Recommended Posts

Publicado

Boas, meu nome é Natacha e espanto-me com a vida que por vezes encontro no meu aqua de agua salgada.

Na muda do meu aqua da cozinha para o hall de entrada reparei que a areia do aqua estava cheia de bichos tipo minhocas.

Deitei a areia no lixo e fui à praia buscar areia à borlix e por acaso é muito bonita, mais que a anterior.

Para meu espanto as rochas têm esses bichos, são minhocas, fazem tubos de areia e depois soltam umas "antenas" e devem absorver nutrientes da agua, whatever. Hoje quando dei artemia congelada aos meus puffers reparei que essas "antenas", tipo fius de linha, vieram todas para fora para agarrar a comida. Fiquei enojada e resolvi tirar fotos. Não sei se são algum tipo de aptasia, só sei que são pragas e adorava que alguém me desvendasse a identidade destes bichos.

Não tenho nenhum video, era melhor para os verem, porem as fotos mostram bem.

DSCF1889.jpg

DSCF1888.jpg

DSCF1887.jpg

DSCF1886.jpg

DSCF1884.jpg

Obrigada

Publicado:

Olá Natx

São vermes tubículas,cujo mal ao reef,só peca por inestético,em tudo mais são benéficos,pois filtram imensas partículas,que de outro modo se depositaríam na cama e nas rochas,levando ao acúmulo de de NO3 e PO4.

Sem serem agressivos,podem stressar alguns corais,quando a linha está em contacto com os mesmos,assim a permanência deles no àqua,è uma questão pessoal.

Fica bem

Cjorgene

Publicado:

Acrescento que a areia que tens vai dar-te problema a curto/médio prazo. Essa areia é rica em sílica, que provoca o aparecimento de algas. É também pouco rica em material calcário, o que poderá provocar uma baixa de pH. Cometeste a asneira de deitar fora o que tinhas e colocares o pior.

Para corrigir o erro deves retirar essa areia do aqua e colocares uma correcta. Vais ter também de contar com a maturação da areia nova...vais ter um pequeno reset à estabilidade da água.

Publicado:

Olá Natx

São vermes tubículas,cujo mal ao reef,só peca por inestético,em tudo mais são benéficos,pois filtram imensas partículas,que de outro modo se depositaríam na cama e nas rochas,levando ao acúmulo de de NO3 e PO4.

Sem serem agressivos,podem stressar alguns corais,quando a linha está em contacto com os mesmos,assim a permanência deles no àqua,è uma questão pessoal.

Fica bem

Cjorgene

Houve uma altura que deixei o aqua acuular algas por ter que o mudar para outro compartimento da casa, e de momento só tinha luz azul. Foi nesta altura que estes bichos apareceram e as rochas tinham na mesma uma manta de alga castanha avermelhada tipo veludo. Quando o mudei é que inseri a luz total com calha nova.

Eu não percebi a 1ª frase, e concluindo eles fazem mal ao aqua ou nao? Não são um tipo de aptasias?

Publicado:

Acrescento que a areia que tens vai dar-te problema a curto/médio prazo. Essa areia é rica em sílica, que provoca o aparecimento de algas. É também pouco rica em material calcário, o que poderá provocar uma baixa de pH. Cometeste a asneira de deitar fora o que tinhas e colocares o pior.

Para corrigir o erro deves retirar essa areia do aqua e colocares uma correcta. Vais ter também de contar com a maturação da areia nova...vais ter um pequeno reset à estabilidade da água.

Eu não entendo isto. O meu aqua sempre teve algas, se calhar por não meter agua de osmose, apenas meto agua da torneira com o sal próprio. O ponto alto do meu aqua foi quando fui ao cabo raso (guincho) buscar 8 garrafoes de agua. Fiz tpa com essa agua e o aqua esteve muito bem.

Se esta areia veio desta agua, e se esta é impropria para o meu aqua como é que a agua do mar é boa? Se a areia é má, também a agua é má, devera conter muita silica(areia) e pouco calcario, ou seja impropria para o meu aqua.

EU vou ao guincho buscar muita coisa para o aqua, a agua, camaroes, caranguejos, gobis e desta vez areia. A unica coisa impropria é a agua da torneira que deve estar cheia de tudo que é mau para o meu aqua.

