ZANITO Publicado Janeiro 18, 2005 Publicado Janeiro 18, 2005 Boas, como os filtros externos estão cada vez mais caros, e para um aqua de 540 litros teria que investir e bem em filtragem, começo pensar cada vez mais num sistema alternativo, a sump. Gostaria de perguntar, para quem usa sumps, tanto em doces como em salgados, sem furar o aquário, que sistemas têm ? Andei pesquisar, e encontrei uns esquemas, de quem são não sei, mas espero que não se importem, cá vão as imagens : Agora as perguntas : -> O nome destes sistemas é overflow certo ? -> Será possivel usar o conjunto que suga a água de um filtro (Tubo In mais mangueira com uma torneira na ponta) estando esse tubo a sugar 1 cm abaixo do nivel água? Porque se o meto a sugar no fundo como os filtros exteriores, se falta a luz, a bomba para de mandar água e inundo a sump vazando o aquario e inundando a casa certo? Há alguma alternativa de segurança para evitar que isto aconteça? -> Seguindo o esquema, a torneira iria dar a sump, depois a sump teria os diversos compartimentos que ainda terei que ver em esquemas, e de seguida ligaria a power head que elevaria a água para cima de novo para o aqua, certo? -> São fiáveis estes sistemas? Prós e contras ? Se possível, quem tenha destes sistemas em casa, poder postar fotos, ou enviar por email FilipeCaturra@netcabo.pt, com os pormenores desde a saida da água, passagem pela sump e retorno ao aqua, era muito bom . Citar
Pedro Pereira Publicado: Janeiro 18, 2005 Publicado: Janeiro 18, 2005 Tenho exactamente as mesmas duvidas que tu, vou estar atento a este topico. O meu sistema so difere no tamanho dos aquarios, quero ter 8 de 5L e quero ter uma sump para fazer filtragem de todos eles e a agua estar sempre a renovar. Estou a tentar preceber qual a melhor forma de realizar um overflow para estes aquarios pequenos. Citar <span style='font-size:6pt;line-height:100%'>Projecto Blue Moscow</span>
jalves Publicado: Janeiro 18, 2005 Publicado: Janeiro 18, 2005 Eu já andei a partir pedra nessa area.... No meu próximo aquário, para a sala, que vai ter 700ltrs, vou fazer uma sump! Pelo que li, o exemplo da 1ª foto é fiavel!!! a segunda duvido que funcione!!porquê??? Eu explico! Se faltar a luz e a bomba parar, a agua que está a ferrar o cotovelo, é sugada para a sump por gravidade.... A não ser que, na ultima curva antes da saida de agua, exista algum buraco com um respirador adaptado para o ar entra normalmente!! assim funciona na boa!!!! espero ter-me feito entender... se não, perguntem! espero ter ajudado, Citar Cpmts, João
Ivo Serralha Publicado: Janeiro 18, 2005 Publicado: Janeiro 18, 2005 oi, Não tenho sump nos meus aquários mas para mim a sump mais facil de construir é outro aquario com a mesma profundidade e altura que o 540litros que tens (ou vais ter). http://www.iespana.es/aquagarden/ Está na página principal: "CONSTRUCCIÓN DE UN FILTRO EXTERIOR MODULAR" abraços Citar Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 19, 2005 Publicado: Janeiro 19, 2005 Viva. a segunda duvido que funcione!!porquê??? Eu explico! Se faltar a luz e a bomba parar, a agua que está a ferrar o cotovelo, é sugada para a sump por gravidade.... A não ser que, na ultima curva antes da saida de agua, exista algum buraco com um respirador adaptado para o ar entra normalmente!! assim funciona na boa!!!! Não querendo passar por entendido na matéria, visto não o ser, queria só fazer um comentário ao que escreveste, jalves. Dizes que se falhar a luz a bomba para e a água que tá no cotovelo passa para a sump por gravidade. Tudo bem, concordo plenamente contigo, mas esse volume de água, que eu saiba, é desprezável face à litragem da sump. A sump concerteza não vai trabalhar cheia. Quando falta a luz, apenas essa parte de litro que se encontra nos cotovelos e nos tubos out-take vai ser enviada para a sump e mais nenhuma (a não ser que os peixes abanem muito a água e esta comece a entrar para o overflow ) Esta é a análise que eu faço ao funcionamento do 2º sistema. Não posso garantir que esteja 100% correcto, mas creio que é assim que acontece... Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo duarte Publicado: Janeiro 19, 2005 Publicado: Janeiro 19, 2005 Boas, Vejam este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=durso Parece-me um sistema mais fiável do que o segundo esquema aqui apresentado... Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
