Alternativas a Filtros Ext. Duvida Sumps e Sistemas overflow


Recommended Posts

Boas, como os filtros externos estão cada vez mais caros, e para um aqua de 540 litros teria que investir e bem em filtragem, começo pensar cada vez mais num sistema alternativo, a sump. Gostaria de perguntar, para quem usa sumps, tanto em doces como em salgados, sem furar o aquário, que sistemas têm ? Andei pesquisar, e encontrei uns esquemas, de quem são não sei, mas espero que não se importem, cá vão as imagens :

 

pic173327hb.jpg

 

overflow5vy.jpg

 

Agora as perguntas :

 

-> O nome destes sistemas é overflow certo ?

 

-> Será possivel usar o conjunto que suga a água de um filtro (Tubo In mais mangueira com uma torneira na ponta) estando esse tubo a sugar 1 cm abaixo do nivel água?

 

Porque se o meto a sugar no fundo como os filtros exteriores, se falta a luz, a bomba para de mandar água e inundo a sump vazando o aquario e inundando a casa certo? Há alguma alternativa de segurança para evitar que isto aconteça?

 

-> Seguindo o esquema, a torneira iria dar a sump, depois a sump teria os diversos compartimentos que ainda terei que ver em esquemas, e de seguida ligaria a power head que elevaria a água para cima de novo para o aqua, certo?

 

-> São fiáveis estes sistemas? Prós e contras ?

 

Se possível, quem tenha destes sistemas em casa, poder postar fotos, ou enviar por email FilipeCaturra@netcabo.pt, com os pormenores desde a saida da água, passagem pela sump e retorno ao aqua, era muito bom :wink:.

 

:shock:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho exactamente as mesmas duvidas que tu, vou estar atento a este topico.

 

O meu sistema so difere no tamanho dos aquarios, quero ter 8 de 5L e quero ter uma sump para fazer filtragem de todos eles e a agua estar sempre a renovar. Estou a tentar preceber qual a melhor forma de realizar um overflow para estes aquarios pequenos.

<span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já andei a partir pedra nessa area....

No meu próximo aquário, para a sala, que vai ter 700ltrs, vou fazer uma sump! :twisted:

 

Pelo que li, o exemplo da 1ª foto é fiavel!!!

 

a segunda duvido que funcione!!porquê???

Eu explico!

 

Se faltar a luz e a bomba parar, a agua que está a ferrar o cotovelo, é sugada para a sump por gravidade.... A não ser que, na ultima curva antes da saida de agua, exista algum buraco com um respirador adaptado para o ar entra normalmente!! assim funciona na boa!!!!

 

espero ter-me feito entender... :roll:

 

se não, perguntem! :wink:

 

espero ter ajudado,

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi,

 

Não tenho sump nos meus aquários mas para mim a sump mais facil de construir é outro aquario com a mesma profundidade e altura que o 540litros que tens (ou vais ter).

 

http://www.iespana.es/aquagarden/

 

Está na página principal: "CONSTRUCCIÓN DE UN FILTRO EXTERIOR MODULAR"

 

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

a segunda duvido que funcione!!porquê???  

Eu explico!  

 

Se faltar a luz e a bomba parar, a agua que está a ferrar o cotovelo, é sugada para a sump por gravidade.... A não ser que, na ultima curva antes da saida de agua, exista algum buraco com um respirador adaptado para o ar entra normalmente!! assim funciona na boa!!!!

Não querendo passar por entendido na matéria, visto não o ser, queria só fazer um comentário ao que escreveste, jalves.

 

Dizes que se falhar a luz a bomba para e a água que tá no cotovelo passa para a sump por gravidade. Tudo bem, concordo plenamente contigo, mas esse volume de água, que eu saiba, é desprezável face à litragem da sump. A sump concerteza não vai trabalhar cheia. Quando falta a luz, apenas essa parte de litro que se encontra nos cotovelos e nos tubos out-take vai ser enviada para a sump e mais nenhuma (a não ser que os peixes abanem muito a água e esta comece a entrar para o overflow :))

Esta é a análise que eu faço ao funcionamento do 2º sistema. Não posso garantir que esteja 100% correcto, mas creio que é assim que acontece...

