Recommended Posts

Publicado

Boas :(

Eu comprei larvas de mosquito e artémia congelada mas o vendedor disse que era só pegar nos cubos e meter dentro do aquário que logo descongelava. :D

Este método parece estranho pois a água não está nas melhores condições. :wink::?:oops:

A minha duvida é como vocês fazem, pois este método não me parece nada eficaz pois deixa a água do aquário muito suja :cry:

Obrigado

:D

Neves

Publicado:

Olá Neves,

Como a tua questão não estava relacionada com o tópico onde a colocaste, optei por colocá-la aqui - num novo tópico, onde tem mais destaque e não passa despercebida.

Não sei se se aplica a todos os peixes (penso que sim), mas pelo menos com os discus não convém dar a comida congelada. Deve-se primeiro descongelar dentro de um recipiente com água (já agora pode ser água do próprio aquário) e eu por vezes também aproveito para adicionar umas vitaminas (uso o Protovit, que se compra nas farmácias e é para crianças :D ).

Outra hipótese, que é o que costumo fazer ultimamente, é usar aqueles cestos onde a comida fica suspensa, aproveito para colocar uma foto do aquário do Sérgio Amador em que isso é visível:

sergio_amador_250_01.jpg

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Boas

A vitamina coloca em que quantidade.

Abraços

Neves

Publicado:

Depende da quantidade de comida, mas geralmente costumam ser cerca de 10 gotas. O máximo que coloquei foram cerca de 25 gotas directamente no aquário (de 120 litros) quando um dos meus discus andava meio em baixo e não comia. Tentei colocá-lo sozinho num canto do aquário e depois fazia as gotas cairem na direcção dele.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Boas :D

Quanto á comida congelada, vai directa para o alimentador congelada ou descongela separada e depois vai para o alimentador, isto com água limpa.

Obrigado :D

Neves

Publicado:

Sempre que uso os alimentadores, coloco os cubos de comida congelada directamente lá. Os peixes só vão conseguir começar a comer quando a comida descongelar e começar a assentar nas ranhuras do alimentador. Até essa altura, os peixes bem que tentam lá chegar... :D

Publicado:

Boas

E o problema da sujidade na água?

Abraços

Neves

Publicado:

acaba semdo filtrada e biologicamente modificada, afinal os flocos não fazem o mesmo.Quando muito passo o bloco de comida congelada por água para lhe retirar a pelicula gelada que o envolve depois so fica mesmo o cubo que vai afundando aos poucos, no meu caso tudo é devorado em menos de nada. :D

Abraços

Publicado:

Boas :oops:

Foi o que fiz. O pessoal só faltou vir buscar mais ao frigorifico. :?

Quanto aos meus bettas são finos, :( tem que ser larva a larva com um pau e quando alguém se aproxima eles mordem. :D

Os escalares até quase que saltam para fora do aquário. Junto ao aquário aparecem muitos mosquitos quando pousam na água vão logo a correr comer. :wink:

Um abraço :cry:

Neves

:D

Publicado:

Boas,

Costumo descongelar primeiro num pequeno recipiente com agua do aquario.

Apenas porque não me agrada a ideia deles ingerindo algo ainda congelado, os meus oscars ingolia os cubos assim que tocavam na agua.

A cavalo da do não se olha o dente

Publicado:

Boas,

No ínicio também eu descongelava a comida em agua do aquário (técnicamente tinham-me dito ser o mais correcto). Actualmente (quer a larva, quer a artémia quer a mistura à base de coração de boi) dou directo e devo dizer que (pelo menos até ao momento) não tive problemas com isso e é bastante gratificante pegar nos cubos e ter os Discus a virem comer da nossa mão.

Abraços

JC

Publicado:

Olá Jorge,

(antes de mais bem-vindo!)

Cuidado com o dar a comida congelada aos discus! Eu durante muito tempo também o fiz, tenho inclusivamente alguns vídeos no site disso, mas certo dia a coisa correu muito mal...

Um dos meus discus, que por acaso até era o meu preferido - um Blue Diamond, teve problemas e acabou por morrer numa questão de 2 dias :wink::)

Falei com um veterinário especializado em peixes, que me confirmou que a causa provável teria sido a ingestão de comida congelada (foi logo a primeira pergunta que ele me fez). Formou-se uma bolha (penso que de ar) na bexiga natatória que o impedia de nadar de forma normal! Ele ficava sempre a boiar... Infelizmente acabou por morrer.

Nas jornadas técnicas de Carnide, assisti à apresentação da Dra. Paula Pita (se não me engano no nome) e ela referiu que problemas desta natureza geralmente resolviam-se introduzindo uma agulha para fazer o ar sair. Calculo que não seja só fazer um buraco qualquer... certamente terá o seu know-how...

Mas ficou-me a lição, e hoje nunca dou comida ainda congelada aos meus peixes. Uso o sistema dos cestos suspensos, em que os peixes só conseguem comer quando a comida já está descongelada.

Publicado:

Boas!!

Eu tenho algum medo de comida congelada! Por varias vezes os meus aquario ficou completamente cheio de bichinhos branco (minhoquitas) e tenho quase a certeza que vieram na comida congelada! Umas das vezes morreu-me um Discu adulto. De manha tava bom e ao fim do dia estava morto!:wink:

Contudo, quando dou, utilizo uma rede da artemia recem-nascida para passar a comida em água corrente. Assim para além de descongelar, sempre "limpo" as larvas.

Abraços!!

Nuno Carvalho

Publicado:

olá!

essas minhoquinhas brancas não fazem mal a ninguem e são até um bom alimento vivo.

os aquários plantados costumam ter "disso" no ínicio e quando se colocam peixes os bichos desaparecem.

no problem.

abraços!

Categoria: Humano.

