Mais um potencial Novato/Curioso com dúvidas


TonyCh

Recommended Posts

o meu vibr....termoestato está bem à vista :D...mas aquilo tem 30cm...é quase impossivel não estar à vista xD.

 

continu-o a achar que apenas 1 é mau...

eu tenho apenas um e o que eu sinto é que mesmo embora seja grande e disperse bem o calor, está ao pé do filtro para a agua aquecida circular, existem zonas no meu aquario mais frias (o extremo oposto) embora sejam 1 ou 2º maximo existe essa diferença

agora imagina num aquario de 120...

Editado por Eliezer costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ou dois tanto me faz (com 2 tenho redudancia) mas para meter um de 300 tinha que vender os dois que tenho e eu sou péssimo vendedor...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um ou dois tanto me faz (com 2 tenho redudancia) mas para meter um de 300 tinha que vender os dois que tenho e eu sou péssimo vendedor...

 

divides o valor do novo 300 pelo 2 que queres vender.

acrescentas 10%

depois negoceias tendo em conta os 10%

´"so porque és um gajo porreiro baixo o valor em 10%" 0.o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os "Cold Spots" nem sempre acontece e raramente será de 1º~2º, e nem sempre é uma desvantagem! Por ex. Se tiveres caracídeos e ciclidios, eles até agradecem, os caracídeos procuram os tais "cold spots" e os ciclidios as zonas mais quentes ;) Na natureza, quanto mais fundo fores, mais frio está, e existem N "cold spots" é difícil simular a natureza e às vezes desnecessário faze lo a 100% devido aos nossos meninos serem criados em viveiros (ou aquários de criadores). Mas de certeza que a água na natureza não está 100% igual ALL THE TIME!

 

Quando chove existem alterações, por vezes brutais, de PH, KH, GH e Temp. ;)

 

Corrigem me se estiver errado!

Editado por mad&mor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas correcto...

mas o tony tem peixes amaricados...

alme de todos (quase todos) são criados em cativeiro e habituados a terem todas as condições

logo não têm resistencias e ate uma mudança de temperatura os pode fazer constipar....digo eu... :D

mas desde que seja tudo dentro dos valores limites não deve existir problemas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás certo, no entanto a redundância é importante pois se um falhar, o aquário aguenta-se com 150W... se avariar um de 300W em pleno inverno, estás lixado.

 

Voltando à circulação da água... tenho sérias dúvidas se a solução de duas flautas em lados opostos é aconselhável... a minha imaginação diz-me que vai haver turbilhão ao centro sem movimento definido o que vai criar muitas áreas de águas paradas...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os "Cold Spots" nem sempre acontece e raramente será de 1º~2º, e nem sempre é uma desvantagem! Por ex. Se tiveres caracídeos e ciclidios, eles até agradecem, os caracídeos procuram os tais "cold spots" e os ciclidios as zonas mais quentes ;) Na natureza, quanto mais fundo fores, mais frio está, e existem N "cold spots" é difícil simular a natureza e às vezes desnecessário faze lo a 100% devido aos nossos meninos serem criados em viveiros (ou aquários de criadores). Mas de certeza que a água na natureza não está 100% igual ALL THE TIME!

 

Quando chove existem alterações, por vezes brutais, de PH, KH, GH e Temp. ;)

 

Corrigem me se estiver errado!

 

O home agora parecia um poeta :)

 

Mas sim, estás 100% correcto. Já nas discussões sobre TPAs a malta discute muito sobre a descida de 1 ou 2graus na temperatura do aquário. Para os peixes isso afecta-os... zero... Pior é haver quem tenha temperaturas constantes de 30º, ou os tenha a 18º para poupar luz. Até nos terários se deve ter zonas quentes e zonas frias, para que os animais possam regular a temperatura.

 

Há quem discuta as diferenças de PH e temperatura e depois vê-se na reprodução de corydoras a "fabricarem" quebras brutais de PH e de temperatura, até gelo usam. Não há um método 100% correcto, mas os animais também não vivem só em ambientes 100% controlados, eles têm mecanismos, como nós.

 

Muito se fala de circulação nos aquários, o meu tem muita, os meus peixes nunca viveram tão felizes, nem nunca o meu substrato foi tão limpinho. Sabiam desta? Querem evitar andar a aspirar sempre o fundo, façam circulação.

 

PS: Mad, tenho uma correcção a fazer. "Corrigem me"? LOOOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás certo, no entanto a redundância é importante pois se um falhar, o aquário aguenta-se com 150W... se avariar um de 300W em pleno inverno, estás lixado.

 

Voltando à circulação da água... tenho sérias dúvidas se a solução de duas flautas em lados opostos é aconselhável... a minha imaginação diz-me que vai haver turbilhão ao centro sem movimento definido o que vai criar muitas áreas de águas paradas...

 

A solução não são flautas opostas. É fazeres a água circular, fazeres um circuito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

posso estar errado mas o que eu faria (quanto à circulação da agua) seria

uma flauta de um lado, criando a agitação

uma saida a meio (so o tubo) apontando para o vidro lateral oposto à flauta... sem criar agitação à supreficie...

não vou fazer desenho pois sou quase uma besta com pc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ontem ao ver a tua ilustração entendi isso também, talvez seria melhor 1 flauta encostado ao vidro do fundo (flauta maior vindo do filtro mais potente) e uma flauta no vidro lateral (flauta mais pequena, filtro mais fraco). ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se fosse assim... não fará mais sentido?

