Recommended Posts

Publicado

Boas! :roll:

Tenho uma dúvida: seria possivel iluminar um aquário só com LED's?

É que comprei uns para um trabalho (leds de alto brilho) e aquilo dá um luz muito forte!

A questão é se seria suficiente para um plantado! (queria ter cerca de 150w!)

Porque não sei de quantos watts é o led nem qual é a temperatura de cor da sua luz e todas essas coisas importantes para um plantado... :twisted:

Trust No One - not even a fish! :wink:

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Publicado:

Pois não faço mesmo ideia de quantos watts terão.. alguém sabe ao certo? Há alguma forma de ver isso?

Se tivessem 1watt ainda era viável...

O problema é se a luz realmente não faz efeito nas plantas...

Dizes isso porquê? Tem a ver com a caracteriztica da luz?

Publicado:

Os leds de alto brilho brancos teem uma temperatura de cor tipica de 6400K. com pico de emissão no azul e fósforo na epoxi que faz a divisão do espectro...ficando com um espectro bastante completo.

A questão é que mesmo com leds de alto brilho...vais precisar de muitos...e para teres uma boa eficiencia energética vais ter que ter uma fonte que debite exactamente a tensão que necessitas, ja que fazeres queda de tensão com resistências é um desperdicio de energia brutal.

Quanto á potência emitida...faz as contas e vais ver que cada um teem algumas décimas de watt....os de superfluxo com 4 terminais teem mais potência e depois tens os mais recentes Luxeon...só que o preço é proibitivo.

As plantas crescem bastante bem com iluminação a leds...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Just_me pq dizes q precisas d mtos led's?

Eu estou a fazer um trab pra fac com led's d alto brilho (tenho d fazer uma lanterna) e só com 3 led's desses tu tens uma zona iluminada muito grande e com um foco d luz mt potente tb! Pela experiência q já tive com eles, diria q uma estrutura de 10 led's com respectivo reflector seriam suficiente para um aqua d 60/80 cm! estou a falar d led's com 5mm e q funcionam a 1,5v.

Publicado:

Oi!

Just_Me podias explicar isso um pouco melhor? não percebo nada disto e essa linguagem foi um pouco técnica demais para mim... :twisted::roll:

Não é possivel ligar um conjunto de leds a uma tomada? (disseram-me que teria que liga-los a um tranformador certo? isso é dificil de fazer?)

Iria consumir muito?

O que é uma "queda de tensão" ?

E quanto aos preços desses ultimos LED's que falaste, é coisa para custar mais ou menos quantos, sabes?

É que o meu pai comprou uns LED's de alto brilho por um preço muito barato mesmo!

Publicado:

Explicando um pouco: Um LED não é uma lâmpada mas sim um semicondutor, mais propriamente um diodo (LED=Light Emiting Diod). Como tal:

1- é polarizado, tem + e -. Se fôr ligado ao contrário ou não acontece nada, ou, se a tensão fôr elevada, queima.

2- Quando conduz tem aos seus terminais cerca de 0,7V. Ou seja, se o ligares a 12V tens de ter uma resistência em série para "absorver" os outros 11,3V. A tal queda de tensão e um desperdício de energia de cerca de 90%!

3- Os LED não têm uniformidade de côr. mesmo LED's do mesmo lote vaiam bastante a côr e a intensidade entre eles. Além disso o seu espectro é extremamente limitado.

4- Emitem mais para os lados do que para a frente. Tens que arranjar um reflector.

5- são bastante baratos e nada os bate em eficiência mas por estes motivos e outros ainda são pouco muito utilizados em iluminação. Mesmo para fazer farolins de automóveis só agora começaram a ser usados. Porque será?

Claro que será uma experiência divertida montá-los e ver os resultados. Na net descobres montes de informações sobre como ligá-los e não é díficil. Força nisso!!! :)

Publicado:

vou discordar em algumas coisas:

piccolo: com 3 leds vês no escuro...com uma lampada de 1 W tambem...com uma lampada de 15W iluminas uma sala...e no entanto está muito longe de chegar para um aquario!

Acredita ja fiz testes de luminosidade e para iluminar um aquario decentemente das dimensões do que falaste estarias com uma coisa de entre 50-100 leds de alto brilho comuns. Depois ainda há os de superfluxo com 4 patas que ja permitem dissipação de potência maior e por fim os luxeon que ja atingem potências de 5W mas que precisam de dissipadores na parte traseira e que são bixos para custar mais de 5-10 euros por led...

a impresão que tens de ser muito potente é porque tipicamente os leds de alto brilho vendidos no mercado teem 15º de abertura...o que significa que 90% da luz por eles emitida está concentrada num cone com 15º de abertura, enquanto que uma lampada emite a 360º.

os leds brancos...tipicamente não funcionam no seu máximo a 1,5....é mais perto dos 2,8v até 3,5 dependedo do tipo de substrato utilizado. Tens de ver as especificações do fabricante.

Xlifes...tens de os ligar a um transformador, não é muito complicado....é preciso é saber :) para fazer uma moonlight não consomem muito...para iluminar um aquario em substituição...sim!

Dick Dastardly....

Quando conduz tem aos seus terminais cerca de 0,7V.
nem todos os diodos teem uma queda de tensão de 0,7V :cry: tens os de germânio que teem uma queda de tensão inferior e no caso dos leds esse valor é bastante superior, dependendo dos leds...os vermelhos teem a menor queda de tensão, os azuis e brancos a maior (são basicamente a mesma tecnologia, mas os brancos são azuis com fosforos á frente).
3- Os LED não têm uniformidade de côr. mesmo LED's do mesmo lote vaiam bastante a côr e a intensidade entre eles. Além disso o seu espectro é extremamente limitado.

Os leds variam um pouco sim, já que são feitos por deposição e dopagem...e um átomo a mais um átomo a menos faz variar as coisas...e por isso todos os leds são depois testados e separados por "bins" = caixotes de acordo com as suas caracteristicas e ai a variabilidade é bem menor.

4- Emitem mais para os lados do que para a frente. Tens que arranjar um reflector.
isso é falso...alias é dificil arranjar leds nas lojas normais de electronica que tenham emissão em mais de 30º (ou seja 90% da emissão concentrada num cone de abertura 30º á frente do led)

5- são bastante baratos e nada os bate em eficiência mas por estes motivos e outros ainda são pouco muito utilizados em iluminação. Mesmo para fazer farolins de automóveis só agora começaram a ser usados. Porque será?

Não é verdade. Para a mesma potência os leds não são os mais eficientes. E só agora começaram a ser bastante baratos para as potências requeridas pelos construtores.

Um led branco é meos eficiente que uma lampada fluorescente! Um led vermelho é muitas vezes mais eficiente que uma lampada incandescente. E muito mais ainda se depois da lampada for colocado um filtro para deixar apenas passar o vermelho ou o amarelo, como é o caso dos carros! Nestes casos o led é muito mais eficiente. Não só porque por si teem um eficiencia alta(maior que as incandescentes, ainda menor que as fluorescentes) como porque teem a sua emissão concentrada na "cor" que se quer.

Mas os leds são uma tecnologia que nos ultimos dois anos evoluiu bastante com novas descobertas nas nano-tecnologias e na fisica do estado sólido e o ojectivo é em fins de 2006 os leds brancos serem mais eficientes que as lampadas fluorescentes, utilizarem menos material e por isso serem mais baratos!

Até lá...usam-se onde faz sentido serem usados....lanternas, interruptores, semaforos, avisos...etc...já há milhentas boas aplicações para leds...mas ha muitas que ainda nao o são!

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Eu agora fou fazer a experiencia vou montar uma calha com leds para o meu nano.

Ando em fase de estudos mas em principio vou usar os de alto brilho.

Publicado:

Obrigado pelas explicações Just_Me! :wink:

Ok, mas supondo que consigo 100 LED's de alto brilho por um preço razoável...

Que problemas poderia ter se os quisesse usar para iluminação do aqua?

Consumo? Fiquei com idea que, se cada um consome apenas 1,5 volts não seria assim muito... pelo menos comparando com uma calha normal...

Não haveria o problema de "cegar" os peixes?

Desculpa insistir nisto mas é que me disseram que os led's sao mesmo muito potentes... 100 led's apontados pros peixes "assustam-me" um bocado...

Para fazer a tal ligação a um tranformador onde me teria que dirigir? qualquer electrecista consegue fazer isso?

Desculpa tantas perguntas :wink:

Obrigado!

Publicado:

há uma coisa que se estão a esquecer!

Os led's podem ser ligados em série!!!

Se se fizer isso o consumo electrico é baixo e não é necessário utilizar os transformadores, ficando a calha mais barata!

Se fizer as contas a:

230vac X raiz de 2 = 325V (isto é o valor de pico da rede electrica)

daqui tiramos 25 V para termos margem garantindo assim que mesmo que haja oscilações na tensão de rede, os leds acendem sempre!

