Recommended Posts

Publicado

Olá boas

Quero pedir a vossa opinião e ajuda para seguinte questão:

Vou montar um novo aquário com 180x60x60, e estou indeciso sobre se hei-de fazer uma, ou duas colunas secas.

Não sei se haverá mais eficiencia com duas colunas secas ou chega só uma.

desde já obrigado pela vossa participação

cumprimentos

afonso

Publicado:

tenho um aquário de 187x50x66 cms que comprei usado e tem 2 colunas secas, uma a cada canto do aquário.

Se queres que te diga, não vejo grande vantagem no uso de 2 colunas, a não ser:

- Redundância. Se alguma das colunas secas "entupir", a outra garante fluxo para a sump. mesmo com uma coluna seca, podes implementar "Redundância" com o chamado "tubo ladrão"...

- Melhor escumação à superficie. No meu caso, ambas as colunas secas recolhem a água à superficie do aquário. Como tenho duas, uma em cada canto do aquário, são bastante eficazes a eliminar a chamada "gordura" na superficie da água... Mas, mais uma vez, não é argumento decisivo para se construir o aquário com 2 colunas secas em vez de uma...

Fora estas duas vantagens relativas, não vejo grandes argumentos para optares por 2 em vez de 1...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Olá bom dia

obrigado Paulo e Filipe, os vossos comentários foram uma ajuda nas dúvidas que tinha, a opção de uma única coluna ao centro é de considerar.

fica a promessa que, quando iniciar a montagem deste novo aquário, abrirei um novo tópico para a respectiva divulgação do mesmo

mais uma vez obrigado pelo ajuda.

um abraço

afonso

Publicado:

Pela experiência que tenho adquirido, não vejo necessidade de 2 colunas secas.

Tanto pode ficar a meio do vidro de trás como numa das laterais. Já ajudei a montar aquários acima dos 2mt, com as 2 localizações. Devemos ter em atenção que para aquários grandes temos uma superfície maior, e para que a mesma seja devidamente limpa devemos ter uma coluna seca um pouco maior. A dimensão da mesma depende também da bomba de retorno, dado que quanto mais potência tiver maior terá de ser o furo de escoamento.

Normalmente opto por uma coluna a meio. Só em aquários que têm a faces maiores à vista, opto por colocar numa das laterais.