Recommended Posts

Publicado

Boas plle,

Peço a vossa ajuda urgente

Estou com uma praga de ictio no meu aquario e já não sei o ke fazer

Ja fiz tratamento com sHA2000 e sal e não resultou

O ke me aconselham?

Aki ficam algumas imagens para verem melhor o ke se passa

23012011img1451.jpg

Uploaded with ImageShack.us

23012011img1455.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Publicado: (editado)

Boas,

O Ictio é fácil de tratar, sem quaisquer riscos para a estabilidade biológica do aquário.

Já tratei de Ictio com o Esha EXIT com enorme racio de sucesso. Basta tirares o carvão do Filtro e deixar actuar conforme está nas instruções do producto. Só findados os 3 dias de tratamento é que se notam resultados, e geralmente passados 3 dias do fim do tratamento fica resolvido, já q o parasita continua alojado por uns dias, mesmo depois de morto..

Cumptrs

José.Dias

Editado por Spaar
Publicado:

aumenta a temperatur para 30º que isso desparece. se tiveres termostato...

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Publicado:

Desculpem a minha ignorância,

mas sou novo em peixes de água fria, sempre tive ciclideos africanos e nunca tive problemas…

ao aumentar a temperatura da água não vai afectar os peixes… visto que são peixes de água fria?

Começei hoje um tratamento com costapur da sera

espero conseguir resolver este problema

Publicado:

Boas,

outra coisa que ajuda é teres o aquario sem luz nenhuma, já que faz com o parasita abandone o corpo do peixe para se ir reproduzir, nessa altura é que os medicamentos são eficazes pois o parasita não tem o protecção da mucosa do peixe.

tenho ideia que ictio em peixes de agua fria é muito mais complicado de curar que em agua quente pois não existe grande possibilidade de subir a temperatura da agua a um nivel que promove o sistema de imuitario do peixe e o faz com o parasita se queira reproduzir mais rapidamente (abandono do corpo do peixe e nadar livre na agua).

Mas mesmo assim deves conseguir resolver isso num instante, dica muito util o tratamente tem de ser feito no aquario todo, a pessoal que tira os peixes afectados para outro aquario e trata lá o que faz com que o problema desse(s) peixe(s) seja resolvido mas não irradica os parasitas que já devem certamente andar pelo aquario principal.

Publicado:

obrigado pelas dicas.

as luzes do aquário estão desligadas… e sim, estou a fazer o tratamento no aquário todo...

vou aguardar para ver o que se passa nos proximos dias…

Vou dando noticias

Publicado:

Precisava da vossa ajuda mais uma x… desculpem estar a ser chato

Mas quando fui comprar o costapur, na loja disseram-me para meter 22 gotas por cada 40 litros de 2 em 2 dias.

Mas tenho vindo a ler qui no forum que o tratamento é feito durante 3 dias consecutivos?

Afinal… qual a maneira correcta para proceder ao tratamento?

Publicado:

a maneira mais correcta de proceder e fazendo o que a marca recomenda.

Cumps,

David Merino

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Publicado:

Sim… vou fazer como diz no folheto (22 gotas por 40 litros de 2 em 2 dias)

Embora não acredite no tratamento, pois não se vêm melhorias e tenho mais um habitante que não deve passar de hoje…

Axo que não vou conseguir salvá-los… o tratamento com esha 2000 foi dinheiro deitado fora… não teve nenhum efeito positivo no combate ao ictio, o costapur… parece-me que tb não faz efeito…

Não entendo… tive ciclideos africanos durante 8 anos e nunca tive pragas…

Com os peixes de água fria… é o que se vê… uma miséria…

Bom… de qualquer maneira, hoje meti o termostato a 22graus… sei que não é o suficiente para impedir o desenvolvimento do virus, mas tenho medo de aumentar mais a temperatura…

Tenho pesquisado na net e a temperatura para peixes de água fria não deve exceder os 24/25 graus.

Estou a ficar desesperado… já não sei o que fazer…

Publicado:

bom dia, olha já tive peixes de agua fria com temperaturas de 30 a 32º e não afectou em nada os peixes, podes subir a temp. sem problemas que ajuda o tratamento e sim faz o que a marca recomenda no folheto é o mais correcto e tem paciência que isso resolvesse tambem conta se já estão infectados ha muito tempo sabes que conta mais tempo tiver infectado mais tempo leva o tratamento, espero ter ajudado e boa sorte.

cumps.

l.f.

Luis Filipe

Publicado:

Bom… parece que há melhorias.

Hoje pareceu-me que os bichos tem menos sarampo… não sei se é impressão minha ou se está mesmo a desaparecer…

De qualquer maneira vou continuar com o tratamento até não haver nenhuma pinta nos bichos.

