Meu Lago 10.000L


Recommended Posts

Olá a todos,

Há uns meses tomei a iniciativa de construir um lago nas traseiras da minha vivenda (em Leiria para se situarem), foi um trabalho longo de fins de semana e dias de férias que começa agora a dar os seus frutos.

 

Aqui temos uma foto do local da construção, é um terreno agricula nas traseiras da minha vivenda:

 

Redimensionado em 79% (640 x 426) - Clique para ampliar

 

 

as fotos do buraco em si:

Redimensionado em 79% (640 x 426) - Clique para ampliar

 

 

A colocação da pedra: O lago levou duas lonas por protecção, e deseguida foi forrado com pedra:

Redimensionado em 79% (640 x 491) - Clique para ampliar

 

 

Aqui da para ver o buraco no meio do lago, onde levará uma especie de pre-filtro e onde estara o tubo que leva a agua ao motor:

Redimensionado em 79% (640 x 386) - Clique para ampliar

 

 

Aqui está um pormenor do aro de tijolo burro a volta do lago

Redimensionado em 79% (640 x 567) - Clique para ampliar

 

 

Aqui uma vista panoramica, a ensaiar a colocação da roda do moinho

Redimensionado em 79% (640 x 426) - Clique para ampliar

 

 

Aqui a roda em pormenor, o tubo que se vê na terra é o fio onde passará a electricidade, neste local sera contruido uma "casa de moinho" á escala, nessa casa ficara o motor, o filtro e a lampada UV de 35W:

Redimensionado em 79% (640 x 426) - Clique para ampliar

 

 

Aqui temos uma foto do lago já desactualizada mas a ultima que agora tenho disponível

Redimensionado em 79% (640 x 447) - Clique para ampliar

 

 

Após esta foto, a roda já foi fixada sendo alimentada por um motor de 3.000 L/h, os acabamentos foram feitos, foi construída ao lado da roda uma "casinha" para colocar o motor, quadro eléctrico e restante maquinaria, plantei também escalracho em toda área circundante e fiz mais um biscate ou outro que depois mostro com fotos para ser mais fácil, a litragem como diz o titulo é de cerca de 10.000L (talvez um pouquinho mais).

 

Agora as minhas duvidas

 

acham que deveria meter areão de rio no fundo?

que plantas deveria meter? tenho alguns nenufares, mas gostava de plantar umas valisnerias, uns jacintos de água e um pinheirinho de água (pelo menos)

no combate ás algas acham que um UV de 35W é razoável? ou deveria apostar num (dispendioso) Velda i-tronic it-15?

 

posto isto aguardo pelas vossas respostas, e aguardo pelas vossas boas sugestões.

 

um abraço

Editado por HParreiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu lago está a melhorar de aspecto os meus parabens.

 

Como é que a roda do moinho vai funcionar?

Ou vai ser só para embelezar o ambiênte?

boa noite gardenkoi, ao lado da roda vai levar uma casinha a escala, onde leva o motor, e o motor levara a agua para a calha que caira na roda e assim fa-la girar, que assim será a minha "cascata", o problema que deves estar a pensar deve ser onde vou meter o filtro, tenho uma ideia mas dificil de explicar, basicamente o filtro ficara nessa calha que será feita com duas telhas de ceramica a fazer um "tubo"

Editado por HParreiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Estas lonas são de que material?

 

boas, na verdade o lago tem duas lonas, 1a e daquelas pretas que se usam nestes lagos, mas como não gostava da cor preta, em cima meti ma lona branca daquelas que se usam para fazer toldos de cafés e coisas do género, ate agora nao tive problemas com fugas de água

Editado por HParreiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem que me possa ajudar na escolha da bomba? o lago esta terminado faz tempo, mas as bombas que encontro ou são caríssimas, ou não servem, que opiniao me podem dar acerca desta:

 

http://cgi.ebay.co.uk/SKYISH-ASP3000-Dirty-Water-Pond-Filter-Pump-3000-l-h_W0QQitemZ110649590204QQcategoryZ139921QQcmdZViewItemQQ_trksidZp5197.m7QQ_trkparmsZalgo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D5%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D7595339720978285625#ht_3577wt_905

 

obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Pessoal,

 

bem apesar de os preços da lampada UV serem praticáveis estou um pouco céptico em relação à sua eficácia, será que para 10.000 litros, 36W chegam?

 

pensei também no welda i-tronic, mas ouvi dizer que para ser eficaz precisa de ser um modelo superior à litragem do lago, deste modo o It-5 (até 5.000L) não chega e o It-15 é caríssimo,

 

o que me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Pessoal,

 

bem apesar de os preços da lampada UV serem praticáveis estou um pouco céptico em relação à sua eficácia, será que para 10.000 litros, 36W chegam?

 

pensei também no welda i-tronic, mas ouvi dizer que para ser eficaz precisa de ser um modelo superior à litragem do lago, deste modo o It-5 (até 5.000L) não chega e o It-15 é caríssimo,

 

o que me aconselham?

 

Boas.

 

Não consigo ver o teu lago...mas se tiveres a filtração bem dimensionada e de preferencia de forma a oxigenar a agua com o fundo do lago bastante plantado e a quantidade de plantas flutuantes certa não precisas de uv para nada e terás sempre a agua cristalina,quanto a bombas as superfish para mim são as melhores.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais