Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas

TonyCh

Recommended Posts

O problema com as bactérias não existe. Mas existe outro problema neste aquário, o excesso constante de circulação que o tony, quer ter no aquário, que provoca uma diminuição acelerada de Co2, que ele anda a injectar no aquário. Ou seja é uma contradição difícil de rectificar, os aquários plantados não devem ter uma circulação muito forte. Quer pela perca de Co2, quer pela necessidade de assentar no substrato dos restos de comida e dejectos dos animais para serem uma fonte de alimento para as plantas.

Ao queres ter um plantado e ao mesmo tempo um sistema de filtragem como se tivesses kinguio no aquário, entras em contradição total. Os aquários plantados, precisam de alimento e não é apenas a nossa fertilização, estuda um pouco as teorias em volta dos aquários auto-sustentados e com o teu entusiasmo pela aquariofilia, talvez consigas dar uma evolução o teu aquário ;).

Partilhar nas redes sociais

Tony amanhã já vem com um filtro com um timer de L/H, ou seja, ligado a um potenciómetro qualquer, à noite debita sei lá (10w) 1000LH e de dia (5w) 500LH

xD FORÇA TONY!!

Editado por mad&mor

Eu não quero propriamente imitar as cascatas do Niagara.

Agora fora de brincadeiras:

1. O filtro ecco pro 130 que tenho, é mais do que o suficiente para um aquário normal de 60 a 130L. Na minha anterior montagem, até tive que estudar soluções para diminuir a corrente sem diminuir a litragem (usando chuveiros duplos) de forma a que o fluxo não me arrastasse a areia fina branca de um lado para outro. O aquário estava sempre limpo.

2. Nesta nova montagem, cometi o erro que colocar o Hardscape pensando apenas no aspeto estético e tentando apenas seguir as regras douradas, colocação em triângulo e aproveitar a profundidade. Esqueci-me de estudar os padrões de circulação.... o que costumava ser um aquário bem arejado passou a ser uma fonte de pontos mortos onde a água simplesmente não circulava.

3. Consegui resolver o problema adicionando um Wavemaker, impulsionando o fluxo de água, de forma circular, por todo o aquário.

4. Ao adicionar um reator externo (Sera flore 500) e substituir o meu lindo difusor inline, ganhei ausência de névoa de CO2 MAS o fluxo do filtro ficou reduzido em 20%. Se aliar a isto os problemas que eu já tive por causa do ponto 1, claro que fico preocupado.

5. Ao adquirir este novo filtro, espero poder livrar-me da Wavemaker e usar única e exclusivamente o filtro como fonte de circulação. Espero também que, devido ao layout e o reator, a corrente não seja demasiado forte para o sistema.

6. Pensando no futuro (quero um aquário até 200L), este filtro já me possibilita ter o aquário sem realizar muitos investimentos mais.

@alvarenga

A circulação não é sempre desejável para promover a distribuição de nutrientes e de CO2? A evaporação adicional de CO2 é combatida com mais injeção. Estarei errado?

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

@alvarenga

A circulação não é sempre desejável para promover a distribuição de nutrientes e de CO2? A evaporação adicional de CO2 é combatida com mais injeção. Estarei errado?

Abraços

Tony

A circulação é aconselhável para distribuição, mas num plantado um excesso de circulação não vai distribuir mas sim levar tudo directamente para o filtro.

A diminuição de Co2, sendo combatida com o aumento de Co2, pode criar desequilíbrios no aquário, sendo desnecessária.

Um aquário plantado hi-tech, precisa de uma boa filtragem, mas a circulação não deve ser excessiva. Uma boa filtragem não quer dizer grande circulação, como cada vez mais esta a cair em uso.

O excesso de circulação, traduz:

- falta de alimento para as plantas

- falta de elementos traço que são adquiridos pelo "coco" e alimento dos peixes

- dificuldade de fixação e enraizamento das plantas

- falta de criação de bactérias no substrato que fazem a transformação dos restos do aquário.

- Com circulação forte, nunca vais ter folhas em decomposição, deixam-do de ter ácido humico no aquário.

- Vais acabar por criar problemas nos peixes, por excesso de corrente, aumenta o stres, logo perigo de varias coisas.

Em qualquer site ou artigo sobre plantados hi-tech, tens logo a observação que a filtração não deve ser excessiva, sendo usados em muitos como base 5X a 7x no máximo.

O problema do layout, resolve-se modificando o local do filtro, fazendo uma bifurcação e tendo 2 pontos de recepção de água, mexendo no próprio layout.

Não metendo waves como nos reef., onde a corrente é necessária para os corais apanharem os nutrientes, mas é a corrente que é necessária, não a filtragem com corrente excessiva. Pois esta traduz em falta de nutrientes para os corais.

