Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal!

 

A história do meu casal de Trichogaster leeri é um pouco estranha. Desde que os adquiri que o macho sempre afastou a fêmea com alguma violência. Assim que a consegue afastar, leva a boca à superfície e mantém-se imóvel numa tentativa frustrada de fazer bolhas. Esta situação é idêntica a um casal de colisas cobalto que tive, no entanto o macho conseguia fazer bolhas e lá ia construindo o seu ninho, ao contrário do macho trichogaster.

 

Mesmo tendo plantas como cabomba, musgos e riccia para o macho arrancar e fazer o ninho, o menino não lhes tocava... resolvi então ajudar com um tapete flutuante de riccia com uns 10 cm de lado. Prendi-o no canto mais reservado do aqua e esperei. Aumentei também a quantidade de vegetação de tal forma que se torna mais difícil para o macho e a fêmea se encontrarem tantas vezes.

 

Estas alterações levaram a que a situação se tenha invertido um pouco. O macho continua na sua tentativa frustrada de fazer bolhas, e agora a fêmea é que lhe dá com o rolo da massa. A menina apoderou-se da zona do tapete de riccia flutuante e não deixa o macho aproximar-se. Já tentei espreitar e nada de posturas.

 

E então, o que acham disto?

 

Cumps.

Ricardo Domingues

  • 2 semanas depois...
Publicado:

Olá

não sei se a resposta vai a tempo ou se na pratica ajuda mas cá vai.

Tens a certeza que é um casal? Macho tem barbatana dorsal mais cumprida, mais colorido (algum vermelho por baixo), mais comprido etc ?

Porque a femea afastar o macho é estranho.

Convêm teres a temperatura algo elevada por volta dos 27º

cumpr.

  • 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

António, obrigado pela resposta, a qual ainda está muito a tempo.

 

É um casal sim, a fêmea é mais gordinha e redonda, e ultimamente tem crescido sem parar, já faz mais que 2X's o macho. As cores são deslavadas.

 

Quanto ao macho, é o típico de todos os machos, é mais esguio, longo, barbatanas grandes e cor laranja forte na zona ventral, parecem agulhas a sair da barriga, e todas as cores são muito mais marcadas que as da fêmea.

 

A situação tem vindo a agravar-se, pois antes a fêmea corria com o macho para fora da zona do canto coberto com riccia, e agora corre com ele onde quer que esteja. Só há descanso quando ele se esconde no meio da vegetação.

 

Temperatura está pelos 27º a 28º.

 

Acho q a solução será mesmo separá-los, ou então compro mais machos para satisfazer a menina.

Editado por PSIQUICO

Ricardo Domingues