Publicado:

Olá,

Eu por norma deixo a comida descongelar num copo pequeno e depois coloco-a no aquário com a ajuda de um pausinho (tipo um fósforo), e acho que não de deve dar a comida congelada aos peixes, pois vão sofrer um forte impacto com a diferença de temperatura, que não é aconselhável para ser vivo nenhum.

Um Abraço

Pedro

Publicado:
olá!

essas minhoquinhas brancas não fazem mal a ninguem e são até um bom alimento vivo.

abraços!

Olá!!

Não imaginas como ficou o meu aquario, eram aos milhões. Além disso ainda n desapareceram, sp que limpo o areão lá vão elas no cifão!!

Nuno Carvalho

Publicado:

Estive a ler as vossas mensagens e pode-me ter escapado algo. Estamos a falar de comida congelada comprada, certo? Quando tive Discus eu fazia-lhes a minha própria comida congelada e para os alimentar colocava cubos na água e nunca tive problemas. Nunca dei comida congelada comprada na loja exactamente para evitar problemas de contaminações ou infestações.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas, também costumo alimentar os meus peixes com comida congelada, nunca lavo, apesar de já me terem aconselhado para o fazer, opto antes por deixar descogelar totalmente, e de seguida tenho um método um pouco “chinês”, com uma pinça de plástico vou alimentando-os, assim evito alguns peixes alarves de comerem tudo, e tb me dá muito mais gozo :lol:

26675160.img.jpg

Publicado:

Eu passo sempre por água (da torneira) a comida congelada ...

Já tive um problema identico ao acima mencionado; o meu discu comeu um pedaço de comida congelada e esteve practicamente à morte (agora está bem).

Tambem adoro dar-lhes a comida congelada com uma pequena colher ("à boca"); acho que aumenta consideravelmente a confiança do peixe em relação ao dono.

Recentemente tenho utilizado os cestos para facilitar a insersão de novos alimentos; tem sido muito util pois desta forma conseguem comer com mais calma e investigar mais vagarosamente ao invés de rejeitarem totalmente e imediatamente!

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Publicado:

Olá Neves,

Eu costumo descongelar os cubos de comida congelada na água corrente da torneira, dentro de uma rede pequena que eu fiz com uma meia de senhora e um cabide .... ficou um espectáculo :D

Depois de a agua ter escorrido toda da minha pequena rede é só por no aquário. Desta forma a agua do aquario nao se suja e limpam-se eventuais impurezas que possam ir misturadas entre as larvas.

Foi o meu lojista que também é criador que me aconselhou este método e até hoje não tive razão de queixa....

Um abraço,

Hugo

• 6 anos depois...
Publicado:
Olá Neves,

Como a tua questão não estava relacionada com o tópico onde a colocaste, optei por colocá-la aqui - num novo tópico, onde tem mais destaque e não passa despercebida.

Não sei se se aplica a todos os peixes (penso que sim), mas pelo menos com os discus não convém dar a comida congelada. Deve-se primeiro descongelar dentro de um recipiente com água (já agora pode ser água do próprio aquário) e eu por vezes também aproveito para adicionar umas vitaminas (uso o Protovit, que se compra nas farmácias e é para crianças :D ).

Outra hipótese, que é o que costumo fazer ultimamente, é usar aqueles cestos onde a comida fica suspensa, aproveito para colocar uma foto do aquário do Sérgio Amador em que isso é visível:

sergio_amador_250_01.jpg

Que nome tecnico é q tem esse come onde se coloca a comida para os discus??? já andei à procura e não encontro nada nem onde se vendem :(

• 3 semanas depois...
Publicado:

pois a mim disseram me que devia tirar um pouco de agua do aquario com um recipiente (disseram que não era aconselhavel usar agua da torneira devido ao coloro e isso assim...) e colocar la os cubos e esperar que descongelem e depois passar por uma rede pequena ou meia de senhora...

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

• 2 anos depois...
Publicado:

Depende da quantidade de comida, mas geralmente costumam ser cerca de 10 gotas. O máximo que coloquei foram cerca de 25 gotas directamente no aquário (de 120 litros) quando um dos meus discus andava meio em baixo e não comia. Tentei colocá-lo sozinho num canto do aquário e depois fazia as gotas cairem na direcção dele.

E PARA QUE SERVE ESSAS GOTAS?
  • 7 meses depois...
Publicado:

Boas,

Estive a ler as mensagens deste topico e estou surpreendido com as várias situações aqui descritas.

Eu desde há muito tempo só alimento os meus peixes com comida congelada, compro vários tipos diferentes e depois combino-os. Todos os dias dou duas vezes um conjunto de 4 cubos; de manhã e á noite. Simplesmente atiro os para o aquario e à medida que vão descongelando os peixes vão comendo. É uma locura. Como já disse, já faço isso há muito tempo e nunca tive problemas, pelo menos que eu tenha relacionado com a comida congelada.

Mas agora que li estas mensagens, fiquei com sérias duvidas do meu método.

Um abraço,

Limeiras

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Publicado:

Boas,

Voltando a este tema.

Hoje fiz a experiência de deixar descongelar os cubos antes de os colocar no aquário, mas não gostei do resultado. O alimento espalhou-se por todo o aquário; na coluna de agua, no areão, nas plantas, por todo o lado e uma boa parte foi parar ao filtro. Quando eu deito os cubos congelados isso não acontece porque os peixes vão comendo o alimento à medida que este vai descongelando.

Concordo que para certas espécies de peixes deitar a comida congelada pode ser prejudicial, mas no meu caso não tenho tido problemas. A utilização de cestos, como nas imagens anteriores, pode ser a solução ideal.

Um abraço,

Limeiras

https://www.facebook.com/#!/Limeiras