Rúben Ferreira Publicado: Fevereiro 17, 2011 Share Publicado: Fevereiro 17, 2011 Boas, Ora bem "lanheses", então passo a responder às tuas perguntas. Sim o Aloe Vera também dá para os peixes. Já é utilizado em alguns produtos para aplicar nos aquários, por exemplo: "Api Stress Coat" A doença "já eras" é para doenças que não consigo decifrar ou então doenças que não se conhece cura, tais como "Hidropsia". Este problema com o qual me tenho deparado com alguns bettas de uma criação que tive, não sei como se chama, mas os bettas começam a inchar devido a líquidos que ficam retidos na barriga. Eles estão aparentemente saudáveis, comem perfeitamente e reagem bem quando lhes mostro um espelho ou outro betta, mas chega a um ponto que até ficam com dificuldades em afundar, pois o "balão" puxa-os para cima. Além do mais não é bonito de se ver. Normalmente furo a barriga com cuidado de forma a não atingir nenhum orgão interno, pelo menos tento que isso não aconteça. Já aconteceu correr mal. E quando isso acontece, morrem nas horas seguintes. De pois de furada a barriga, isolo o betta e aplico Esha 2000 durante 24H. Coloco de volta no aquário de origem e se tudo tiver corrido bem, eles continuam a viver normalmente. Já aconteceu voltarem a ficar com o mesmo problema. Então volto a fazer o mesmo. Agora o mais estranho é que trato todos os bettas da mesma forma (excepto a minha mascote que tem direito a um plantado, lol) e só os bettas desta criação apresentaram este problema. Chego a pensar que possa ser algo genético da parte dos pais. Mas se chegar a reproduzir algum destes que me sobra, talvez venha a concluir se é genético ou não. Nota: Como sei que são líquidos e não excesso de comida que está a provocar o inchaço!!? Simples, coloco o betta num copo transparente e viro para a luz e percebe-se logo pela barriga. Fica meio transparente. Já deves estar a pensar quem é este maluco, mete-se a furar bettas e sei lá que mais!? Mas previno-te sem te querer assustar, se começares a reproduzir também vais ficar assim. lol Hihihi A minha mascote Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Fevereiro 17, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 17, 2011 Já estou convencido! És um grande maluco!!! Pela maneira que falas reparei que já não és propriamente nenhum iniciado mas sim um membro da velha guarda .. OK, isso é bom! Falando um pouco mais a serio, realmente já ouvi falar nessa doença mas julgo que "infelizmente" foi em uma serie de tv. Desta forma não te posso ajudar em muito. Fica aqui a minha intenção de te poder ajudar assim que tiver conhecimento da tal cura. O que não me parece que seja hereditário, mas talvez mais relacionado com alimentação, química da água ou infecções... Sobre a conclusão da tua NOTA, eu até estava mais inclinado para o lado dos gases Quando tiver alguma duvida já podes contar comigo a dar-te uma apitadela, Sr grande maluco Cpts Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel_A_Reis Publicado: Fevereiro 17, 2011 Share Publicado: Fevereiro 17, 2011 Ruben realmente isso é mesmo estranho. Aquilo de não irem ao fundo acontece quando é aquilo da bexiga nadatoria que as vezes ha bettas mesmo assim e é genetico as vezes. Mas a inchar assim é mesmo doenças que nunca ouvimos falar epa ya es um ganda maluco mas pelo menos fazes algo para tentar salvar os bettas fazes o teu melhor e disso nao te podes arrepender. Tens mesmo de tentar outra reproducao com o mesmo casal para ver se tal coisa é genetica abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rúben Ferreira Publicado: Fevereiro 17, 2011 Share Publicado: Fevereiro 17, 2011 Ruben realmente isso é mesmo estranho. Aquilo de não irem ao fundo acontece quando é aquilo da bexiga nadatoria que as vezes ha bettas mesmo assim e é genetico as vezes. Mas a inchar assim é mesmo doenças que nunca ouvimos falar epa ya es um ganda maluco mas pelo menos fazes algo para tentar salvar os bettas fazes o teu melhor e disso nao te podes arrepender. Tens mesmo de tentar outra reproducao com o mesmo casal para ver se tal coisa é genetica abraço Bom dia Miguel, Pois mas neste caso não é problema da bexiga natatória, até porque eles só começam a ter mesmo dificuldades em afundar quando já estão extremamente inchados. Quanto à reprodução com o mesmo casal, não vai dar, a fêmea morreu alguns dias após a desova, sem quê nem porquê. E o macho morreu-me no ano passado com hidrópsia, cerca de um ano e meio depois da criação. Resta-me portanto reproduzir com um dos machos que ainda tenho dessa criação. E está decidido vou mesmo avançar com a reprodução nos próximos dias e vou fazer um diário desta reprodução. A minha mascote Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