Para sabermos qts leds podemos ligar em serie, e assumindo 2.5V de queda de tensão média por led branco, chegamos a:

300/2.5=100 Led's

Qt a corrente necessária por led branco não sei qt é! só pesquisando, mas como exemplo, vamos assumir 25mA.

Como os 100 Led's são ligados em serie, a corente total é 25mA, logo por cada circuito série que quisessemos ligar, tinhamos:

325V * 0.025 A = 8Watts

Falta só calcular a resistencia para colocar em serie com os leds!

que dá:

25 V / 0.025A = 1000 Ohms

Para ligar 200 Led's, pega-se neste circuito e repete-se! por aí em diante...

Nota: Para se obter os 325V, basta comprar uma ponte rectificadora para 1000V e alimenta-la com a tensão de rede! Para aumentar a eficiência coloca-se um condensador electrolitico à saida da ponte rectificadora, que suporte pelo menos 500V. Qt a valores de condensadores, tenho que fazer outras contas que agora não tenho de cabeça...mas um bom ponto de partida é 2000microF.

Isto tudo porque ouvi aqui dizer que queriam experimentar fazer uma calha a leds!

Eu sinceramente, acho que os led's não produzem luz suficiente para chegar ao fundo do aqua, mas se quiserem tentar, têm aqui uma ideia com os principais calculos feitos!

Bom, como eu já não mexo em electrónica à 6 anos, se alguem com a matéria fresca reparar em alguma bacorada, diga!!! :wink:

espero ter ajudado!

Cpmts,

João

202_178.png

Publicado:

Mais uma coisa que eu me esqueci muito importante!!!!

CUIDADO COM AS MÃO À SAIDA DA PONTE RECTIFICADORA!!!

PRINCIPALMENTE COM O CONDENSADOR COLOCADO!!!!

DE CERTEZA QUE NINGUEM VAI QUERER EXPERIMENTAR APANHAR UM CHOQUE DE 325V DC !!!!!!!!!!!!!!!!

Cpmts,

João

202_178.png

Publicado:

Está tudo muito bonito...mas! ligar tudo em série é condenar isso logo á partida!

os leds não são todos iguais...logo nao fazem as mesmas quedas de tensão. Assim uns estariam a ser sobrecarregados em relação a outros! mais cedo ou mais tarde com um pico de tensão ou mesmo por esforço continuado o semi-condutor iria envelhecer e portanto o led iria deixar de conduzir...e pumbas...para tudo e nós nem sabemos qual está avariado!

Como os leds teriam de ser soldados seria preciso testar 1 a 1 para saber qual o danificado.

Para além disto a eficiencia máxima do led deve ser dada pelo fornecedor de acordo com os "bins" em que foram colocados ..assim uns teem um eficiencia máxima em quedas de tensão e portanto em correntes bem diferentes uns dos outros! e como a curva de eficiencia é bem estreita estariamos com perdas grandes de eficiencia! e mesmo sem picos de tensão estariamos a danificar alguns dos leds.

O que é recomendado fazer é arranjar uma fonte comutada de potência e ter uma resistência por led a fazer a queda de tensão de ajuste. È tambem vulgar fazer associações de leds em paralelos de séries. Ou seja, ligar alguns leds até ficar perto de 12V e utilizar a resistencia a fazer a queda para os 12V, assim os leds nao se condicionam tanto uns aos outros e se deixar de funcionar, é so verificar o grupo "estragado".e depois colocar estes grupos em paralelo.

A eficiencia de fontes comutadas anda por volta dos 90e tal % e tem a saida regulada e bastante estabilizada! exemplo: fontes de pc...

Para além disso é bastante mais seguro ja que temos apenas 220V á entrada da fonte e á saida 12V o que nao dá sequer para vencer a resistencia da pele e "apanhar um choque".

xlifes...1,5V não é cosumo...é tensão...a potencia mexe com a queda de tensão e corrente.

Para fazeres a 1,5V terias de ter um transformador de elvada corrente á saida, fazendo as contas a 20ma 100 leds..dá 20A!!! é muita fruta. O melhor mesmo é fazer as tais associações ja que consegues ir para valores bem mais razoaveis de corrente e tensão! Um electricista...que tenha paciencia para soldar 100 leds... depois tens de arranjar fios que aguentem essas potências sem grandes perdas ...

Quanto a cegar os peixes não te preocupes...

