Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas

TonyCh

Recommended Posts

é lindo e mauzinho. Ainda agora pôs as "unhas" de fora que até me assustei. Tem cá umas garras que metem respeito. Não percebi foi porquê é que as colocou de fora que não vi nenhum perigo iminente mas ele deve ter achado que sim.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Partilhar nas redes sociais

Tenho uma válvula swagelok Ss-ss4-A que vem com dois adaptadores swagelok com cabeça macho de 1/8 NPT. Acontece que a minha instalação de CO2 é toda 1/8 com roscas de passo imperial e pelos vistos, a norma NPT não é nem métrica nem imperial. Resultado: não consigo montar a válvula no circuito

:) :) :)

eu, por acaso encomendei, ontem da swagelok, dois adaptadores ISO/BSP para substituir os adaptadores NPT que tenho agora mas não sabia se era mesmo isso que precisava. Acabaste de me dar a confirmação :) Muito obrigado.

Arranjo facilmente adaptadores desses? Onde? É que aqui no algarve, só para encontrar uniões macho/macho ou fêmea/fêmea normais de 1/8 olharam para mim como se fosse um drogado...

Obrigado mais uma vez

Abraços

Tony

_________

Última atualização do dia (noite)

Os ancistrus bebés no nano continuam a crescer a olhos vistos. Juro que vi ainda agora um com uns bons 3/4 cm de comprimento. Já reparei que de vez em quando há arrufos violentos entre alguns portanto já começaram a estabelecer hierarquias. A guppas continua trancada na maternidade. Tem a barriga enorme e quadrada. Parece um porta-cargas. Espero que despeje depressa que não me agrada ter o bicho preso numa maternidade dias inteiros.

Acabei de descobrir que uma encomenda da qual estava a espera há quase duas semanas, se encontra nos correios desde terça-feira.... supostamente deixaram aviso (o tanas). Ainda por cima, fui lá à estação na quarta-feira levantar a válvula de agulha e não me disseram nada. Estou pior do que estraga. Estou pronto para estrangular alguém.

Quanto a válvula, a novidade (como já devem ter lido) é que as roscas parecem ter sido identificadas. Fiz a encomenda ontem de novos adaptadores mas ainda não recebi confirmação da swagelok ibérica o que me está a deixar irritado. O representante português nem tinha hipótese de encomenda online. Apenas o representante espanhol (mais próximo) é que tinha mas ainda não me disseram nada.

No aquário principal, as coisas parecem ter voltado à normalidade. O macho ancistrus anda mais agressivo, os ramirezis já andam a passear juntos outra vez (ainda houve um período em que ambos estavam lado a lado de crista levantada mas a fêmea já começou a embirrar com o macho outra vez). Ah... e enquanto procurava pelos meus rams, encontrei um bebé ancistrus a comer de uma rocha... está pequeno mas vivo. Vou manter os olhos abertos a ver se o apanho no vidro para retirá-lo e metê-lo junto aos seus irmãos.

A tenellus já começou a avançar para cima da zona central. Já encontrei uns quantos runners junto ao chão a avançarem impediosamente. Do lado direito até já tenho 5 rebentos novos.

De resto, mais nada de novo. Espero só apanhar a encomenda amanhã para poder fazer a limpeza ao filtro e trocar o purigen. Aquilo deve estar tudo peganhento e sujo que já noto a sujidade a subir pelos tubos do filtro.

Abraços a todos

Tony

_________

Olá de novo.

Duas perguntas:

1. Quando uma pessoa chega a casa e vê a fauna TODA (neons, rasboras, ramirezi, corydoras, ancistrus e helenas), com as bocas na linha de água a apanhar golfadas de ar é mau sinal não é?

2. Estou a ser enrabado com os adaptadores da swagelok... o preço era 2.90 por cada adaptador mais uma peça que queria que custava 22€... agora, aqui em Portugal, já me espetaram IVA em cima disso e 20€ + IVA de portes... já anda em 45€ + IVA... quer dizer...

Agora não sei se coma e me cale ou se os mando dar uma volta ao bilhar grande... o problema é que depois não estou a ver onde vou comprar a porcaria dos adaptadores...

Hoje isto não está a correr muito bem.

_________

Pois não percebo.... a injeção de CO2 está igual há mais de 3 semanas. Já subi a saída do filtro para fazer cascata e oxigenar a água mas, por enquanto, só os neons lá voltaram para o sitio deles... o resto continua a arfar.... não estou a ver o que possa ser mais...

Quanto aos adaptadores, não pode ser pvc. Tem que ser mesmo latão/aço pois é para regular CO2 sob pressão. Acho que o torneiro aqui na zona me conseguiria fazer os adaptadores (bem mais barato também acho) mas a outra peça só consigo na swagelok...

Tenho uma ideia sacana...

Alguém daqui passa perto da av. da boavista no Porto?

Abraços

Tony

_________

Estava com ideias de lixar a empresa e levantar o material diretamente lá no armazém mas pelos vistos as peças vêm de dois sítios diferentes na europa... enfim.

Eu já coloco mais atualizações.

Abraços

Tony

_________

Hoje as atualizações são mais dedicadas ao nano que não quero falar muito do meu aquário principal. Está urgentemente a precisar de uma TPA e uma limpeza do filtro. Como já tinha dito, encontrei a fauna toda à tona a respirar na linha de água. A água está meio baça que só posso atribuir a imundice do filtro e provavelmente à um bloom de bactérias. Eu amanhã já trato disso como deve ser.