jalves Publicado: Janeiro 19, 2005 Publicado: Janeiro 19, 2005 Viva. a segunda duvido que funcione!!porquê??? Eu explico! Se faltar a luz e a bomba parar, a agua que está a ferrar o cotovelo, é sugada para a sump por gravidade.... A não ser que, na ultima curva antes da saida de agua, exista algum buraco com um respirador adaptado para o ar entra normalmente!! assim funciona na boa!!!! Não querendo passar por entendido na matéria, visto não o ser, queria só fazer um comentário ao que escreveste, jalves. Dizes que se falhar a luz a bomba para e a água que tá no cotovelo passa para a sump por gravidade. Tudo bem, concordo plenamente contigo, mas esse volume de água, que eu saiba, é desprezável face à litragem da sump. A sump concerteza não vai trabalhar cheia. Quando falta a luz, apenas essa parte de litro que se encontra nos cotovelos e nos tubos out-take vai ser enviada para a sump e mais nenhuma (a não ser que os peixes abanem muito a água e esta comece a entrar para o overflow ) Esta é a análise que eu faço ao funcionamento do 2º sistema. Não posso garantir que esteja 100% correcto, mas creio que é assim que acontece... Cumprimentos. Luís Fortunato Boas Luís. Nisso tens toda a razão!, mas não era por aí que eu tava a dizer que não funcionava! Se por gravidade o cotovelo ficar "desferrado", qd voltar a energia a agua não atravessa o cotovelo!!! porque este está mais alto que o nivel de agua do aqua! Nem mesmo, imaginado que tens agua suficiente na sump para fazer o aquario encher ao máximo, a agua vai passar o cotovel! Antes disso já andas com a esfregona na mão!! Era mais por aqui que eu tava preocupado! Abraço, Citar Cpmts, João
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 19, 2005 Publicado: Janeiro 19, 2005 Bom Tenho aqui em casa uma sump de 200L dividida ao meio, a funcionar como sistema de filtragem para 2 aquários de 250L. Neste periodo já aprendi algumas coisas que posso partilhar. 1- Os tubos de retorno nunca devem ficar muito abaixo da superficie, isto porque se faltar a luz o tobo de retorno transforma-se num sifão. 2- Captação de água à superficie faz um sistema seguro mas a dificuldade está em ferrar o sistema de novo no caso de falha de energia. O sistema tem que ferrar por si. 3- A captação de água à superficie, deixa os detritos no fundo, algo que obriga a sifonar o fundo regularmente para evitar depósitos. No caso de peixes que gostem de brincar no fundo existe sempre uma nuvem de poeiras na coluna de água, bastante desagradável à vista. 4 - O ideal é captar água a meia água, ou perto do fundo. Para fazer isso na sump tem que existir um mecanismo semelhante às valvulas de autocolismo (conjunto de valvula + boia) , mas este mecanismo tem que ser vigiado com cuidado pois com os detritos e algas a tendencia será que entupa, ou que deixe de vedar, algo preocupante. 5- A outra alternativa é usar uma válvula de corte automático que corte a água assim que faltar a luz. São mecanismos eficazes mas caros. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
jalves Publicado: Janeiro 19, 2005 Publicado: Janeiro 19, 2005 Darius, qd dizes os tubos de retorno, referes-te ao tubo com pressão, ou ao que desce para a sump? Citar Cpmts, João
Nuno Antunes Publicado: Janeiro 19, 2005 Publicado: Janeiro 19, 2005 Quando me refiro aos tubos de retorno refiro-me aos que levam a água de novo para o aquário, sendo portanto tubos submetidos a pressão. A não ser que coloques valvulas anti-retorno nesses tubos, ou que a bomba que uses só deixe passar água num sentido (o que não é o caso das powercompacts que encontras por aí) , colocar tubos de retorno abaixo da superficie da água é meio caminho andado para ter uma inundação em caso de falha de corrente. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
jalves Publicado: Janeiro 19, 2005 Publicado: Janeiro 19, 2005 ok! percebi-te! mas por acaso eu não faria isso... para ter agitação à tona da agua... Mas é sempre bom lembrar!!! Citar Cpmts, João
diego Publicado: Janeiro 20, 2005 Publicado: Janeiro 20, 2005 olá Zanito, encontrei na net 2 sites que mostram em movimento o funcionamento de um sump, são em inglês : http://reefkeeping.com/issues/2003-01/gt/index.htm http://www.melevsreef.com/what_sump.html Citar