 

movimento-agua-01.jpg

 

Yep, já não preciso ir ao paint :)

 

No antigo eu tinha uma flauta na horizontal a apontar para cima, fazia movimentação à superficie.

No outro filtro tinha uma flauta em "L" que a horizontal apontava numa direcção descendente e a vertical para os vidro frontal.

A água era empurrada em forma de circuito para literalmente "dar a volta" ao aquário. Teste de verificação? Bolhas de CO2 :) Era só ir vendo para onde viajavam.

Para mim faz mais sentido que a circulação de vários aparelhos se complemente, do que se cruze.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haa, ainda tinha uma Tunze mini que fazia o favor de junto ao fundo levantar a m... tra... porcaria e os filtros apanham.

É lógico que não falo de circulação tipo água salgada, de 20000l/h... Dentro da ponderação sensata.

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à falta de circulação com o uso de duas flautas apontadas uma para a outra, não noto isso.

 

Além de que tenho uma flauta apontada à superficie (numa angulo de cerca de 5/10º) e a outra apontada mais para baixo (no mesmo angulo mais ou menos. O interessante é que assim consegues (em teoria claro) controlar facilmente e mais eficientemente a temperatura do aquário, já que a corrente à superficie, pela sua interacção com a atmosfera arrefece.

 

Como a água mais fria é mais densa, e com ajuda da outra corrente da outra flauta vai afundar permitindo novas trocas de calor com a água circundante. Esse sistema permite regular a temperatura do aquário mantendo a temperatura constante. É o mesmo sistema da chamada bomba de ciculação termohalina que regula a temperatura do Atlantico Norte, e que nos permite, apesar de estarmos à mesma latitude que Nova York, termos invernos sem neve.

 

Obviamente, passando isto para os nossos sistemas fechados e com muito pouca água, essa regulação é minima, mas eficaz principalmente no verão quando a àgua está muito quente. Apontando ventoinhas à superficie da água, não estamos directamente a arrefecer o liquido, mas sim a atmosfera em contacto com a superficie. Por arrasto conseguimos arrefecer o aquário todo.

 

No Inverno, a camada acima da água têm tendencia a ser mais quente do que o ar à volta do aquário, tudo devido às lâmpadas que aquecem a camada superficial atmosférica. Essa bomba funciona da mesma maneira, mas ajuda a aquecer a água mais um bocado.

 

Quanto é que aquece/arrefece? Não sei, não há de ser muito, mas é só mais um argumento! ;)

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo assim, quem não entender, vire o desenho ao contrário e fique sem entender na mesma :lol:

 

circulao.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm

 

Agora fiquei na mesma LOL.... a explicação do Paul lixou-me os pensamentos...

 

Opção A ou B? Sendo que na A uso saida normal em tubo e na B uso duas flautas.

 

movimento-agua-02.jpg

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no meio da explicação completamente correcta do paul, na fosse ele um oceanografo existe um erro :D

 

os nossos bichinhos (a maioria) são de rios, alguns mais grandes outros mais pequenos, outros mais da zona da foz outros mais da nascente, mas rios

 

diferença?

as correntes...não existe essa "ciculação termohalina"(conhecia o efeito na conhecia o nome :D)

existem sim zonas mais quentes e zonas mais frias e diferenciais de temperatura por profundidade.

as correntes podem ser mais fortes, mais estagnadas, mas correm sempre para o mesmo sentido....

<p>é istou

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm

 

Agora fiquei na mesma LOL.... a explicação do Paul lixou-me os pensamentos...

 

Opção A ou B? Sendo que na A uso saida normal em tubo e na B uso duas flautas.

 

movimento-agua-02.jpg

 

 

não sei fazer desenhos por isso a minha opinião sairia a opção "a", mas a vista de cima transforma-a em vista de frente...

não se me consegues preceber...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso a opção B funciona bem. Como um dos filtros é mais potente do que o outro, esse remoinho dá se na area mais plantada e com mais troncos do meu aquário. É mais fácil estar sempre limpa.

 

Mas olha que depois de ler a explicação do toutinho parece me ser até a melhor opção. Duas flautas horizontais, uma dum lado no fundo a apontar para cima, a outra à superficie do lado contrário. Não sei é se tenho maneira de fazer isso no meu aquario.

 

Eli: De facto não temos essa circulação termohalina (pelo simples facto de que os aquários são de água doce). No entanto, as leis de transferência de energia aplicam se igualmente. Isto foi apenas a explicação que arranjei para justificar como tenho as minhas flautas. E do que acredito que se passe nos aquários. Nos rios a dinâmica é completamente diferente e não existe a estractificação (camadas de água com caracteristicas físicas diferentes) que existe no mar.

 

Para os peixes tanto lhes faz na verdade, mas o preferivel é mesmo uma corrente sempre para o mesmo lado. Como isso é impossível, pelo simples facto de que criamos sempre turbulência junto aos vidros, jogamos com a praticabilidade da coisa! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.