29André Publicado: Fevereiro 17, 2011 Share Publicado: Fevereiro 17, 2011 Boa, ficamos à espera desse diário Quanto à doença, acho mesmo que é genética, porque se não os outros bettas também deveriam apresentar sintomas, e não apenas os dessa criação, já que estavam todos no mesmo aqua. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Fevereiro 23, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2011 Diário 23/02/11 Após uns dias de ausência venho falar um pouco do que se esta a passar no meu aquário. Como já comentei o meu BETTA está a recuperar muito bem do estado débil que se encontrava, mas agora onde as nadadeiras estão a crescer as pontas estão um pouco transparente. Isto é, depende do ângulo que a luz incide, Se ele se tombar um pouco(obliqua)vê se que está azul mas um pouco baço, "sem brilho", na posição natural(vertical)parece completamente transparente. Duvida: Será natural? Tirando isso das nadadeiras, ele tem se comportado como um verdadeiro guerreiro VS espelho que lhe coloco todas as noites por 3/4h. Também se tem revelado um excelente animal de estimação, já me conhece! Uma foto com a qualidade do costume para terem uma mínima ideia. Aqui fica Ultimamente estou me a depara com um problema que muitos de nos já o tivemos de combater,cianobacterias A pouca experiência que eu tenho nesta área das algas vai entrar em pratica. Procedimentos: 1- Remover 50% da água limpar as ciano, apagar a luz e cobrir o aqua por três dias. Após o apagam, uma troca de agua de 50% limpeza das algas e filtro. 2- Eritromicina (Antibióticos), 250ng por 100L. O que aconselham? Li por aqui fórum e net em geral que o antibiotico tem que de ser do tipo GRAM-NEGATIVAS Também li que a ERITROMICINA vem com o nome de: ILOSON ou ERITREX. E se existisse em outras marcas poderia ser que se encontrasse isso cá por casa. Pouparia muito trabalho em andar a correr para a medica de família, Dentista, Veterinário e farmácias... Sim, já estava a por a ipotz de alguns deles não passarem a receita médica, que é necessário . Só existe ERITROMICINA nessas duas marcas, ou existe em outras, várias? Alguem por dentro do tema para uma ajudinha ? Toda a ajuda é muito bem vinda. Mais uma foto daquelas para passar o tempo. XD Já agora. Que tipo de Betta é ? Cpts Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Fevereiro 23, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 23, 2011 Boas Sr Rúben. Sobre o tema dos balões. Ontem andei a fazer uma pesquisa sobre a Eritomicina e em um fórum brasileiro encontrei um testemunho que contava que tinha tratado os peixes com o "antibiótico" . Não sei se ajudei muito e ainda por cima não guardei nem me lembro do nome do fórum. Lembro que o dito fórum está muito bem conseguido e o fundo da imagem é em azul com as variadas opeções do lado esquerdo. Desculpa não ser mais explicito, tenta uma pesquisa mais detalhada e de certeza vais encontra o testemunho e testamento que eu li .lol Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aquatropic Publicado: Fevereiro 23, 2011 Share Publicado: Fevereiro 23, 2011 Boas Já há um tempo que descobri este artigo sobre a hidropsia nos peixes. Acho que vos pode ajudar a entender melhor a doença. Espero que entendam inglês, ou então Google tradutor please! _______________________________________________________ "Question: Hi guys,I have a beautiful purple female betta fish. I've had her for about a year now. She has a very bad case of abdominal dropsy. Her abdomin is bloated, but her scales don't stick out that much. Her left gill functions when I give her once-weekly salt baths, but other than that it has very little movement. The fish is in a small container so I'll know where she is if she dies. I lost a fish to this EXACT thing in August (even the gill thing). Does anyone have any suggestions? Is this painful and should I perform euthanization?Also, please check out my FishGeeks.com question about this fish. It has pictures! http://www.aquaria.info/index.php?name= ... sc&start=0 Answer: Sadly to inform you but dropsy is not able to be cured, as it is not an illness, but the