Daniel Almeida Publicado Janeiro 23, 2011 Publicado Janeiro 23, 2011 Boas Não sei até que ponto isto pode parecer estupido, mas o que acontece quando se ferve a água? Tem um efeito semelhante ao tratamento por osmose reversa, ou seja, desmineralização da água, baixa a dureza, etc? Obrigado desde já Citar Daniel Almeida
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 23, 2011 Publicado: Janeiro 23, 2011 Olá. Boas Não sei até que ponto isto pode parecer estupido, mas o que acontece quando se ferve a água? Tem um efeito semelhante ao tratamento por osmose reversa, ou seja, desmineralização da água, baixa a dureza, etc? Obrigado desde já O efeito é precisamente o contrário... evaporas moléculas de solvente (água) e vais ter um aumento de concentração de tudo o que se encontre dissolvido na água e não volatilize: metais, iões inorgânicos, etc... Quanto muito, se condensares o que evaporas podes obter água destilada que poderás misturar com água normal... mas vou-te ser sincero. O que gastas em energia, mais vale comprar uma osmose inversa. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
João Gomes Publicado: Janeiro 24, 2011 Publicado: Janeiro 24, 2011 Olá Não sei até que ponto isto pode parecer estupido ... Não é estúpido, não. Com a ebulição, durante tempo suficiente, forma-se ião carbonato a partir do ião bicarbonato, com libertação de dióxido de carbono. O ião carbonato forma compostos insolúveis, que precipitam - a fracção dos sólidos dissolvidos que se designava por "dureza temporária" e que todos conhecemos por dureza carbonatada (KH). Os compostos responsáveis pela "dureza permanente", sulfatos, cloretos, etc, mantêm-se em solução. Como resultado, obtém-se uma água ionicamente desequilibrada, que não terá grande utilidade em aquariofilia. Como sugere o Luís, se pretendes diminuir a dureza da água, a osmose inversa seria a melhor solução. Abraço João Citar Humour is an asset. Spend it, you can’t go broke
Daniel Almeida Publicado: Janeiro 24, 2011 Autor Publicado: Janeiro 24, 2011 Obrigado aos dois. A minha duvida era exactamente se os sais minerais que fazem com que a água tenha uma dureza alta se evaporavam também, mas faz sentido que se não acontece isso, haja concentração. Muito agradecido Um abraço Citar Daniel Almeida
Recommended Posts