Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

Mas olha que depois de ler a explicação do toutinho parece me ser até a melhor opção. Duas flautas horizontais, uma dum lado no fundo a apontar para cima, a outra à superficie do lado contrário. Não sei é se tenho maneira de fazer isso no meu aquario.

 

não sei fazer desenhos por isso a minha opinião sairia a opção "a", mas a vista de cima transforma-a em vista de frente...

não se me consegues preceber..

 

Por outras palavras...

 

duas flautas

 

do lado esquerdo, prolongar a saida do filtro na vertical até quase ao fundo do aquário a apontar o jatos para cima (diagonal) e a flauta do lado direito fica em cima a apontar em frente.

 

percebi bem?

 

nesse cenário, as entradas para o filtros ficam aonde? Uma de cada lado ao lado das saídas?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm... o problema que vejo é no lado oposto à flauta que fica no fundo a apontar na diagonal... essa zona vai ficar sem movimento de água...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu desenho é um aquário visto na diagonal, ok? :lol:

Não tem os riscos dos vidros, apenas os riscos das flautas e da tunze mini.

 

O homem não sabe melhor...

 

Tony, concordo com o Eli, opção A, mas uma flauta em baixo e outra em cima. Ou seja, a vista "de cima" torna-se "de frente" para as flautas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por outro lado, se apontar a flauta do fundo para a frente, arranco as plantas e peixes que estiverem mesmo em frente e as corydoras vão se ver gregas para andar junto ao substrato.... não?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que estou a ver é:

 

a) a flauta de baixo aponta para a frente e varre o areão todo... como ficam as plantas? peixes? Estou a imaginar a parvula deitada...

 

b) a flauta de baixo aponta na diagonal... faz remoinho mas a corrente de baixo nunca chegará ao lado oposto criando uma área morta.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado madfart... são mesmo lindos não são? :)

 

 

Colisas... bah....

 

 

Bem... mas voltando ao assunto da circulação... mais opiniões :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que estou a ver é:

 

a) a flauta de baixo aponta para a frente e varre o areão todo... como ficam as plantas? peixes? Estou a imaginar a parvula deitada...

pois poderá criar esse efeito, mas creio que não dará para isso, basta a pores um pouco acima do areão e diminuires a força (o caudalr está la)

 

b) a flauta de baixo aponta na diagonal... faz remoinho mas a corrente de baixo nunca chegará ao lado oposto criando uma área morta.

não gosto desta hipotese por outros motivos, a zona morta nao causa devido a outra flauta e da saida de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois poderá criar esse efeito, mas creio que não dará para isso, basta a pores um pouco acima do areão e diminuires a força (o caudalr está la)

 

 

Basta eu usar o filtro que tiver o reactor montado... fica logo com menos 30% de caudal...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que também ainda não estamos a ver o hardscape que irá deflectir o movimento da água... foi o que me aconteceu com a tal rocha gigante neste de 60L....

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou te responder como me responderam a algum tempo

 

cada aquario é um aquario, terás de ser tu a colocar, experimentar, e reposicionar...

 

só depois de tudo montado é que podemos estrapolar.

em aquario vazio esta parece-me ser a melhor hipotese.

 

ciclos rapidos são optimos para por aquarios a bombar, ciclos lentos são exelentes para estudar os posicionamentos :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony... acho que estás a pensar demasiado nisto. Podes até planear tudo ao milimetro. Quando montares tudo nunca vai ficar/correr como tu imaginas!

 

Eu sei que a tua veia alemã gosta de precisão. Por alguma razão não há plantados alemães! Tens iwagumi japoneses, ou aquários estilo holandes...;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mas queria ter ideia do material que vou ter que ter em casa para fazer experiências.... só sei uma coisa certa... as curvas de saida do filtro não podem mudar de sitio portanto a partir daí é inventar... sejam L's, extensões ou flautas.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual pior? Remexe a superfície da agua? Empurra os cocós para a ponta do aquário para ser aspirado? ( haha! empurrar cocó :3 )

 

Então funciona, é claro que, no nosso caso, temos substrato fino, areia de praia vá. Vantagens: O lixo, cocós e afins, não se entranham no substrato, o que vês é o que há... Desvantagens, de vez em quando tem que se andar com o aspirador. Mas a esposa é um PÉTACULO e ofereceu me um aspirador a pilhas da Eheim (ASPIRADOR !!... NÃO "TERMOSTATOS") :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês estão a esquecer-se que a deflecção do vidro faz a corrente subir ou descer, não estão? Ou seja, a água não bate no vidro oposto e "puf"... Mesmo que o caudal vá diminuindo com a distância, vocês têm uma corrente continua, a alimentar o caudal que se perde.

 

Corrente junto ao substrato? Não, mas a apontar para o substrato. Se a corrente estiver junto ao chão, vai empurrar tudo e fazer buracos.

 

Os vossos peixes cagam pedras, ou tijolos? :lol:

A porcaria dos peixes e os flocos que sobram, são muito leves, precisam de uma corrente minima para ir embora.

 

O intake também faz corrente, ou seja, através da sucção fica um espaço vazio que é preenchido por nova água.

 

A corrente promove nas plantas uma adaptação de mair e melhor enraizamento (eu acho)

 

Uma área morta, com agua calma, não é necessáriamente mau. Há peixes que gostam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho as coisas como o mad tem no desenho e funciona muito bem... no meu aquário de 60L... num de 300L tenho dúvidas... porque estamos a falar de 120cm...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.