Publicado:

sinceramente acho que não terias problemas devido a diferenças de queda de tensão, até porque normalmente elas são bastante pequenas!! (na ordem dos 0.1V ) Além do mais, se comprares led's do mesmo lote, as diferenças não são nada de expressivo!

Mas mesmo que existam diferenças, como a corrente é a mesma no circuito serie total, o que vai acontecer é que alguns leds vão ter mais brilho que outros, mas a olho não vais notar...

Qt ao prblema de flutuações de tensão que falas, é verdade. se a variação for grande pode mandar tudo ao ar, mas tb te podes proteger disso!

Para garantires que a corrente não varia (ou pelo menos que varia menos), colocas uma fonte de corrente em serie com os led's. Assim passa a ser a resistencia a arcar com as diferenças de potência! Porque nos led's, tanto a corrente como a queda de tensão não varia, logo a potencia por led tb não! ;)

são alguns exemplos!

Qt a teres 230V a alimentar o circuito não vejo nada de mal!, num sistema tradicional tb tens! :(

Só se tem que garantir a estaquicidade da calha! ;)

É claro que isto é tudo teoria! para vermos como as coisas funcionariam, tinhamos mesmo que montar! :oops:

abraço!

Cpmts,

João

202_178.png

Publicado:

Posso-te dizeer que já montei coisas na ordem dos 80 leds...e se quiseres posso-te dizer que infelizmente já tive algumas despesas por causa de leds "queimados".

Acredita que as diferenças são maiores que 0.1V especialmente nos de alto brilho.

Depois tens o envelhecimento da junção que faz com que o led ao longo da vida se altere e ai é que começam os problemas

Posso-te dizer ainda que para partir para coisas mais avançadas com leds a ligação em paralelo permite brincar mais. Por exemplo para regular o brilho com PWM (pulse width modulation) é mais fácil trabalhar usando 5 ou 12V, enfim... não vou adiantar muito mais por agora até porque tenho um projecto em curso para uma coisa que vai muito mais para além da calha de iluminação, mas que por si só não o pretende ser...digamos antes, um bom complemento.

Felizmente projectos tenho muitos, mas o tempo é escasso!

Quanto a 12v e 220 ...eu sei...mas se um circuito com 12v ´por acaso entrar em contacto com a agua podes continuar a meter as maõs lá dentra á vontade e com 220V não, tendo as duas opções, prefiro a primeira

A somar a isso temos que uma fonte comutada é bem mais eficiente que uma ponte rectificadora + resistencia e que permite maior controlo, Juntas tudo isto e vês que parece começar a bater tudo certo

Pedro Alves

Publicado:
Posso-te dizeer que já montei coisas na ordem dos 80 leds...e se quiseres posso-te dizer que infelizmente já tive algumas despesas por causa de leds "queimados".  

Acredita que as diferenças são maiores que 0.1V especialmente nos de alto brilho.  

Depois tens o envelhecimento da junção que faz com que o led ao longo da vida se altere e ai é que começam os problemas  

Posso-te dizer ainda que para partir para coisas mais avançadas com leds a ligação em paralelo permite brincar mais. Por exemplo para regular o brilho com PWM (pulse width modulation) é mais fácil trabalhar usando 5 ou 12V, enfim... não vou adiantar muito mais por agora até porque tenho um projecto em curso para uma coisa que vai muito mais para além da calha de iluminação, mas que por si só não o pretende ser...digamos antes, um bom complemento.  

Felizmente projectos tenho muitos, mas o tempo é escasso!  

Quanto a 12v e 220 ...eu sei...mas se um circuito com 12v ´por acaso entrar em contacto com a agua podes continuar a meter as maõs lá dentra á vontade e com 220V não, tendo as duas opções, prefiro a primeira  

A somar a isso temos que uma fonte comutada é bem mais eficiente que uma ponte rectificadora + resistencia e que permite maior controlo, Juntas tudo isto e vês que parece começar a bater tudo certo  

Pedro Alves

Boas!

Ok se já montas-te tás em vantagem a relação a mim!

É como te digo, da minha parte é só teoria! :D

Abraço

Cpmts,

João

202_178.png

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Publicado:

É perfeitamente possivel

Deixo-vos uns link's muito esclarecedores sobre a situação...

Este explica as diferenças entre intensidades luminosas, fluxo luminoso, e feixe luminoso...

http://www.gizmology.net/LEDs.htm

Este é um data sheet dum led de alto brilho ( no caso não é branco, mas dá pa ter uma ideia...

http://www.fairchildsemi.com/ds/HL%2FHLMP-1719L.pdf

Divirtam-se aprendendo :shock:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!