disse, é começares sempre a abrir, apenas deves esperar um pouco mais para os corais até teres o KH, PH e niveis de calcio estáveis...

Abraço...