jp_santos5 Publicado Janeiro 19, 2011 Publicado Janeiro 19, 2011 Boas pessoal Como o topico indica, estou com certas duvidas sobre a iluminaçao de um aquario que irei iniciar a construçao. Como tal estou a preparar o material, e queria saber que lampadas usar, watts para o comunitario e plantas. Quero meter apenas 2 lampadas, e ja tenho visto aquarios por exemplo da aquaatlantis com duas e penso que 39w, será? e tenho visto bons resultados, depende dos k´s, quantos? cumprimentos á malta Citar
KillFace Publicado: Janeiro 19, 2011 Publicado: Janeiro 19, 2011 Boas, A iluminaçao ira depender do conjunto da flora e fauna que desejas manter depois entao saberas qual a iluminaçao necessaria aconselho-te tambem a deixares as medidas do aquario para podermos ajudar-te melhor. Cumps, David Merino Citar [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]
Ruy M. Publicado: Janeiro 19, 2011 Publicado: Janeiro 19, 2011 Boas, A iluminaçao ira depender do conjunto da flora e fauna que desejas manter depois entao saberas qual a iluminaçao necessaria aconselho-te tambem a deixares as medidas do aquario para podermos ajudar-te melhor. Cumps, David Merino X2 Só acrescento o seguinte: Os graus kelvin apenas indicam a temperatura de luz, não estou a perceber a tua afirmação. Ter mais graus kelvin não é iluminar melhor! depende do espectro de cada lampada, par, etc... Citar
jp_santos5 Publicado: Janeiro 20, 2011 Autor Publicado: Janeiro 20, 2011 Ahhhhh boa boa... nao sabia Então a medida é 100Cx40Lx50A, estando com agua até ao 40cm de altura. A fauna e flora é normal e de poucas exigencias, é um hobbie calmo e com poucas chatices para mim. Tenho cabombas, anubias, musgo java, valisneias e uma parecida mas avermelhada. Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 21, 2011 Publicado: Janeiro 21, 2011 (editado) se não estou em erro a cambomba é exigente a nivel de iluminação, já as outras não. Assim por alto uma vez que não há grande detalhe, eu recomendava 70 a 100w de iluminação, isto se for para manter o perfil de plantas actual. Mas não esquecer que existem outros factores para plantas saudaveis. Editado Janeiro 21, 2011 por Ruy M. Citar
jp_santos5 Publicado: Janeiro 23, 2011 Autor Publicado: Janeiro 23, 2011 Obrigado pela resposta, eu tou a usar fertilizante liquido, e activador... a cambomba lá vai crescendo com o pouco de luz que á de momento. Vou ver se avanço com luz Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Janeiro 24, 2011 Publicado: Janeiro 24, 2011 Olá A questão da iluminação é um dos casos em que o aconselhqamento é muito difícil dadas as inúmeras variantes. No entanto não devemos esquecer que iluminação em excesso que não é aproveitada resulta sempre em calor em excesso no verão, que pode causar problemas de aquecimento da água, e, fundamentalmente, custos desnecessários de energia consumida. Para um lay out "modesto", nível de iluminação baixo! Cumprimentos Citar
Ruy M. Publicado: Janeiro 24, 2011 Publicado: Janeiro 24, 2011 Olá A questão da iluminação é um dos casos em que o aconselhqamento é muito difícil dadas as inúmeras variantes. No entanto não devemos esquecer que iluminação em excesso que não é aproveitada resulta sempre em calor em excesso no verão, que pode causar problemas de aquecimento da água, e, fundamentalmente, custos desnecessários de energia consumida. Para um lay out "modesto", nível de iluminação baixo! Cumprimentos 70 a 100w para 200litros é luz em excesso? Tens toda a razão no que afirmas mas não sei como pode estar relacionado com este caso. Citar
Recommended Posts