snake-bit Publicado Janeiro 23, 2011 Publicado Janeiro 23, 2011 Boas, Estou ainda na fase de construção do meu aquario, que quero que fique bem plantado. Como tal estava a pensar meter um sistema de c02. Tenho no entanto algumas duvidas? Pelo que li aqui (e desde já os meus agradecimentos ao Marc pelo exelente post sobre o assunto) e pelo que me foram indicando nas lojas da especialidade cheguei à conclusão de que o melhor será um sistema com botija de 2Kg, valvula solenoide e com reactor em vez de difusor. Nas varias lojas o que me têm aconselhado, são sistemas ou da JBL, SERA ou READ SEA, que embora mais caros seram eventualmente melhores e mais seguros. Tambem vi uns da TMC, que são mais baratos, mas toda a gente me diz para fugir daquilo a correr... que depois as botijas e os manometros dão muitos problemas (niveis errados, fugas brutais, etc). Vi tambem Aquagrow... mas descobri que tambem é TMC... O que acham? quais são as vossas experiencias pessoais/recomendações? è que outra coisa que me causou imensa confusão, é que nas pesquisas que vi a nivel de reactor, recomendavem sempre um externo ligado ao filtro. No entanto quendo abri o kit 602 da JBL (que é tão bem referenciado), reparo que aquilo traz um reactor mas é interno, fica dentro do aquario... ai é que eu fiqueui confuso! Mas afinal aquilo é bom ou não? Optimiza a utilização do CO2, como un reactor deve fazer, ou não? Tem todo o aspecto de um reactor, com a espiral, mas não se liga ao filtro e fica submerso no aqua, estando ligado a um bublle conter. É que depois foi ver o da REAd SEA e é na mesma interno... Agora é que estou confuso e não sei o que fazer... Estes kit's que tenhom estado a ver são com botija de 0.5Kg, embora vá depois adquirir uma de 2 Kg, ficando a de 0,5 de backup enquanto a outra vai para encher. O meu aqua: - 120*50*70 (+/ 400L) - dois filtros (RENA XP3 mecanico e TETRATEC 1200 biologico) - Esterilazor UV TETRA de 5W - Iluminação 4 x 35W Citar
Zélito Publicado: Janeiro 24, 2011 Publicado: Janeiro 24, 2011 Pelo que li aqui (e desde já os meus agradecimentos ao Marc pelo exelente post sobre o assunto) e pelo que me foram indicando nas lojas da especialidade cheguei à conclusão de que o melhor será um sistema com botija de 2Kg, valvula solenoide e com reactor em vez de difusor. Nas varias lojas o que me têm aconselhado, são sistemas ou da JBL, SERA ou READ SEA, que embora mais caros seram eventualmente melhores e mais seguros. boas. tenho 1 sistema de CO2 encomendado, como ainda n m chegou, sei apenas o que me disseram na compra. marcas a parte... sim! com valvula selenoide e o melhor! assim podes controlar o tempo em que a difusao de CO2 esta activa - ou seja, apenas qd tiveres as luzes do aqua ligadas. Mas afinal aquilo é bom ou não? Optimiza a utilização do CO2, como un reactor deve fazer, ou não? Tem todo o aspecto de um reactor, com a espiral, mas não se liga ao filtro e fica submerso no aqua, estando ligado a um bublle conter. sim e o melhor! mas n e mesmo necessario... mesmo pra 1 super aqua com 1 super plantado, n necessitas mesmo de 1 reactor externo... um BOM difusor e o suficiente. mas isso e 1 decisao pessoal. reactor externo pra alem de melhor (e mais caro) nao t ocupa espaço dentro do aqua... bem espero ter dado alguma ajuda. informaçoes melhores e mais detalhadas, podes obter mesmo com os vendedores, especialmente os de confiança lol. cumps Citar
