Recommended Posts

boas

 

adequeri uma osmose de 3 fases a minha duvida agora esta em que quantidade devo colocar?

Depois de ler varias topicos ainda fiquei mais confuso.Tenho discus no meu aqua em fase de cresimento li que se colocar agua de osmose ela nao possui "trace elements"o que vai afectar o cresimento dos mesmos.

ok entao as minhas questoes sao:

se eu colocar agua directa mas com um buffer muito bom da seachem para recolocar os "trace elements"resulta?

 

se eu colocar cerca de 50% agua osmose 50% agua torneira nao irei perjudicar a agua osmose?

 

preciso da vossa opiniao por favor

 

cumps

 

gil vicente

Um peixe nao e so pelo natal e para toda a vida................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

adequeri uma osmose de 3 fases a minha duvida agora esta em que quantidade devo colocar?

Depois de ler varias topicos ainda fiquei mais confuso.Tenho discus no meu aqua em fase de cresimento li que se colocar agua de osmose ela nao possui "trace elements"o que vai afectar o cresimento dos mesmos.

ok entao as minhas questoes sao:

se eu colocar agua directa mas com um buffer muito bom da seachem para recolocar os "trace elements"resulta?

 

se eu colocar cerca de 50% agua osmose 50% agua torneira nao irei perjudicar a agua osmose?

 

preciso da vossa opiniao por favor

 

cumps

 

gil vicente

Olá,

 

Eu tb tenho discus e uso osmose para o aquário. Primeiro um aviso NUNCA uses SOMENTE água de osmose.

 

A àgua de osmose é para mim mto importante pq no Estoril onde vivo a minha água é muito dura e tem silicatos e KH muito alto. PH por vezes é 7,5 o que não é muito bom para o discus. Em vez de usar químicos para baixar os parâmetros a água de osmose é a melhor opção.

 

A água de osmose é totalmente pura e tens de misturar sais para que os discus possam sobreviver. Existe em Pó em em Líquído.

 

Por isso para um áquario de 370 lts faço semanalmente cerca de 70 litros de osmose.

 

Aconselho arranjares um medidor de condutividade da água se queres começar a usar água de osmose. Eu comprei no ebay pq aqui é Portugal as lojas vendem mto caro.

 

A condutividade da água de osmose é zero, visto que não tens qualquer ião que permita a passagem da corrente electrica. Quando colocas os elementos trace que os discus precisam a condutividade deve rondar os 800 micro Siemens. Isto para crescimento dos discus. Eu uso este valor visto que é o que a Stendker também usa para crescimento dos discus deles.

 

Para reprodução, o que eu não faço, sei que o pessoal tem de colocar entre 100 micro Siemens e 200.

 

Assim que te aconselho é:

 

1 - Mede a condutiviade da água do aquário

2 - Não faça medidas bruscas

3 - Se for mais baixa do que 800 micro Siemens, não precisavas de ter comprado o kit de osmose

4 - Se for mais alta, vai misturando água de osmose todas as semanas, até que baixe.

5 - Coloca somente metade da quantidade de elementos trace que a marca recomenda para que a quantidade de sais reduza e baixe a condutividade.Agora aconselho cuidado, ao brincar com os sais, estás a alterar a química da água. Podes ficar com um KH tão baixo que depois tens uma baixa de PH brusca.

 

Podes também criar um choque osmótico nos peixes por alterares a concentração de sais na água do aquário.

 

Respondendo directamente às tuas perguntas:

 

- se eu colocar agua directa mas com um buffer muito bom da seachem para recolocar os "trace elements"resulta?

 

É isso que tens de fazer e resulta. Vais colocar na água mais pura que existe a quantidade de sais que os discus preferem, na quantidade perfeita. (segundo o fabricante)

 

- se eu colocar cerca de 50% agua osmose 50% agua torneira nao irei perjudicar a agua osmose?

 

Estragar não estragas, mas...estás a adicionar água que tens um conjunto de sais que desconheces se estão na medida exacta para os teus discus. Eu usei sempre trace mesmo quando usava água da torneira. Eu por vezes faço isto tb. Qd tiro água demais do aqua e os meus 70 litros ficam curtos para encher junto torneira depois de passar por filtros para tirar o cloro. Depois meço a condutividade e logo vejo quanto coloco de trace elements. Ajusto para ficar perto dos 800 micro.

 

Mais uma vez faz as coisas com calma, não tentes combater muito os parâmetros da água. Ajusta e chegas lá.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

muito obrigado fiquei esclarecido.Estive na loja onde normalmente compro as minhas coisas o homen e simplesmente fantastico apesar do meu ingles nao ser 100% percebi tudo o certo e ele deu-me os tais minerais tambem meu deu um produto chamado discuscode da brightwell aquatics ele diz que usa os dois na sua RO e mete nos quarios em que tem discus e tambem me aconselhou o tds e explicou me tambem como funciona vou comprar no ebay visto estar em englaterra e mais facil comprar heheheh.muito muito obrigado pelo esclaricimento

 

cumps

gil vicente

Um peixe nao e so pelo natal e para toda a vida................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.