Espero não perder mais nenhum, pois desde o início da praga já perdi 7 peixes :(

Aumenta a temperatura durante uma semana e mete uma colher de chá com sal grosso no aquário, a temperatura deve ficar durante uma semana acima dos 28 graus para que o vírus deixe de se reproduzir, o sal mata o resto, como são peixes de água fria aguentam bem. O importante é que eles continuem a comer bem, se perderem o apetite é que é muito mau. A única coisa muito importante para não haver íctio é manter a temperatura sempre constante sem grandes variações. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Publicado:

Já meti sal grosso no aquário, e liguei o termostato nos 30graus, mas em 2 dias a temperatura da água só subiu 3 graus… para chegar ao 30 vai demorar 1 mês… lol)

os peixes que perdi nunca perderam o apetite… mas acabaram por morrer…

Os que restam até se atropelam para comer…

Uma coisa é certa… com esta praga aprendi uma lição. nunca mais volto a meter um peixe no aquário sem passar pelo menos uma semana em quarentena

Não é obrigatório que fique nos 30, acima dos 28 graus o ciclo de reprodução do vírus já está complicado e enfraquece. Logo vi que eram peixes vindos de loja, a maioria delas não têm aquecimento nos aquários de água fria e depois pimba... Para a próxima perde uns minutos a olhar para os peixes que vais adquirir com muita atenção, vê barbatanas se estão bem abertas, atitude do peixe, nado, e manchas, etc... Se eles estão a comer, aumenta um pouco a ração, com intervalos para não poluir a água em demasia, se eles estão debilitados precisam de se alimentar mais um pouco, lógico. Acho que a lição mais importante que devias tirar disso é que aquários de água fria também precisam de um aquecedor, mesmo regulado para temperaturas mais baixas continua a ser necessário. Boa sorte. Cumps.

Editado por Fernando_regio
Publicado:

boa noite pessoal, pois é acho que um termóstato é sempre útil eu acho que só comprei em lojas uma vez de resto tenho comprado sempre aqui no forum para mim é bem mais seguro, cumps.

luis filipe

Luis Filipe

Publicado:

Boas plle… preciso mais uma vez da vossa ajuda.

Os meus bichinhos parecem estar a melhorar, inclusive em alguns deles já não se vêm traços de ictio, noutros ainda se vêm alguns pontinhos, e há um que está completamente cheio de pontos brancos, mas está bastante activo e alimenta-se bem…

A minha duvida é a seguinte, além de continuar com o tratamento, estou a tentar aumentar a temperatura da água para erradicar a praga, mas como tinha água fria no aquário, o meu termostato não consegue aquecer a água, ou seja… está ligado há 3 dias e a temperatura da água não passa dos 18/19 graus… (são muitos litros para aquecer, 250 litros).

Anteriormente com os ciclideos africanos, quando mudava a água do aqua, metia a água à temperatura de 27 graus e o termostato mantinha a água a essa temperatura, mas para a aquecer, não me parece que tenha potência…

como faço para elevar a temperatura aos 29/30 graus?… alguma dica?

Será que tenho de comprar um termostato mais potente?, ou se meter a água já quente como fazia com os ciclideos, não vai prejudicar os peixes?

Publicado:

boas olha em principio esse tremostato deve ser pouco potente para tanta agua ou compras outro igual ou um mais potente normalmente na caixa diz para quantos litros o tremostato serve.

cumps.

luis filipe

Luis Filipe

Publicado:

Boas… problema de termostato resolvido, comprei um que dá para 300 litros, e a temperatura da água está a aumentar.

Todos os meus bixos já não têm traços de ictio excepto um que está cheio de pontos brancos (mas está bem activo)

Continuo com o tratamento até este ficar sem pontos brancos?

Outra coisa, hoje deparei-me com uma especie de filamentos brancos a boiar no aquário, com cerca de 3 a 7 cm, será isto o ictio?

Tirei-os de imediato do aquário com ajuda de um copo com medo que seja o tal ictio na gelatina.

Alguém me pode esclarecer sobre o ke serão estes filamentos e a sua proveniência?

Os filamentos em questão parecem fios de cabelo, mas brancos (talvez um bocadinho mais expessos que o cabelo)

Cumps

JRocha

Publicado:

atenção podem ser parasitas

Luis Filipe

Publicado:

sim pode ser também o melhor era uma foto mesmo

Luis Filipe

Publicado:

pessoal, desde já quero agradecer por toda a ajuda que deram…

não há mais sinais de ictio nos meus pensionários :)

quanto aos "filamentos brancos"… não os voltei a ver, de certo que eram dejectos.

Neste momento mantenho a temperatura a 23graus e os peixes estão muito mais activos… parecem felizes :)

Vou aguardar umas 2 semanas antes de substituir os que não resistiram à praga de ictio, e vou mantê-los uma semana em quarentena antes de os meter no aquário principal.

Estava a pensar comprar umas coridoras para limpesa do fundo, mas axam que vão se dar bem com temperaturas de 20/23 graus?

Aconselharam-me também a meter algum sal a cada mudança de água para evitar o ictio, mas já li que as coridoras não se dão bem com o sal.

Existe alguma especie mais resistente?…

O que me aconselham?

Cumprimentos

jRocha