ruitaborda Publicado: Março 13, 2005 Publicado: Março 13, 2005 Ola Zanito Fui eu que coloquei o primeiro esquema no forum. Mas como tenho 7 aquarios que se servem do mesmo sump apliquei outro sistema que se tornou muito mais simples: Coloquei em cada aquario na parte lateral um furo de 1" na parte de cima a 6 cm do topo do vidro utilizando um T para vedar a parte de dentro, sendo uma ponta para vedar a água ao ligar ao tubo por onde sai a agua, a outra ponta fica para cima de maneira que fique fora a água, e a outra ponta fica ligada para o fundo do aquario para apanhar a que vai saír. QUANDO HA FALTA DE ELECTRICIDADE a agua só sai até ao nivel do buraco de saída pois a parte de cima do T começa a meter ar e não deixa sais mais água. Só recomendo que o buraco de saída seja maior do que o de entrada. A eguir envio uma fofografia que não é muito explicita mas dá para entender. Se tiver dúvidas diga que eu procurarei explicar melhor Até sempre Rui Citar
João Nuno Cruz Publicado: Abril 1, 2005 Publicado: Abril 1, 2005 Boas, Desculpem estar a intrometer-me mas estou com as mesmas dúvidas e descobri um esquema na net que me apreceu interessante e que não difere muito do que foi já apresentado... será que podem opinar http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=147539#147539 Abraços, João Nuno Cruz Citar Ex intrust Outra paixão Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui
Paulo Raposo Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 Boas, Vejam este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=durso Parece-me um sistema mais fiável do que o segundo esquema aqui apresentado... Já viste este link? Vê que vale apena Citar Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010
me163 Publicado: Abril 3, 2005 Publicado: Abril 3, 2005 Boas, como os filtros externos estão cada vez mais caros, e para um aqua de 540 litros teria que investir e bem em filtragem, começo pensar cada vez mais num sistema alternativo, a sump. Gostaria de perguntar, para quem usa sumps, tanto em doces como em salgados, sem furar o aquário, que sistemas têm ? Andei pesquisar, e encontrei uns esquemas, de quem são não sei, mas espero que não se importem, cá vão as imagens : Agora as perguntas : -> O nome destes sistemas é overflow certo ? -> Será possivel usar o conjunto que suga a água de um filtro (Tubo In mais mangueira com uma torneira na ponta) estando esse tubo a sugar 1 cm abaixo do nivel água? Porque se o meto a sugar no fundo como os filtros exteriores, se falta a luz, a bomba para de mandar água e inundo a sump vazando o aquario e inundando a casa certo? Há alguma alternativa de segurança para evitar que isto aconteça? -> Seguindo o esquema, a torneira iria dar a sump, depois a sump teria os diversos compartimentos que ainda terei que ver em esquemas, e de seguida ligaria a power head que elevaria a água para cima de novo para o aqua, certo? -> São fiáveis estes sistemas? Prós e contras ? Se possível, quem tenha destes sistemas em casa, poder postar fotos, ou enviar por email FilipeCaturra@netcabo.pt, com os pormenores desde a saida da água, passagem pela sump e retorno ao aqua, era muito bom . Olá Zanito, eu uso um sistema muito similar ao primeiro exemplo. Se quiseres mais detalhes sob ele, vai a este site e vê as duas descrições: http://www.marineland.com/products/consume...r/con_tpsos.asp http://www.marineland.com/products/consume...on_tidepool.asp A unica coisa que tive de adicionar foi uma bomba submersa e tubagem de retorno. O retorno da água é feito quase à superfície. Usei um tubo de PVC a toda a profundidade do aquário, perfurado com duas fiadas de buracos, perpêndiculares entre si. Assim consigo ter um fluxo de água para baixo e outro à superfície da água, para facilitar as trocas gasosas. Sempre que a electricidade falta, esse tubo de retorno serve de sifão, como é normal, mas como ele está na horizontal logo perto da superfície, são poucos os litros que retornam para o Sump, antes de parar. O Overflow nunca desferra. Logo que a electricidade volta, o circuito completa-se novamente e tudo fica a funcionar na perfeição. Como curiosidade, o Tidepool II mais o Overflow vieram por cerca de 133€ de USA para cá, já com portes e seguros incluídos. Quanto ao segundo Design, penso que funcionará bem, mas nunca nos devemos esquecer que o retorno tem de ser feito à superfície e de que a sump nunca está cheia de água. A minha aliás está meia e ainda tem muito espaço. Mesmo numa situação de falha, ela só fica cheia até 70-80% da capacidade total. Como conclusão, tens toda a razão em passar para uma sump. São sistemas de filtragem muito mais eficientes que os canister, e só o facto de podermos dosear o seu fluxo ao utilizar bombas mais ou menos potentes, é excelente. Um abraço Citar
Recommended Posts