snake-bit Publicado: Janeiro 24, 2011 Autor Publicado: Janeiro 24, 2011 Pois... Tenho estado a ver e já consegui encontrar algumas alternativas à JBL, que me parecem oferecer uma boa qualidade a preços mas baixos... Basicamente comprando á peça (embora tudo na mesma loja) e não em kit's de marca. No entanto gostava de ter o vosso feedback sobre o JBL. Acham que vale o esforço extra ou nem por isso? Quanto ao reacto... se comprar á peça estava a pensar neste: http://www.marinedepot.com/Aqua_Medic_CO2_Reactor_1000_CO2_Reactors_for_Aquariums-Aqua_Medic_USA-AQ7531-FICORA-vi.html É do genero dos da ADA, com grande capacidade de disolver bem o Co2, e tem as entradas e saidas largas, o que tambem é importante visto as tubagens do meu filtro serem muito largas (mesmo com este reactor ainda vou ter de meter redutores nas tubagens). Já agora outra questão... Se optar por meter o redutor mesmo á saida do filtro e meter umas tubagens mais finas. Isso pode danificar o filtro? Acham que o aumento de pressão na saida de agua pode ser demais para a turbina do filtro? O filtro é o XP3 da RENA Obrigado. Citar
Zélito Publicado: Janeiro 24, 2011 Publicado: Janeiro 24, 2011 Pois... Tenho estado a ver e já consegui encontrar algumas alternativas à JBL, que me parecem oferecer uma boa qualidade a preços mas baixos... Basicamente comprando á peça (embora tudo na mesma loja) e não em kit's de marca. No entanto gostava de ter o vosso feedback sobre o JBL. Acham que vale o esforço extra ou nem por isso? Quanto ao reacto... se comprar á peça estava a pensar neste: http://www.marinedepot.com/Aqua_Medic_CO2_Reactor_1000_CO2_Reactors_for_Aquariums-Aqua_Medic_USA-AQ7531-FICORA-vi.html É do genero dos da ADA, com grande capacidade de disolver bem o Co2, e tem as entradas e saidas largas, o que tambem é importante visto as tubagens do meu filtro serem muito largas (mesmo com este reactor ainda vou ter de meter redutores nas tubagens). Já agora outra questão... Se optar por meter o redutor mesmo á saida do filtro e meter umas tubagens mais finas. Isso pode danificar o filtro? Acham que o aumento de pressão na saida de agua pode ser demais para a turbina do filtro? O filtro é o XP3 da RENA Obrigado. eu vou comprar 1 kit! n t sei dizer a marca... ja estou a espera a 3 semanas. supostamente s n viesse hoje, o vendedor iria encomendar a outro fornecedor. tenho q falar com ele, depois qd o fizer, ponho me a par das marcas;) e digo algo aki. qto ao reactor externo, tb m apresentaram esse e mais outro semelhante. posso t dizer q e bom. supostamente akilo liga ao tubo q vai do filtro externo ate a flauta dentro do aqua (fica tipo em T). sinceramente n imaginei mto bem a montagem pq n tinhas as peças necessarias (nem experiencia) para o fazer, mas s quisesse mesmo... era akilo q faria. reduzir debitos de filtros... nada aconselhado. n e apenas simplesmente pelo aumento da pressao na turbina. isso n e problema (pelo menos a curto prazo)! no meu ehein externo ja lhe extrangulei 1 vez a saida por causa do barulho e n houve stress nenhum e nem e suposto haver desde q n exageres. simplesmente perdes e caudal e debito de agua por hora. ou seja, tens um bom filtro a funcionar menos do que era suposto pq ta estrangulado. quem perde e o aqua e a qualidade da agua. era a mesma coisa q tivesses 1 filtro mais fraco (em termos de debito)... por isso nao recomendo cumps Citar
snake-bit Publicado: Janeiro 25, 2011 Autor Publicado: Janeiro 25, 2011 Mas penso que reduzindo o diametro da mangueira não irei reduzir o debito... Ou seja o debito mantem-se o mesmo sairá é com mais pressão na flauta!! Ou estou errado? Citar
Zélito Publicado: Janeiro 25, 2011 Publicado: Janeiro 25, 2011 no teu caso (redução do calibre das mangueiras terminais) vai sair com mais pressao e talvez reduza um pouco o debito (mas isso n sei... depende sempre da redução que fizeres) se dizes q fazes um reduçao pequena... eu acho q podes ir em frente e experimentar cumps Citar
Recommended Posts