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

a segunda duvido que funcione!!porquê???  

Eu explico!  

 

Se faltar a luz e a bomba parar, a agua que está a ferrar o cotovelo, é sugada para a sump por gravidade.... A não ser que, na ultima curva antes da saida de agua, exista algum buraco com um respirador adaptado para o ar entra normalmente!! assim funciona na boa!!!!

Não querendo passar por entendido na matéria, visto não o ser, queria só fazer um comentário ao que escreveste, jalves.

 

Dizes que se falhar a luz a bomba para e a água que tá no cotovelo passa para a sump por gravidade. Tudo bem, concordo plenamente contigo, mas esse volume de água, que eu saiba, é desprezável face à litragem da sump. A sump concerteza não vai trabalhar cheia. Quando falta a luz, apenas essa parte de litro que se encontra nos cotovelos e nos tubos out-take vai ser enviada para a sump e mais nenhuma (a não ser que os peixes abanem muito a água e esta comece a entrar para o overflow :))

Esta é a análise que eu faço ao funcionamento do 2º sistema. Não posso garantir que esteja 100% correcto, mas creio que é assim que acontece...

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

 

Boas Luís.

 

Nisso tens toda a razão!, mas não era por aí que eu tava a dizer que não funcionava!

Se por gravidade o cotovelo ficar "desferrado", qd voltar a energia a agua não atravessa o cotovelo!!! porque este está mais alto que o nivel de agua do aqua! Nem mesmo, imaginado que tens agua suficiente na sump para fazer o aquario encher ao máximo, a agua vai passar o cotovel! Antes disso já andas com a esfregona na mão!! :)

 

Era mais por aqui que eu tava preocupado!

 

Abraço,

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom

 

Tenho aqui em casa uma sump de 200L dividida ao meio, a funcionar como sistema de filtragem para 2 aquários de 250L.

Neste periodo já aprendi algumas coisas que posso partilhar.

 

1- Os tubos de retorno nunca devem ficar muito abaixo da superficie, isto porque se faltar a luz o tobo de retorno transforma-se num sifão.

2- Captação de água à superficie faz um sistema seguro mas a dificuldade está em ferrar o sistema de novo no caso de falha de energia. O sistema tem que ferrar por si.

3- A captação de água à superficie, deixa os detritos no fundo, algo que obriga a sifonar o fundo regularmente para evitar depósitos. No caso de peixes que gostem de brincar no fundo existe sempre uma nuvem de poeiras na coluna de água, bastante desagradável à vista.

4 - O ideal é captar água a meia água, ou perto do fundo. Para fazer isso na sump tem que existir um mecanismo semelhante às valvulas de autocolismo (conjunto de valvula + boia) , mas este mecanismo tem que ser vigiado com cuidado pois com os detritos e algas a tendencia será que entupa, ou que deixe de vedar, algo preocupante.

5- A outra alternativa é usar uma válvula de corte automático que corte a água assim que faltar a luz. São mecanismos eficazes mas caros.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando me refiro aos tubos de retorno refiro-me aos que levam a água de novo para o aquário, sendo portanto tubos submetidos a pressão.

 

A não ser que coloques valvulas anti-retorno nesses tubos, ou que a bomba que uses só deixe passar água num sentido (o que não é o caso das powercompacts que encontras por aí) , colocar tubos de retorno abaixo da superficie da água é meio caminho andado para ter uma inundação em caso de falha de corrente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola Zanito

Fui eu que coloquei o primeiro esquema no forum. Mas como tenho 7 aquarios que se servem do mesmo sump apliquei outro sistema que se tornou muito mais simples:

Coloquei em cada aquario na parte lateral um furo de 1" na parte de cima a 6 cm do topo do vidro utilizando um T para vedar a parte de dentro, sendo uma ponta para vedar a água ao ligar ao tubo por onde sai a agua, a outra ponta fica para cima de maneira que fique fora a água, e a outra ponta fica ligada para o fundo do aquario para apanhar a que vai saír.

