o meu primeiro Aquaplantado


Gonthy

Recommended Posts

Boas vou postar algumas fotos do meu aquario. já o tenho há algum tempo mas ainda nao me tinha dado ao trabalho de tirar fotos e de inserir um novo tópico.

Já tou inscrito no forum há já algum tempo mas foi para me informar como se fazia as coisas antes de fazer qualquer asneira, entao comecei a ler o manual que está no forum e a ler alguns tópicos que me ajudaram bastante antes de montar o aquario e de por qualquer ser vivo lá.

 

tenho um aquário de 70l termostato que ja vinha com o aquario e um filtro da tetra indicado para o tamanho do meu aquario, no fundo tenho um areiao preto, uma casca de côco e plantas naturais.

 

peixes:

-Casal de Bettas (vao ser retirados para um aquario mais pequeno para experimentar fazer criação de bettas)

-3 guppies

-4 Viuvas

-2 coridoras

-2 limpa-vidros

-1 danio zebra rosa

-3 platis

-1 peixe preto que não sei o nome que hei-de postar fotos para ver se alguém me pode dizer que tipo é.

 

image2vl.jpg

image4qk.jpg

image7ju.jpg

image8h.jpg

imagemez.jpg

 

aceito qualquer critica

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Para alem de colocares um fundo como já foi dito, penso que poderias optar por outra maneira de colocar as pedras em vez de na horizontal, é que assim crias uma parede que tira a profundidade ao aquário.

 

Que iluminação tens?

Fazes fertilização?

 

Está na altura de começares a "amoitar"(gostei do termo) essas plantas, como as plantas estão a crescer em altura, e mais tarde ou mais cedo chegam ao topo, está na hora de começares a podar isso de modo a que comecem a "crescer para os lados" para formar um molho / moita e não parecer tão despido. Ao cortares as plantas compridas tirando a valisnéria, que estão atrás das pedras, por onde a cortares vai nascer dois rebentos e podes voltar a plantar o que cortaste dando ainda mais volume.

 

Se tiveres dúvidas de como podar diz que o pessoal dá uma ajuda, mas tens no forum a explicar como tens que fazer.

 

Ao olhar para o teu aquário na foto que tiraste de frente nem me tinha apercebido que tinhas a bola de algas por trás do coco, penso que poderias trocar estes dois de modo a mais uma vez dar profundidade ao aquário e colocando o mais pequeno à frente e os maiores atrás.

 

Não conheço esse filtro mas penso que dê para colocar a flauta no vidro lateral em vez de estar no vidro do fundo, deste modo fazias uma melhor corrente, circulação da água e estéticamente não se notava tanto, pois a flauta de perfil é "quase" transparente :roflroll2:

 

Apesar de ser um aquário de 70l devias de colocar mais pelo menos 1 coridora, pois estas gostam de andar em cardume de 3 ou mais.

 

Coloca o resto da informação do setup do aquário para te podermos ajudar melhor.

 

Cmpts,

 

Rui Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado aos dois, fiquei a conhecer coisas que não fazia a mínima ideia que era essencial como as pedras na vertical para ter maior profundidade.

 

hoje comprei um filtro externo para que possa ter um bocadito mais de espaço no aquário. amanha vou postar mais fotos do novo filtro e quero ver se no fim de semana faco uma poda e se meto as pedras na vertical.

 

nunca fiz fertilização, como é que se faz isso bem que preciso em algumas plantas que tenho aqui.

 

mais uma vez muito obrigado pelas dicas

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom no que toca as pedras parece que ou não me expliquei bem ou não percebeste. O que queria dizer é que da maneira como tens essas pedras estás a criar uma barreira que tapa tudo o que possa estar atrás dela. A nível de visão e de desenho que é o que se trata quando estamos a fazer um aquário minimamente plantado temos que ter noção da perspectiva / profundidade.

 

Penso que obtinhas um melhor resultado se trocasses de pedras por umas mais "arredondadas" em vez de "planas", pois com vários tamanhos de pedras "arredondadas" poderias criar essa profundidade. Quando estou a disser pedras arredondadas não estou a falar de pedras de rio de grande tamanho, mas essas também servem, eu por motivos de gosto pessoal não gosto dessas pedras por serem demasiado simétricas.

 

Não sei o que tens no filtro antigo como matéria filtrante( esponjas, cerâmicas, etc...) mas se puderes aproveitar alguma coisa que lá tenhas para pores nesse novo filtro é boa ideia para assim preservares algumas bactérias que por lá se alojam.

 

No que toca a podar plantas pergunta primeiro antes de o fazer, isto porque as tuas plantas podem estar a crescer em altura por falta de iluminação ( daí eu ter perguntado quantos Watts tens e quais os seus Kelvins), se tiveres pouca luz elas crescem em altura para ir procurar essa mesma luz que está em falta, ou seja com pouca luz vai ser difícil fazeres moitas pois elas vão estar sempre a crescer á procura de luz que está em falta.

 

Para começares a fertilizar, as plantas que tens podes pesquisar pelo forum uma maneira de lhes fornecer CO2 caseiro.

 

Lê este tópico que irás ficar com uma melhor ideia sobre fertilização

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RACCAR agora ja percebi o que estavas a dizer, em relaçao a luz eu ante so tinha uma lampada de 14w penso. agora ja comprei outra igual, e so tinha numa parte do aquario. agora com mais luz ja deve ser melhor. eu ja algum tempo fiz co2 caseiro só que os peixes pareciam que andavam bebados e sempre em cima da agua, eu devia tar a fazer alguma coisa errado porque nao podia ser assim.

 

 

Zélito ja tenho la algum tempo o betta macho e nunca atacou ninguem, mas tbm nao falta muito tempo para ser mudado para outro aquario

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.