Recommended Posts

Publicado

Pois é,hoje ao vasculhar aqui pela minha casa encontrei uma garafa de um extintor que andava qui perdida e começei a perguntar-me se seria possivel transforma-la numa garrafa de co2, a minha duvida é se será possivel e se for quais as alterações que deveram ser necessarias para essa alteração.

Obrigado

EX-Naysel

Publicado:

Olá naysel

Relativamente à tua questão, a resposta é sim. Com efeito podes transformar um extintor de CO2 num sistema de injecção para o teu aqua. Tens que lhe montar uma válvula redutora de pressão e uma válvula de abertura lenta.

Vai a uma casa que encha extintores que eles, em princípio, têm esse material. Relativamente a preços, não faço ideia de quanto possam custar esses elementos.

cheers

Oportunidade de negócio: http://www.vencer.bz/a-internet

Publicado:

Aproveitava para saber algo mais sobre equipamento de CO2. Normalmente faço sempre injeção de CO2 caseira, a minha dúvida é sobre os equipamentos completos com medição e regulação também do Ph. Garrafas com válvulas externas e controlador electónico e até a colocação de uma válvula solenoide.

1. Será um investimento razoável face ao resultado?

2. Quem fará o enchimento da garrafa quando esvaziar?

3. Face a um investimento superior a 300€, valerá a pena?

A quem tiver experiência com este tipo de equipamentos, agradecia uma ajudinha.

Um abraço

Jorge

Publicado:

Olá

Um sistema de CO2 completo, com controlador, sonda, botija, válvulas redutoras e válvula solenoide vale a pena!

Eu tenho sistemas desses há cerca de 6 anos e estou satisfeito.

Necessita "apenas" de recarregar as garrafas quando acabam,

calibrar de vez em quando a sonda e uma vez por ano substitui-la.

O sistema não é barato e penso só se justificar num aquário plantado de dimensões razoáveis.

Há sistemas mais baratos, mas mais dificeis de controlar, para aquários mais pequenos.

Agora se o teu sistema for grande, 200 ou mais litros, se queres ter uma boa plantação, com pH sempre controlado e com menos riscos para a fauna e, se o orçamento for compatível, avança que vale a pena.

Saudações aquriófilas.

Duque

Publicado:

Olas,

De facto não há nada que chegue a um sistema de injecção de co2 dígital.

Eu comprei e estou super satisfeito.

Apenas tenho que calibrar a sonda 1 vez por mês e "esta a andar de mota".

Tambem fiz a a adaptação de um extintor(uma vez que o sistema que comprei apenas trazia uma garrafa de 500 gramas, e paguei 150 euro(por um extintor de 6 kilos e pela substituição da valvula de uma original de extintor para uma tipo torneira), uma vez que o meu kt ja trazia uma valvula redutora de pressao eterna e uma valvula de ajuste fino.

Aproveito tambem para perguntar ao user josé lima duque porque é que se tem de rocar a sonda uma vez por ano, e se se nota algum indicio de a sonda estar a "pifar".

Publicado:
Olá

Um sistema de CO2 completo, com controlador, sonda, botija, válvulas redutoras e válvula solenoide vale a pena!

Eu tenho sistemas desses há cerca de 6 anos e estou satisfeito.

Necessita "apenas" de recarregar as garrafas quando acabam,

calibrar de vez em quando a sonda e uma vez por ano substitui-la.

O sistema não é barato e penso só se justificar num aquário plantado de dimensões razoáveis.

Há sistemas mais baratos, mas mais dificeis de controlar, para aquários mais pequenos.

Agora se o teu sistema for grande, 200 ou mais litros, se queres ter uma boa plantação, com pH sempre controlado e com menos riscos para a fauna e, se o orçamento for compatível, avança que vale a pena.

Obrigado pelas dicas, José Lima e Vitor Hugo. Vou então comprar este sistema, uma vez que é para um aqua de 400 l. Se depois me surgirem dúvidas eu volto a "chatear-vos" se não se importarem.

Um abraço

Publicado:

Olá naysel

Convém que tenhas a certeza que o extintor era de CO2.

As garrafas de extintor não são todas iguais e se o que encontraste não fôr desse tipo, não te irá servir para o que pretendes.

Cumps,

Carlos Silva

O meu começo na aquariofilia:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p?p=18856#18856

Um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, para o ajudar a levantar-se.

Publicado:

Olá

Na realidade as sondas que tenho tido ao fim de algum tempo de uso começam a ter dificuldade em calibrar e começam a surgir pequenas discrepâncias nas medições de pH.

Isto já me aconteceu com um sistema da Aquamedic e actualmente com um sistema da Eheim.

Os próprios fabricantes indicam esse facto e eu antes que tudo dê barraca troco a sonda...Se calhar estou afaze-lo cedo de mais...

Quanto à trnsformação de um extintor não sei se compensa, a não ser que exista um a mais que não faça falta, pois eu comprei pela net uma botija de CO2 relativamente barata, num daqueles sites alemães.

Saudações aquariófilas

Duque

Publicado:
Tens que lhe montar uma válvula redutora de pressão e uma válvula de abertura lenta.

Para adaptar a minha botija de paintball, basta comprar este material acima referido ou preciso de mais alguma coisa ?

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

• 1 mês depois...
Publicado:

Ja exprimentas-te falar com um distribuidor de cerveja. E so assinar um contrato e recebes uma botija de 12 kg!! Por 50 euros!! Os manometros+redutores de pressão e electovalvula, vai a uma loja de soldadura. Isto ja e mais caro(100euros e muitos).O comando e que tens de comprar um especifico para aquariofilia. Espero ter ajudado com alguma coisinha.

cumps

PS: Esquece o extintor, exprimentei e e uma carga de trabalhos,por virei-me para a cerveja!!!!! :twisted:

Mais uma coisita; um extintor so leva 2 Kg de CO2.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!