QUANDO HA FALTA DE ELECTRICIDADE a agua só sai até ao nivel do buraco de saída pois a parte de cima do T começa a meter ar e não deixa sais mais água.

Só recomendo que o buraco de saída seja maior do que o de entrada.

A eguir envio uma fofografia que não é muito explicita mas dá para entender. Se tiver dúvidas diga que eu procurarei explicar melhor

Pic_173_10.jpg

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Desculpem estar a intrometer-me mas estou com as mesmas dúvidas e descobri um esquema na net que me apreceu interessante e que não difere muito do que foi já apresentado... será que podem opinar

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=147539#147539

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vejam este tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=durso

 

Parece-me um sistema mais fiável do que o segundo esquema aqui apresentado...

 

Já viste este link?

Vê que vale apena :)

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como os filtros externos estão cada vez mais caros, e para um aqua de 540 litros teria que investir e bem em filtragem, começo pensar cada vez mais num sistema alternativo, a sump. Gostaria de perguntar, para quem usa sumps, tanto em doces como em salgados, sem furar o aquário, que sistemas têm ? Andei pesquisar, e encontrei uns esquemas, de quem são não sei, mas espero que não se importem, cá vão as imagens :

 

pic173327hb.jpg

 

overflow5vy.jpg

 

Agora as perguntas :

 

-> O nome destes sistemas é overflow certo ?

 

-> Será possivel usar o conjunto que suga a água de um filtro (Tubo In mais mangueira com uma torneira na ponta) estando esse tubo a sugar 1 cm abaixo do nivel água?  

 

Porque se o meto a sugar no fundo como os filtros exteriores, se falta a luz, a bomba para de mandar água e inundo a sump vazando o aquario e inundando a casa certo? Há alguma alternativa de segurança para evitar que isto aconteça?

 

-> Seguindo o esquema, a torneira iria dar a sump, depois a sump teria os diversos compartimentos que ainda terei que ver em esquemas, e de seguida ligaria a power head que elevaria a água para cima de novo para o aqua, certo?

 

-> São fiáveis estes sistemas? Prós e contras ?  

 

Se possível, quem tenha destes sistemas em casa, poder postar fotos, ou enviar por email FilipeCaturra@netcabo.pt, com os pormenores desde a saida da água, passagem pela sump e retorno ao aqua, era muito bom :?:.

 

:?:

 

 

Olá Zanito,

 

 

eu uso um sistema muito similar ao primeiro exemplo. Se quiseres mais detalhes sob ele, vai a este site e vê as duas descrições:

 

http://www.marineland.com/products/consume...r/con_tpsos.asp

http://www.marineland.com/products/consume...on_tidepool.asp

 

A unica coisa que tive de adicionar foi uma bomba submersa e tubagem de retorno.

 

O retorno da água é feito quase à superfície. Usei um tubo de PVC a toda a profundidade do aquário, perfurado com duas fiadas de buracos, perpêndiculares entre si. Assim consigo ter um fluxo de água para baixo e outro à superfície da água, para facilitar as trocas gasosas.

 

Sempre que a electricidade falta, esse tubo de retorno serve de sifão, como é normal, mas como ele está na horizontal logo perto da superfície, são poucos os litros que retornam para o Sump, antes de parar. O Overflow nunca desferra.

Logo que a electricidade volta, o circuito completa-se novamente e tudo fica a funcionar na perfeição.

 

Como curiosidade, o Tidepool II mais o Overflow vieram por cerca de 133€ de USA para cá, já com portes e seguros incluídos.

 

Quanto ao segundo Design, penso que funcionará bem, mas nunca nos devemos esquecer que o retorno tem de ser feito à superfície e de que a sump nunca está cheia de água. A minha aliás está meia e ainda tem muito espaço. Mesmo numa situação de falha, ela só fica cheia até 70-80% da capacidade total.

 

Como conclusão, tens toda a razão em passar para uma sump. São sistemas de filtragem muito mais eficientes que os canister, e só o facto de podermos dosear o seu fluxo ao utilizar bombas mais ou menos potentes, é excelente.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.