Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas

TonyCh

Recommended Posts

A minha preocupação é a disponibilidade de comida. Coisas que deito e que caem são devorados pelas corydoras e demais peixes. Os únicos que acabam por se exclusivos deles é o pepino e a maioria não reconheceu aquilo ainda como comida. Só encontrei um hoje enfiado no pepino a comer que nem um porco. talvez devesse colocar mais fatias espalhadas mas isso faz uma nojeira se não retirado atempadamente. Num aquário separado seria muito mais simples mas tens razão, tanto os pequenos como eu íamos ficar muito stressados... provavelmente vou deixá-los no aquário principal. Se esta prol não vingar, então da próxima meto-os separados logo à nascença.

Dia de TPA. tenho que fazer exercícios de aquecimento para a poda tremenda que estou a planear lol

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Partilhar nas redes sociais

Boas,

Força nisso, eu ando a pensar no areão, estou fo....lol.

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

A mudança é muito grande? É que podem ser restos calcários presos ao areão e não o areão em si. Eu fazia um teste com 3 copos.

Copo 1: só água da torneira

Copo 2: areão removido do aquário com água da torneira

Copo3: areão removido do aquário, esfregado em limão e/ou vinagre, bem lavado a seguir e depois colocado com água da torneira.

Faria o primeiro teste ao fim de 24horas, o seguindo ao fim de 72h e o último teste ao fim 120 horas e comparava resultados. Se as alterações forem mínimas, se calhar não mexia no areão a não ser pela questão das corydoras.

Abraços

Tony

_________

Atualização

Bem, hoje foi dia de TPA. Antes de realizá-la aproveitei para podar/remover runners da tenellus. Que grande dor de cabeça. Sinceramente esta história dos aquários plantados está a começar a irritar-me. A manutenção é muita. Passei 2 horas a retirar a tenellus mais velha e as que tinhas as folhas afetadas pela staghorn (já morta). Retirei 800gr de material (!!) e mesmo assim ainda encontro folhas meio estragadas. O problema é que cada runner que se tira, vêm logo uns quantos atrás em cadeia. Fiz uma bela poda. Tirei em termos percentuais uns 50% da planta. Agora é esperar que comece a recuperar e a espalhar-se outra vez. A lilaeopsis foi-se de vez e a acicularis também. Esta última é danada que se farta pois as raízes entrelaçam-se no substrato e vai tudo atrás. Pior ainda é ela enrolar-se à volta da tenellus formando uma manta intransponível... foi uma luta. No fim aspirei o fundo todo e fiz uma TPA de 60%. Ainda vejo algumas folhas a boiar mas já vou apanhando isso nos próximos dias.

Em resumo não fiquei muito contente com o resultado mas não pude fazer mais sem arrancar tudo e replantar de forma espaçada e isso já seria loucura a mais. Vamos ver se tenho paciência para continuar isto durante muito mais tempo.

Abraços

Tony

_________

Tony eu tive pelo menos 20 ancistrus alevins (ainda tenho alguns no aqua) e não lhes dediquei atenção nenhuma especial e parece que foi a acção acertada. Nem toda a comida é apanhada, alguma certamente fica entre as razies das plantas que só os alevins lá chegam e depois as quantidades que eles necessitam para crescer são ínfimas. Não me preocupada em alimentá-los de forma diferente, vais ver que te vais safar sem problemas. Rodelas de pepino podem fazer-te subir a amónia se não forem retirados a tempo, se bem que com plantas isso tb deve ser difícil de acontecer

Relaxa e a coisa acontece

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Bem malta, os meus ancistrus devem ser mesmo machos e ainda por cima não sao panisgas... xD hehehe. Não me falem em podas, vou tentar tirar uma foto ao aqua, as echinodorus estão GIGANTES!!!! tenho andado a cortar pes delas quase todas as semanas. Já passei a primeira leva de alevins para o grande e os escalares não criaram problemas. ::D: Great success! haha

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Tony

com a quantidade de algas que estão a aparecer no meu eu tenho alimento garantido :D se quizeres eu dou uma ajudinha :DD

ja comprei 2 ancistros e eles logo no 1º dia ja andaram a colar-se a tudo pelo aqua...nota-se que é uma especie mt reservada mas pelo menos um anda todo contente a raspara tudo :D e ja vejo riscos pelo vidro fora xD

ai podas...

experimenta a adubagem do tony dps falamos...

ja tenho o dobro das cabombas que comprei e as valls estão a crescer como doidas (juntamente com algumas algas mas que se devem à luz insuficiente :S) o que vale é que as corys adoram vegetação e os meus ancistros parecem tambem na se preocupar :D...o raio do musgo nada...alem de andar sujo (mas os r/c adoram andar por lá e crescem como doidos :D)

Viva

Começo a pensar se não andamos a exagerar um pouco com esta história de fertilização. Passamos o tempo a encharcar as plantas de nutrientes, Introduzimos quantidades de CO2 assustadoras, metemos luz que dava para iluminar uma cidade pequena tudo para acelerar o metabolismo das plantas ao máximo e depois queixamos-nos que temos que fazer podas diárias ou semanais... é um antagonismo não é?

Ontem, quando tirei aquele material todo pus me a pensar na quantidade de Azoto, Co2, potássio e fosfatos que estariam naquele molho enorme... lol

A manutenção não seria muito chata se fossem plantas de caule (digo eu). Quando toca a ervas... é uma loucura...