Aconteceu foi uma coisa surpreendente com os ramirezis... parece que o macho perdeu as estribeiras e arreou forte e feio na fêmea. Quando cheguei ao escritório, só via o macho a espancar a fêmea e ela a tentar fugir por entre a tenellus. A fêmea ficou literalmente branca...

Agora já começou a recuperar a cor mas ainda está muito pálida e o macho continua a bombardeá-la tipo torpedo à primeira oportunidade... como é que os papéis se inverteram em menos de 6 horas é um mistério para mim.

Em relação ao nano... pois hoje montei uma luminária nova para dar um pouco mais luz aos meus ancistrus. Aproveitei e comecei a converter o material filtrante do meu liberty numa coisa mais simétrica. Neste momento já tratei da parte das cerâmicas que ficam mais na parte exterior e portanto posso dizer que a fase 1 ficou concluída. A ver se trato da fase 2 e fase 3 para ter uma conversão total.

Agora com a nova luz, irei transferir alguns pés de tenellus para o nano a ver se assim já pega melhor a planta. Deixo-vos aqui algumas fotos do dia.

liberty-conversao-01.jpg

helena-sem-fome.jpg

ancistrus-macho-01.jpg

nano-15-06-2012-01.jpg

nano-15-06-2012-02.jpg

nano-15-06-2012-03.jpg

nano-15-06-2012-04.jpg

nano-15-06-2012-05.jpg

nano-15-06-2012-06.jpg

nano-15-06-2012-07.jpg

nano-15-06-2012-08.jpg

nano-15-06-2012-09.jpg

Editado por TonyCh

_________

Consegui tirar duas fotos ao macho enquanto arreava na fêmea. Aviso desde já que as imagens são violentas. Quem quiser comparar o aspeto da fêmea antes do dia de hoje, só tem que recuar uma ou duas páginas... parece outro peixe. A mesma coisa passa-se com o macho que raramente mostrava a crista e agora parece que não faz outra coisa.... será que eles alguma vez se vão acalmar os dois?

macho-mau-01.jpg

macho-mau-02.jpg

Editado por TonyCh

_________

Boas,

Os teus ancistrus "bebés" parece o meu, até estou para ver quando ele ficar do tamanho do pai dos teus :)

O teu ramirezis macho finalmente mostrou quem manda em casa :) espero que nada de mal aconteça

abraço

João

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Espero bem que não tenhas 4 pedras no nano :medieval_mace:

os japoneses são extremamente avessos a números pares e o #4 então é proibido

sobre a violência:

A PSP Informa e Aconselha.

Se é vítima de violência doméstica dirija-se a qualquer Esquadra da PSP , Posto da GNR, Piquete da Polícia Judiciária ou Tribunal, porque vale a pena denunciar.

É fundamental que as vítimas de crime exerçam o seu direito de apresentação de denúncia crime, para dar início à resolução do problema da violência doméstica.

Se é vítima de violência doméstica procure sempre um hospital, centro de saúde ou médico particular , mesmo que não apresente sinais externos de agressão. Se possível solicite a um familiar ou pessoa amiga que (o) a acompanhe.

http://www.psp.pt/Pa...adomestica.aspx

:naughty:

Editado por Lima84

Claro que não tenho 4... são só 3 :)

Quanto à violência doméstica, vocês são mesmo machistas. Durante semanas a fio a fêmea fez a vida negra ao macho, não o deixava comer, batia-lhe, encostava-o ao canto e vocês nem pio. Agora, o macho revoltou-se há menos de 3 horas e já estão a mandar links para a PSP.... LOLLLLLLLLLL

:)

Agora a sério... ela foi má mas ele é bem mais violento agora... espero que isto não termine mal... :(

Quanto aos ancistrus "bebés"... daqui a 1 mês tenho que começar a despacha-los que ter 11 ancistrus + 2 guppies num nano de 20L não é vida para ninguém.

_________

essa guppie deve estar mesmo quase a dar-te mais filhos e nao devem ser poucos.A minha quando teve os bebés não tinha tanta barriga. É um aumento na taxa de natalidade em Portugal e bem precisamos. Nao te esquecas de mim na altura da adopção dos ancistrus.As fotos estão bonitas. O macho ramirezi que dê umas palmadas na femea que elas gostam.Qeixam-se todas, mas gooooooostam.

Ó Eliezer agora que falas nisso,aquela guppie esta mais inchada do que a minha quando estava gravida, mas muito muito mais mesmo e a minha tinha so a zona da barriga inchada e essa do Tony parece uma aberracao da natureza. Como sabem percebo pouco disto, mas que a guppie esta estranha esta.

Boas Tony boy,

Esses ancistrus parecem umas vacas, estão mesmo gordos. Eu se não morasse a 600km de distância até adoptava um ou outro.

Quanto aos Ramz, no meu ainda não se deu nada disso, mas o macho já não tem medo da fêmea. Mas já são duas coisas esquisitas numa semana , primerio desaparecem, agora isso...

Como é que fizeste isso da cerâmica? Eu no meu tenho dentro de uma meia de senhora, mas aquilo está a ficar uma cagada,

Falando nisso, não sei se já será altura de ter o liberty.

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!