symptom of a larger problem. Generally when a fish is subjected to exntensive nitrate and nitrtite exposure, slowly but surely their internal organs take a toll. As a popular form of debate in the aquarium world, without strong factual proof, nobody is truly able to determine the cause of Dropsy in ornamental fish, though we are well aware of the cause, and effect of this horrible, horrible ailment. Many will argue that Dropsy can be cured, when in truth all that is happening is Dropsy is being treated. As once again it is the symptom of a larger problem, when and if your fish goes back to normal, the changes of it again turning dropsy increasy twenty fold, if not more. What is happening to your fish is it has come across problems with what we call osmo-regulation. From grade 10 you may recalll the simple methods of Osmosis, perhaps if you took science further than grade 10, you may have a much better understanding of this process. As salts in your water come into contact with fish, the elemental action of osmosis takes place, the solution with a more dense concentration of a substance will force itself into an area of lower concentration. More than this, your fish produces and holds wastes inside of itself as a natural method of Osmo-regulation, since the wastes produced by your fish are highly concentrated in salts, the fish will hold and discard the neccessary amount of waste in order to maintain its osmo-regulation.Now when internal organs fail, namely the kidneys, the filtration of the toxins and waste inside of your fish goes downhill, Suddenly your fish begins to hold much more waste inside of itself than neccessary, due to its kidney malfunctions will cause the surrounding water to invade your fish, causing it to grossly swell. Once your fish has been invaded by aquarium water in the most painfull manner imaginable, what you would compare to a hair folicle on a person, on a fish there is also a small pouch in its flesh housing the root of the scale. These pouches fill with water, and cause the scales to lift from the body and protrude outwards. This is extremely painful for your fish and in my own humbled oppinion, your fish is just starting one of its most epic battles, and it has little to no chance of winning. It may kick dropsy out and win the war, but then kidney faliure will strike again in 2 weeks, and your fish will be right back into the heat, if again it succeeds to ward off Dropsy, maybe it wont come back for a month... But it usually does come back, and everytime, your fish is weaker and less able to be helped. Since the underlying cause is under debate as to weather or not the heart beating irradically is causing the liver and kidneys to malfunction, or weather or not it is a direct kidney and liver failiure, everyone can mutually agree that it IS faliure of internal organs bringing this on, which respectfully will classify your fish as one with permanently damaged internal organs.As mentioned, I for one more than believe, Know that dropsy is incurable, that it is only a symptom, and nothing anywhere close to the cause, this animal in my own sad mind should be culled and put to fish heaven to reduce its suffering even after it wards off dropsy, it will get it again, it will suffer even more, and it is rightfully unfair to the animal to make it endure such things. However I do also respect the fact that this is a decision to be made by the fish owner and not some person off of the internet. For this reason I will also tell you that the only "Successful" manner I've ever heard or seen dropsy controlled with is excessive amounts of aquarium salt to manually regulate the Osmosis in the tank. This can only be done with a hospital tank, as you will easily destroy any fish which is properly regulating osmosis within their bodies. More than this, no medications have ever been linked to the successful remedy of Dropsy, also the damage inflicted onto the internal organs that brought it on is usually always poor water quality. I strongly reccomend you obtain a master water testing kit that will measure pH, Ammonia (NH3/NH4+), Nitrate (NO3-) and Nitrite (NO2-).Having this test kit will permit you to closely manage the level of nitrogen isotopes damaging your fish, which I surely promise is the culprit of your situation. Please also take note that both nitrate and nitrite have extensive halflives, and truly Nitrite is only