Publicado:

A água da torneira é um erro, pois estás a colocar no aquário metais pesados, nitratos, fosfatos, silicatos........

Além de compostos que não são bons para o aquário, estás a dar alimento às algas.

Em relação à água do mar, areia...Essa areia é uma excelente base para as algas, pois é um ambiente bom para elas se depositarem e crescerem. A água do mar pode ser ou não boa, depende de muitos factores. O local onde apanhas não é mau, mas os factores climatéricos variam a qualidade da água, existindo sempre um maior risco, além do existente sempre, de transportares algas para o mesmo, além de outros males.

Publicado:

A água da torneira é um erro, pois estás a colocar no aquário metais pesados, nitratos, fosfatos, silicatos........

Além de compostos que não são bons para o aquário, estás a dar alimento às algas.

Em relação à água do mar, areia...Essa areia é uma excelente base para as algas, pois é um ambiente bom para elas se depositarem e crescerem. A água do mar pode ser ou não boa, depende de muitos factores. O local onde apanhas não é mau, mas os factores climatéricos variam a qualidade da água, existindo sempre um maior risco, além do existente sempre, de transportares algas para o mesmo, além de outros males.

Eu para retirar a areia tenho que esvaziar o aqua todo e comprar areia viva. A outra era coral esmagado e havia sempre algas agarradas a essa areia, para não falar dos bichos que encontrei, minhocas. Esses que estão nas rochas, por acaso não me sabe dizer o que são?

Percebe? O que me está a dizer desta areia da praia aconteceu-me com a areia de coral que eu tinha antes.

A agua não se pode ir buscar se no dia anterior estiver a chover ou principalmente em época balnear.

Obrigada pela informação

Publicado:

Os seres são os que o membro cjorgene disse. Já os tive e não me preocuparam nada. Alguns acabaram por morrer/desaparecer.

A razão para o coral moido ter algas é que o mesmo tinha de ser maturado, como tudo num aquário. Quando montamos um salgado, nos primeiros meses é normal aparecerem algas. O tempo que levam a desaparecer depende da forma como montamos (se cometemos muitas ou poucas asneiras).

Depois para ajudar a água que estavas a usar (torneira) ajudava ao aparecimento das algas. O problema aqui não era da areia, era dos erros cometidos na montagem e utilização de água com compostos que servem de alimento às algas.

Deves evitar apanhar água nos dias seguintes a grandes chuvadas e em alturas de marés vivas (inverno). Não quer dizer que a água esteja sempre má, mas a probabilidade de ter matéria orgânica a mais é maior.

Publicado:

Os seres são os que o membro cjorgene disse. Já os tive e não me preocuparam nada. Alguns acabaram por morrer/desaparecer.

A razão para o coral moido ter algas é que o mesmo tinha de ser maturado, como tudo num aquário. Quando montamos um salgado, nos primeiros meses é normal aparecerem algas. O tempo que levam a desaparecer depende da forma como montamos (se cometemos muitas ou poucas asneiras).

Depois para ajudar a água que estavas a usar (torneira) ajudava ao aparecimento das algas. O problema aqui não era da areia, era dos erros cometidos na montagem e utilização de água com compostos que servem de alimento às algas.

Deves evitar apanhar água nos dias seguintes a grandes chuvadas e em alturas de marés vivas (inverno). Não quer dizer que a água esteja sempre má, mas a probabilidade de ter matéria orgânica a mais é maior.

Mas eu não consigo agora, está muito frio. Tem que ser mesmo da torneira. Conhece algum filtro que torne a agua da torneira em agua de osmose sem ser o da tunze que é 90 euros?

Publicado:

Existem outros sem ser da Tunze a um preço mais baixo e melhores. Procura nos patrocinadores por preços. Muitos deles são da zona de Lisboa e arredores e outros enviam por correio.

Publicado:

Existem outros sem ser da Tunze a um preço mais baixo e melhores. Procura nos patrocinadores por preços. Muitos deles são da zona de Lisboa e arredores e outros enviam por correio.

Consegui um da Aquili a 60 euros. è mais acessivel o preço.

Obrigada e vou mudar a areia, se possivel vou comprar ja areia viva.