Agradeço a resposta. A questão está em eu querer manter uma circulação adequada por todo o aquário. Eu não me preocupo muito com o excesso pois posso cortar isso com várias artimanhas. Apenas quero o suficiente para chegar a todo o lado. A litragem em si é que pode ser excessiva... e daí talvez não. Fazendo as contas certinhas temos:

Litragem nominal * 0,7 = litragem real (em filtros eheim)

950 * 0,7 = 665l/h

Redução provocada pelo reator = 20%

665 * 0,8 = 532l/h

Isto num filtro acabado de instalar e limpinho. Passado duas semanas, é mais realista de 400l/h do que outra coisa. Não me parece excessivo.

Posso dizer, com toda a certeza que com este filtro atual (ecco pro 130), aplicando as mesmas regras que apliquei acima, dá-me pouco mais de 150l/h e confirmei isso quando o filtro já tinha 3 semanas de uso.

Podes ter toda a razão teórica mas deixa-me experimentar :) Prometo que se me começarem a voar os bichos por todo o lado, sou pessoa para vir cá admitir o erro na boa :)

Abraços

Tony

PS: no profissionel 3, ainda existe a possibilidade de reduzir manualmente o fluxo, sem detrimento da longevidade desde que o mesmo fique a 50% acima da potência máxima.

Editado por TonyCh

_________

Nesse teu caso estrangulas as saídas de água é isso? é que no 3(e) a diminuição de caudal faz-se pela diminuição de rotação do rotor, sem haver esforço por parte do filtro, deve ser mais "saudável"

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Boas,

Tony, realmente esse filtro não serve para o teu aquário, manda-o para aqui, e eu mando-te um de 780l/h. Ou o meu liberty 200, só não te mando a tsunamimaker porque acabei de a vender...

Agora fora de brincadeiras, penso que nada melhor que verificares o fluxo com o filtro instalado. Se vires que é demasiado movimento, fazes furos na flauta, e penso que se resolva. Tens tantas formas de posicionar isso.

Se não resultar, tens uma desculpa para comprares um aquário novo.

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Espero que corra bem tony e que consigas resolver o problema do teu plantado, apenas estava a discutir ideias, pois ajudam a todos.

Eu ando no sentido contrário, na tentativa do auto-ciclado com o meu comunitário, neste momento tpa, estável 1vx por mês sem variação de parâmetros e fazendo apenas reposição de água, metendo macros 1vx por semana e excell 1 vx por semana, para evitar o surgimento de algas (as plantas de superficie fizeram milagres no aquário), talvez pela capacidade de oxigenação. Não consigo esticar mais o tempo, pois tenho o filtro interno e as esponjas estou a limpar com elas no limite de saturação. Mas os parâmetros de água têm estado perfeitos durante as 4 semanas. Em breve vou montar novo áquario com filtro externo, e ai sim quero tentar chegar aos 6 meses.

@Alvarenga: Eu também gostava de um aqua auto-sustentado mas era a nível de $$$$$$, isso é que era.

Abraços

Abraços e Beijinhos

Deves ter os olhinhos a brilhar, o mesmo que as crianças fazem quando abrem as prendas...

Abraços e Beijinhos

E não é que acabo de ver um homem da SEUR com uma caixa para mim????

Já chegou o meu também....

Abraços e Beijinhos

Bem... JPL, vais ter que ficar com o teu. Já faço o relatório completo

Antes do relatório completo, deixo aqui apenas um comentário para animar esta sexta-feira..

"Depois de montar o filtro e ligá-lo às respetivas tubagens, chegou a altura em carregar naquele botão mágico de ferrar o filtro... carreguei no botão uma vez e lá começou o som da água a encher o filtro. A água foi correndo e eu a observar o meu aquário quando reparo que nível do aquário começou a descer e descer e eu a pensar: fo***, Isto vai me sugar o aquário todo para dentro do filtro! Passados dois minutos aquilo lá encheu... e... fiquei logo com TPA de 10% feita LOL"

Abraços

Tony

_________

Pois... adoro quando as minhas contas matemáticas batem certo... acabei de medir... já com tudo ligado (inclusive reator)... 519l/h... nada mau em relação aos 532l/h projetados... ;)

_________

Que filtro mais fraquinho, o do jpospr é que é. Até o meu liberty é melhor que isso lol.

25l? fogo já ouvi pessoas por aí a dizer que achavam um aquário de 25l razoável...

Abraços

Abraços e Beijinhos

Jonny Long, gostei vou adoptar.

Lá está, mais valia colocares o peixe dentro do filtro do "outro" João Pedro.

Ps. Mas como é isso TONY, muito vento ou pouco vento?

cumps

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!