effectively removed from your tank water through water changes. I hope this helps, and I am sorry for not having "Good" news. But hopefully from reading this we will be able to avoid this happening to your fishes in the future. _____________________________________________________________________ A tão falada OSMORREGULAÇÃO. Osmorregulação é a capacidade que alguns animais possuem em manter a pressão osmótica constante independentemente da do meio externo, dentro de uma determinada faixa de variação. Um animal que viva num ambiente de água doce tem fluidos corporais hipertónicos - isto é, tem tendência a receber água, que passa, por osmose, do meio onde está mergulhado para o seu interior. Se não houvesse alguma estratégia de regulação, o animal tenderia a inchar. Assim, estes animais (por exemplo, rãs e peixes de rio) fazem face a este fenómeno não bebendo água e eliminando grandes quantidades de urina muito diluída (tendo, por isso, glomérulos de grandes dimensões nos rins). Um animal que viva num ambiente de água salgada terá de processar a sua osmorregulação no sentido inverso. Como os seus fluidos corporais são hipotónicos em relação à água do mar (isto é, com uma menor concentração de sais), a água tem tendência a sair naturalmente dos seus corpos, por osmose, o que provocaria a sua morte por desidratação, caso não houvesse alguma forma de regular este processo. Assim, o animal tem glomérulos de pequenas dimensões, de forma a produzir urina isotónica (com o mesmo grau de concentração de sais) em relação à água do mar. Para compensar esta perda de água através da urina, estes animais bebem grandes quantidades de água. Note-se que, pelo senso comum, pareceria mais lógico que fossem os peixes de água doce os que beberiam água - efectivamente, são os de água salgada que o fazem. Fonte: pt.wikipedia.org ___________________________________________________________________ <a href="http://www.bettaportugal.com" target="_blank"><img src="http://i125.photobucket.com/albums/p43/aquatropic/bettas/assbettaportugalAPA-1.png" border="0" class="linked-sig-image" /></a> <b>Pedro Moreira || Criador de Bettas sp. (HM e HMPK)</b> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Fevereiro 24, 2011 Autor Share Publicado: Fevereiro 24, 2011 (editado) Boas Rúben O site é AQUAHOBBY.COM, lembrei me. Mas com o "testamento" aqui do nosso amigo aquatropic, já podes descansar as "botas". Cpts A tão falada OSMORREGULAÇÃO. Osmorregulação é a capacidade que alguns animais possuem em manter a pressão osmótica constante independentemente da do meio externo, dentro de uma determinada faixa de variação. Um animal que viva num ambiente de água doce tem fluidos corporais hipertónicos - isto é, tem tendência a receber água, que passa, por osmose, do meio onde está mergulhado para o seu interior. Se não houvesse alguma estratégia de regulação, o animal tenderia a inchar. Assim, estes animais (por exemplo, rãs e peixes de rio) fazem face a este fenómeno não bebendo água e eliminando grandes quantidades de urina muito diluída (tendo, por isso, glomérulos de grandes dimensões nos rins). Um animal que viva num ambiente de água salgada terá de processar a sua osmorregulação no sentido inverso. Como os seus fluidos corporais são hipotónicos em relação à água do mar (isto é, com uma menor concentração de sais), a água tem tendência a sair naturalmente dos seus corpos, por osmose, o que provocaria a sua morte por desidratação, caso não houvesse alguma forma de regular este processo. Assim, o animal tem glomérulos de pequenas dimensões, de forma a produzir urina isotónica (com o mesmo grau de concentração de sais) em relação à água do mar. Para compensar esta perda de água através da urina, estes animais bebem grandes quantidades de água. Note-se que, pelo senso comum, pareceria mais lógico que fossem os peixes de água doce os que beberiam água - efectivamente, são os de água salgada que o fazem. Obrigado pelo contributo, aquatropic. Cpts Editado Fevereiro 24, 2011 por lanheses Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Março 2, 2011 Autor Share Publicado: Março 2, 2011 Boas a todos. Como não obtive ajuda por parte dos leitores entendidos sobre a ERITROMICINA, aqui fica o nome dos medicamentos compostos de eritromicina comercializados em Portugal. ERITROCINA E.S.E ERITROZON ERITINA ERYC Estes nomes foram tirados do manual de antibióticos ao qual tive aceso. Também dizia para lá que a AZITROMICINA tem melhor actividade sobre as bactérias do tipo Gram-Negativo... Uma forma de as conbater que para mim foi novidade, foi a AGUA OXIGENADA (H2o2) servir para controlar as cianobacterias 6ml/100l. Após ter lido muito de como combater as algas encontrei isso... Fica aqui a ideia para alguém interessado fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema. Infelizmente ainda não as consegui eliminar, só com o apagam. Este fim de semana já devo ter acesso aos antibióticos. Mas, felizmente em compensação as plantas estão a crescer saudáveis e a um ritmo satisfatório. Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
aquatropic Publicado: Março 2, 2011 Share Publicado: Março 2, 2011 Boas lanheses Acho que não vais conseguir combater as cianobactérias com H2O2... As cianobactérias são a pior (palavra censurada) que nos pode aparecer no aquário Metodos de combate? Já ouvi falar em: • eritromicina • apagão durante uns 3 dias • aumentar a circulação de água junto ao substrato • e até algo sobre o aumentar os nitratos... Mas isto é o que sei e o que ouvi! cumps e boa sorte! ___________________________________________________________________ <a href="http://www.bettaportugal.com" target="_blank"><img src="http://i125.photobucket.com/albums/p43/aquatropic/bettas/assbettaportugalAPA-1.png" border="0" class="linked-sig-image" /></a> <b>Pedro Moreira || Criador de Bettas sp. (HM e HMPK)</b> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Março 9, 2011 Autor Share Publicado: Março 9, 2011 Acho que não vais conseguir combater as cianobactérias com H2O2... cumps e boa sorte! Boas aquatropic Realmente com a H2o2 não tive melhorias aparentes, e com os apagões só tenho danificado um pouco uma planta que tem lutado muito para sobreviver. Hoje iniciei o tratamento com a ERITROMICINA (40mg para 15L) espero que seja desta vez que irradio as CIANO. Obrigado e Cpts. Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Lourenço Publicado: Março 15, 2011 Share Publicado: Março 15, 2011 Mais vale recomeçares tudo de novo... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Março 22, 2011 Autor Share Publicado: Março 22, 2011 Diário 22/03/11 Boas a todos. Hoje venho aqui deixar o meu testemunho sobre como combatia as cianobacterias Após ter lido alguns documentos de como lutar contra as CIANO, "alguns viáveis e outros menos viáveis" decidi que o mais correcto seria fazer o a pagão por três dias. Mas como já tinha escrito em um coment anterior não obtive resultados praticamente nenhuns, a não ser as plantas começarem a ficar de cor pálida e a amolecerem. Como o H2o2 também não tive melhorias, a dose era aplicada directamente na CIANO e nada de nada. Não quis aumentar a doze porque fiquei com medo de não saber o que estava a fazer 6ml/100L Bem haja os ATB, com a ERITROMICINA consegui exterminar as minhas "queridas" algas. Vou passar todos os passos que fiz, boa sorte para quem tentar igual. Data 08/03/11 Primeira adição do ATB, 40ng Data 09/03/11 Segunda adição do ATB, 40mg Data 10/03/11 Terceira adição do ATB, 40mg Nota: Também aumentei o fluxo do filtro para arejar um pouco a água (a CIANO "não gosta" de oxigénio(O2) mas sim de dióxido de carbono(CO2) para se desenvolver). Aqui também foi aplicado os três dias de a pagão (Fim de semana ausente Dia 11- até- Dia 13). Data 14/03/11 CIANOBACTERIA erradicad de vez com ERITROMICINA. TPA 50% Limpeza do filtro, manutenção normal (so limpeza das fibras) E a ultima adição do ATB. Pelo sim pelo não fiz mais uma adição da ERITROMICINA, assim dei a golpada final na alga. Assim espero! Hoje dia 22/03/11 ainda não tive sinal das algas. Sr António Lourenço, obrigado pela intenção. Felizmente para já está tudo tranquilo, espero que daqui a um mês não vir a ter uma visita inesperada das CIANO, é possível! Assim que tiver algum tempo vou postar o Upload do meu aqua. Comprimentos a todos os leitores e a todos os que me ajudaram... Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Abril 6, 2011 Autor Share Publicado: Abril 6, 2011 Boas a todos. Como tinha prometido aqui vai ficar o Upload do meu nano aqua. NOME: Poça esquecida no tempo. Equipamento técnico: Aqua: 34cm(cmp) 24cm(alt) 19cm(lrg)= 15,5L bruto (nominal 9/10L) Iluminação : Resun 11w (8H ligado) Termóstato : ELITE SUBMERSIBLE HEATER 50W 24h ligado (temptr 26/27) Filtro : EHEIM CLASSIC 2211 (24h ligado) Temporizador electrónico (Duas entradas até 8 programas diferentes) Substrato: Argila vermelha Areia granulada 3/7mm Areia fina branca Decoração: Raiz: Sepa de pinheiro Pedra: Granito e telha antiga partida. Flora: Anubia anã Cryptocoryne glossostigma elatinoides Mais duas que não sei o nome de momento. Assim que souber edito o post... Fauna: Betta seplendens Uma foto com a qualidade do costume para contemplar esta POÇA lol Espero que gostem.. CPTS Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Setembro 5, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 5, 2011 Já faz algum tempo que não apareço por estes lados... Mas enfim, coisas da vida... [/size] Fica para todos os aficionados que gostam de bettas um sinal de vida do exemplar que eu possuo no aquario planeado a pensar nele, já com algum tempo de existência...Agora uma do ambiente onde ele vive... Sim, nada de especial... Só quis compartilhar com vocês como não é dificil ter um Bettinha...lol Cpts Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XkO20 Publicado: Setembro 12, 2011 Share Publicado: Setembro 12, 2011 Boas! Desde já, parabéns pelo teu post (e a situação do teu betta, claro). Também tenho um betta num aquário de 15L mas tem muito menos decoração. Tenho menos decoração pq o aquário fica, numa semana apenas, com algas nos vidros e nas poucas pedras que tenho lá dentro. O aquário recebe a mesma claridade que os outros (tenho mais 2 aquas na cozinha), e este nem tem iluminação já por causa do excesso de algas que se acumula em tão curto espaço de tempo. Comecei a pensar que era por ser um aquário pequeno, será que vou ter que pôr um filtro mais potente? Não sei o que fazer... Não te acontece o mesmo? O meu fazia cada ninho de bolhas, e ha coisa que 3 meses desde que teve Ictio, nunca mais fez... :S cumps! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Setembro 12, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 12, 2011 Ola Xko20 Antes de mais obrigado, e o grande segredo da aquariofilia é a paciência! Também tenho um betta num aquário de 15L mas tem muito menos decoração. Com o tempo vais tirando ideia de layouts e compondo o aspecto vizual mais adequado aos teus gostos.. Tenho menos decoração pq o aquário fica, numa semana apenas, com algas nos vidros e nas poucas pedras que tenho lá dentro. Gostaria que me descrevesses como são as algas, para alem do aspecto visual se tem aroma ou não.. Comecei a pensar que era por ser um aquário pequeno, será que vou ter que pôr um filtro mais potente? Não sei o que fazer... Não te acontece o mesmo? pelo que falas sobre as algas deve ser o problema que eu tive com cianobacteria "algas que não são algas mas sim bactérias fotossintéticas"... Esse problema apos ser devidamente tratado e com a correta manutenção é difícil(não impossível...lol) voltar a aparecer. Ainda continua com o ictio? Não, já faz algum tempo que está porreiro da vida ... O teu betta continua com esse parasita? De qualquer das maneiras tenta fazer um resumo da manutenção que tens feito no/s aqua/s, o tipo de material técnico (eléctrico) que tens, etc... Também umas fotos para ter uma ideia mais clara, ajudava! Dessa forma eu e o pessoal que quiser intervir para ajudar a diagnosticar e ter uma ideia mais aproximada ao que se passa contigo, para possível resolução dos teus problemas... Na aquariofilia cada caso é um caso! Cpts Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XkO20 Publicado: Setembro 12, 2011 Share Publicado: Setembro 12, 2011 Bom, as algas (ou cianobacterias ou bactérias fotossintéticas)são castanhas. Mas à volta da ventosa do termómetro tinha umas verdes; um verde escuro bem forte, até achei estranho aquela cor existir ali. É pena eu não ter fotos. Mudei o aquário todo hoje. É assim que faço com o do Betta, senão não aguenta o pobre bixo. Retiro parte da água e ponho-o num recipiente com a mesma água. Só guardo cerca de 15% da água, o resto mudo tudo. Até fervo as pedras e a casca de côco que tenho lá dentro. O Filtro também vai desmontado para a água quente. Quanto à iluminação, o aquário do Betta e um outro que tenho tartarugas, apanham luz à noite de uma fluorescente que tem no tecto da cozinha. Durante o dia, o das tartarugas tem muita luz porque está mesmo na janela. O do betta está mesmo ao lado do das tartarugas, mas tem uma cartolina escura a separar para não ir luz directa para ele. Portanto, não percebo como tem tanta sujidade se não apanha luz directa do sol. Antes tive uma pequena luz LED para o aqua, mas como aparecia muita alga, deixei de ter, mas mesmo assim n deixa de existir o problema. :/ Quanto ao Ictio, ele já teve mais, agora tem uma ou outra mancha que não tinha antes, mas que até acho ser normal... Já tratei duas vezes o aquário com produto que ataca esta doença, mas aparentemente volta sempre atrás. Antes do Ictio e da abundância de sujidade, tive problemas com o peixe mesmo. Perdia imensa cauda. Parecia que havia microorganismos nele a comer-lhe a cauda. Já sofreu muito coitado... Mas continua forte e às vezes parece que brinca lol. Enfim... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Setembro 12, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 12, 2011 Essa algas castanhas são filamentosas, ou são tipo manto de nata? Diz me,a agua que usas é da torneira, furo, riacho, etc...? Para teres assim tantas algas após fazeres fervuras ao material, não tens iluminação e supostamente lavares o aquário todo ainda te aparecerem em quantidades é porque alguma coisa te está a falhar... Com que frequência trocas a água? Que quantidade e frequência de alimentos lhe dás? Responde ás pergunta de uma forma analítica e sincera, aqui vai estar a resposta para os teus problemas... Ou eu me engano muito... Cpts Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XkO20 Publicado: Setembro 13, 2011 Share Publicado: Setembro 13, 2011 Manto de nata lol, definitivamente. Não são filamentosas. Água da torneira, mas com produto para tornar a água boa para os peixes.~ Troco de 3 em 3 semanas. Isto o aquário completo. TPAs 3 em 3 dias. às vezes falha e são 4 dias... Quanto à comida, dou de manhã e à noite. Mas muitas vezes (agora que estive por casa no verão) era só ao almoço. Mas não meto pouca. Tenho artémia congelada e daquela seca. A Congelada não uso e tenho que ver se ainda está na validade. A seca, dou mais ou menos 6 ou 7. São pequenas, não sei se estás a ver que tipo de alimento é... Acho que pequei na comida... lol Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Setembro 13, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 13, 2011 Manto de nata lol, definitivamente. Não são filamentosas. Água da torneira, mas com produto para tornar a água boa para os peixes.~ Troco de 3 em 3 semanas. Isto o aquário completo. TPAs 3 em 3 dias. às vezes falha e são 4 dias... Quanto à comida, dou de manhã e à noite. Mas muitas vezes (agora que estive por casa no verão) era só ao almoço. Mas não meto pouca. Tenho artémia congelada e daquela seca. A Congelada não uso e tenho que ver se ainda está na validade. A seca, dou mais ou menos 6 ou 7. São pequenas, não sei se estás a ver que tipo de alimento é... Acho que pequei na comida... lol Boas. Se é definitivamente esse tipo de situação vais ter de tratar as ciano com antibióticos. Deve de haver produtos específicos para tratar esse tipo de alga, ou se não a única forma de o tratar é indo no medico de família, veterinário, dentista, alguém que te receite um medicamento que seja compostos por eritromicina... Eu digo "que te receite" porque esse antibiótico so com receita medica é que o podes adquirir.. Após teres o medicamento em tua posse tens de fazer uma limpeza a fundo (onde poderes) ás algas, um TPA de 50% e ir adiciona +/- 37,5nlg dia durante uma semana, também convém arejar a agua do aquário. As ciano não gostam muito de oxigénio e sim CO2... Após teres feito o tratamento mais um TPA de 50% e certifica te que elas desapareceram, se não, outra vez com o tratamento... Se tiveres possibilidades, mete o betta em um recipiente à parte, assim não fica sujeito ao antibiótico... E atenção para o material que usas para fazer a manutenção, pode estar infectado e infectar tudo de novo... Nunca deves trocar a agua por completo de um aquário, tenta só trocar 30/40%... Sobre a comida se é em excesso vais ter de a reduzir! O betta não é peixe muito comilão, tenta dar o alimento de maneira a que ele coma tudo em menos de 2minutos. O meu chega a passar fins de semana sem comer e durante a semana só come uma vez por dia e em quantidade reduzida... Ainda não morreu, lol. Sim, estás a pecar na alimentação em excesso e como consequência de brinde vêm as algas... Mas após ter essas algas não é assim muito fácil te veres livre de qualquer das maneiras dela... Ok, já sabes a receita...lol Cpts Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
