Pseudosphromenus dayi (brown spike tail paradise fish)


Recommended Posts

Boas,

 

venho aqui mostrar algumas fotos dos meus Pseudosphromenus dayi, é uma especie de fácil manutenção e bem bonita, não é uma especie muito comum no nosso pais mas aqui no forum já vi fotos de outros membros.

Tenho 7 peixes desta especie e desconfio que tenho 3 machos e 4 fêmeas, já os tenho à algum tempo e desde à uns meses pra cá que de vez enquando aparece um pequeno ninho de bolhas a ser guardado por um dos machos.

São minimamente agressivos mas nada que se pareça com Bettas ou com os Peixes Paraiso "normais", de vez enquando vejo umas pequenas lutas, mais entre machos mas também com fêmeas, mas nada de especial, convivem bem os sete no mesmo aquário mas já reparei que os machos se mantêm mais num certo sitio como se tivessem formado territorios.

 

Existe bastante informação disponível sobre esta pequena especie de anabantideo, podem ver uma ficha com mais detalhes aqui.

 

Fotos:

DSCF0308.jpg

 

DSCF0319.jpg

 

DSCF0320.jpg

 

DSCF0322.jpg

 

DSCF0347.jpg

 

DSCF0343.jpg

 

 

Um suposto macho

DSCF0344.jpg

 

 

Outro suposto macho

DSCF0346.jpg

 

 

uma suposta fêmea

DSCF0345.jpg

 

 

Um casal e o que resta do ultimo ninho de bolhas que fizeram, ainda se consegue ver uns ovos que nunca chegaram a eclodir e foram abandonados com o que resta do ninho.

O macho é o que vai á frente.

DSCF0310.jpg

DSCF0321.jpg

DSCF0333.jpg

 

 

Percorrem o aquário todo mas adoram andar no meio das plantas e é onde se encontram a maioria do tempo.

DSCF0336.jpg

 

Peço desculpa pela qualidade das fotos mas a máquina é mázinha e o fotografo pouco percebe dela.

 

Hugo.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Quando tiveres descendencia estas a pensar vender uns exemplares aqui no forum ?

 

Boas,

 

ainda não tinha pensado nisso, já tenho descendencia mas são poucos, tenho 3 alevins mas estes vou ficar com eles.

De vez enquando lá aparece um ninho de bolhas e vejo o macho a guardar o ninho.

Se tiver mais criação logo vejo se dispenso alguns.

 

Abraço, Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...