Abraços

Tony

_________

tudo depende do que queremos...

para acelarar um processo que deverá ser lento iremos ter outras advertencias...

eu ainda sou do ir observando...

luz: noto alguma carencia altero (é o meu caso as cabombas estão a crescer rapidamente e com areas sem folhagem para terem mais rapidamente acesso a luz)

fertelização: como faço na pequena horta...se as plantas mostram alguma carencia, falta de crescimento, amarelagem, as chamadas zonas ratadas...aplico e vou verificando o aparecimento de algas. o que agora tem aparecido com força (mais uma vez de certeza por causa da luz) mas se diminuir a aplicação de fertelização esta ira diminuir...como ja o estou a fazer, embora continu-o a aplicar diaria mente mas menos quantidade...

mais uma vez tudo depende :D mas claro conta com podas elas não têm predarores :D

Muita luz acaba por dar espaço de manobra às algas mas excesso de nutrientes nunca devia dar pois as algas precisam de muito menos do que as plantas... é mais um desequilibrio entre os vários componentes do que "excesso" de nutrientes. Ao diminuires a fertilização, o que estás a fazer na realidade é criar uma limitação noutro sítio o que acaba com um tipo particular de algas. Isto é um bocado confuso... talvez um exemplo...

Tens

10ppm de nitratos

10ppm de potássio

1ppm de fosfatos

Micros que se farta

muita luz e CO2

Começam a aparecer algas greenspot (aquelas que só consegues raspar com uma lâmina do vidro).

Segundo a tua teoria, diminuis a fertilização

5ppm de nitratos

5ppm de potássio

0.5ppm de fosfatos.

As greenspot provavelmente vão desaparecer porquê? Porque ao reduzires os nitratos e potássio, as plantas param de consumir fosfatos... no momento em que há fosfatos livres na coluna de água, as greenspot vão-se

Agora pensas que a fertilização menor fez desaparecer as GSA mas na realidade, mudaste foi a limitação de um nutriente (falta de fosfatos) para outro (falta de Nitratos).

O que vai acontecer é que vão aparecer algas que se aproveitam do facto das plantas estarem a ser limitadas.

Não sei se me fiz entender?

Abraços

Tony

_________

@Jpospr

Obrigado pelo input sobre os bebés. O que acontece é que, na última ninhada, pedi todos ao fim de um mês e meio. Morreu tudo no espaço de uma semana e nunca cheguei a saber o que tinha sido. TPAs? Falta de Comida? Simplesmente não sei... por isso estou um pouco preocupado com estes agora e é por isso que ando a dar comida a torto e direito...

Quanto aos vegetais gerarem amónio... é verdade se os deixares lá tempo demais. Eu nunca deixo mais de 24h e isso não chega para começarem a apodrecer. Ainda ontem à noite coloquei pepinos e hoje, à hora de almoço, removi os pepinos e coloquei Courgette. Interessante foi que quando tirei o pepino, ainda estavam lá pendurados 5 bebés... portanto já começaram a perceber o que é bom :)

Vamos ver como corre.

Abraços

Tony

_________

Eu não tenho paciência para cozer vegetais :)

Vai tudo direto do frigorífico... Logo aquece no aquário :)

Abraços

Tony

_________

Coloquei Elos Terra Uno seguido de Elos Bottom mineral e finalmente "Dennerle Black Diamond Quartz Kies" (areão de 1mm granulometria).

Abraços

Tony

_________

Mini Atualização

Fiz uma re-contagem e passei de 13 para 39 bebés! Tenho os vidros cheios deles. Acho que, face a tanto bebé, vou fazer a experiência com 10 ou 15 e metê-los num aquário à parte a ver se se safam melhor do que no aquário principal.

Quer dizer que amanhã tenho que procurar um aquário adequado... alguém tem ideia de que litragem hei de arranjar? Não queria mais do que 20L ou isso. Será que dá para aguentar os bebés ancistrus até terem 2/3cm?

Abraços

Tony

_________

Boas,

Que vais fazer a tanto peixe? lol

Devias ter aproveitado a promoção do pingo doce e compravas uma camião de pepinos a 50%

Para 10 ou 15 deve chegar, mas acho que tens que ter cuidado com a amónia. Mas o expert és tu e não eu,lol.

Abraços

Abraços e Beijinhos

Tony,

Depois quando puderes e tiveres tempo, explica-me o comportamento dos teus ancistrus, para ver se eu consigo ver alguns dos meus com o mesmo comportamento, e se consigo sexalos,

Mas só quando não tiveres a cuidar dos novos rebentos.

Abraço

Abraços e Beijinhos

Estava a pensar em fazer um "blitz" ciclo de 10 minutos.

Bem... em circunstâncias normais não o faria mas visto o objectivo é só mantê-los lá durante umas semanas ou um a dois meses até crescerem o suficiente... talvez dê... nas lojas estão bem piores e ficam lá muito mais tempo... É que separando os grupos vou poder eliminar causas estranhas para as suas mortes... não me devem morrer todos em dois aquários duma só vez suponho.

Tenho aqui material para fazer tudo. Só preciso mesmo dum aquáriozinho (de preferência de cantos arrendondados à frente) e uma luz. Até me ofereceram um tronco hoje.

Vamos ver, vamos ver....

Abraços

Tony

_________

O comportamento? Bem, como é um casal, o macho está sempre a arrear na femea e ela esconde-se... quando é hora de comer, primeiro come o macho e a fêmea depois come os restos. Sinceramente não faço ideia como é que ela tem sexo com ele... deve ser daquelas "quanto mais me bates, mais gosto de ti".

De resto o macho tem os bigodes e a fêmea não. levaram 8 meses a atingir a maturidade sexual. O macho está normalmente sempre enfiado na toca e a fêmea está sempre fora à sombra.

Abraços

Tony

_________

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!