XkO20 Publicado: Setembro 13, 2011 Share Publicado: Setembro 13, 2011 Obrigado pela resposta! Vou ver se consigo o antibiótico. Tenho um médico alergologista que vou todos os meses e pode ser que ele me passe a receita. Já hoje de manhã reduzi a comida. Ontem estive a pensar, e talvez a luz da cozinha seja muito forte e ajude à criação das algas. É que só aparecem em dois vidros e nas pedras do fundo. São os vidros virados para a luz. E como todas as noites a minha mãe está na cozinha, a luz está sempre acesa :S Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lanheses Publicado: Setembro 13, 2011 Autor Share Publicado: Setembro 13, 2011 Boas. Antes de mais aconselho que digas ao medico para que é, talvez com um sorriso maroto te passe a receita.. Ontem estive a pensar, e talvez a luz da cozinha seja muito forte e ajude à criação das algas. É que só aparecem em dois vidros e nas pedras do fundo. São os vidros virados para a luz. E como todas as noites a minha mãe está na cozinha, a luz está sempre acesa :S Esse tipo de alga desenvolve com pouca luz!!! Por isso não é correcto dizeres que a luz da cozinha é muito forte. O mais provável é ser fraca à distancia que se encontra do cimo do aqua do que propriamente forte... Acho que tenho isso para aqui no tópico explicado ou comentado... Para teres uma ideia se ainda não sabias, para teres um aqua plantado tens de ter +/- 0,7w luz por litro (esta medida para tudo que é planta de media manutenção +/- )e a uma distancia relativamente próxima da superfície do mesmo... Também podes tentar deixar o aqua ás escuras por uns dias, mas mesmo assim elas voltam a aparecer, raras as excepções... Mas podes tentar. Não mencionei este método antes porque não é muito fiável e o ATB não assim tão caro... "Infelizmente são químicos", tenta deixar o betta de fora no tratamento... Qualquer coisa apita Cpts Pjsm Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cajo5 Publicado: Setembro 14, 2011 Share Publicado: Setembro 14, 2011 Boas, Ora bem "lanheses", então passo a responder às tuas perguntas. Sim o Aloe Vera também dá para os peixes. Já é utilizado em alguns produtos para aplicar nos aquários, por exemplo: "Api Stress Coat" A doença "já eras" é para doenças que não consigo decifrar ou então doenças que não se conhece cura, tais como "Hidropsia". Este problema com o qual me tenho deparado com alguns bettas de uma criação que tive, não sei como se chama, mas os bettas começam a inchar devido a líquidos que ficam retidos na barriga. Eles estão aparentemente saudáveis, comem perfeitamente e reagem bem quando lhes mostro um espelho ou outro betta, mas chega a um ponto que até ficam com dificuldades em afundar, pois o "balão" puxa-os para cima. Além do mais não é bonito de se ver. Normalmente furo a barriga com cuidado de forma a não atingir nenhum orgão interno, pelo menos tento que isso não aconteça. Já aconteceu correr mal. E quando isso acontece, morrem nas horas seguintes. De pois de furada a barriga, isolo o betta e aplico Esha 2000 durante 24H. Coloco de volta no aquário de origem e se tudo tiver corrido bem, eles continuam a viver normalmente. Já aconteceu voltarem a ficar com o mesmo problema. Então volto a fazer o mesmo. Agora o mais estranho é que trato todos os bettas da mesma forma (excepto a minha mascote que tem direito a um plantado, lol) e só os bettas desta criação apresentaram este problema. Chego a pensar que possa ser algo genético da parte dos pais. Mas se chegar a reproduzir algum destes que me sobra, talvez venha a concluir se é genético ou não. Nota: Como sei que são líquidos e não excesso de comida que está a provocar o inchaço!!? Simples, coloco o betta num copo transparente e viro para a luz e percebe-se logo pela barriga. Fica meio transparente. Já deves estar a pensar quem é este maluco, mete-se a furar bettas e sei lá que mais!? Mas previno-te sem te querer assustar, se começares a reproduzir também vais ficar assim. lol Hihihi ola', acho que estou com o mesmo problema que disseste em cima.. o meu esta sempre ao de cima de agua e quando vai pra baixo se deixar de nadar vem logo ao de cima.. diz me onde o furas exatamente sff.. o meu ou esta' sempre ao de cima ou numas pedras que estao no fundo a fazer de caverna esta' junto ao ''tecto'' enfim.. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
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