Ed_boy Publicado Janeiro 13, 2011 Publicado Janeiro 13, 2011 É assim, tenho um temporizador (daqueles de ligar à tomada eléctrica) e quero ligar lá a calha para ter horários certos de luz! E será que não faz mal? O botão da calha vai estar sempre ON. Obrigado Foto para quem não sabe o que é o temporizador: Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras.
h_saldanha Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Boas, Esse temporizador é bastante interessante. Eu também uso temporizador, é uma excelente opção para controlar o fotoperiodo utilizada por muitos. Respondendo à tua pergunta, a calha terá de estar sempre ON e não haverá problema nenhum Abraço Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
joniclicks Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 boas nao tem mal nenhum totalmente seguro e funcional. cumps joni Citar
Ed_boy Publicado: Janeiro 13, 2011 Autor Publicado: Janeiro 13, 2011 Obrigado Era só porque a calha custou algum dinheiro e não a queria estragar! h_saldanha, infelizmente não é o meu temporizador, mas vou tentar um que seja bom,funcional e o mais barato. A CRISE AFECTA A TODOS! Citar O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta Assinatura editada, quebra de regras.
MarinaLuzia Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Eu tb tenho um temporizador : Mas n me consigo entender com ele, alguém tem este? A minha luz do aquário tem um interruptor e n consigo acertar com o temporizador ... ! Citar
yangelis Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Tenho um muito parecido com o Aslo da foto. Diz quais as tuas duvidas e pode ser que eu consiga ajudar. Citar
MarinaLuzia Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Aqui vai ( nota: ainda estou no inicio da aventura com o aquario por isso os meus termos técnicos não são os melhores ...) Como é que o utilizas? - Tens que rodar a roda para a hora em que programas o temporizador certo? Ex.22h - Dps metes as patilhas para baixo referente às horas que queres que a luz ligue, ex. 07h - 14h, - Dps ligas a luz do aquario ao temporizador e ligas o temporizador à ficha tripla. N sei se estou a fazer bem, pelo menos é a leitura que faço. A questão é que a luz do aquario tem um interruptor ( penso que todas têm)e e n percebo se tem que estar ligado ou desligado ... desligado n faz nada mas n tem logica estar ligado, assim n preciso do temporizador pk a luz está sempre ligada ! !!! Citar
tat Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 O interruptor do aquario é para estar sempre ligado. O temporizador "trata" de cortar a luz, quando as patilhas estão para cima. Citar Aquario Tematico Amazonas
MarinaLuzia Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Mas é que o meu n corta... eu ontem liguei a luz, as patilhas estavam para cima ,ja tinha programado para o outro dia e o temporizador n cortou a luz naquele momento que era para estar desligado segundo o temporizador ... Citar
David Cabete Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Boas Pelo que me apercebi, deves ter um interruptor num dos lados do temporizador. Esse botão tem duas posições. Deves ter na posição errada! Uma das posições é um bypass ao temporizador, ou seja, está sempre ligado. A outra posição passa pelo temporizador, ligando/desligando o que está ligado a ele, conforme a posição das patilhas. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
yangelis Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Eu percebi as tuas duvidas, vamos la ver se te consigo explicar. - Tens que rodar a roda para a hora em que programas o temporizador certo? Certo, tens de colocar a seta (outra marca qualquer) na hora actual. - Dps metes as patilhas para baixo referente às horas que queres que a luz ligue, ex. 07h - 14h, Correto, pelo menos no meu é assim (para baixo-> ligado; para cima-> desligado) - Dps ligas a luz do aquario ao temporizador e ligas o temporizador à ficha tripla. Certo A questão é que a luz do aquario tem um interruptor ( penso que todas têm)e e n percebo se tem que estar ligado ou desligado ... desligado n faz nada mas n tem logica estar ligado, assim n preciso do temporizador pk a luz está sempre ligada ! O interruptor da luz do aquario tem de estar ligado. O teu temporizador não tem um interruptor? Em alguns modelos teem um interruptor que serve de by-pass, ou seja se o interruptor (do temporizador) estiver ligado o temporizador deixar passar corrente independentemente do horario programado. Citar
MarinaLuzia Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Ok, então deve ser isso do interruptor do temporizador! Tem 2 simbolos: um relogio e outro simbolo que pareçe um traço, meto para a parte do relógio? Citar
David Cabete Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Boas Sim, metes para o lado do símbolo do relógio. O outro é quando queremos ligar as luzes, sem que esteja no período que seleccionaste para estarem ligadas. "Passa" por cima do relógio temporizador e liga as luzes. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Daniel Almeida Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 (editado) Metes para o do traço, de maneira a que se veja o relógio! Edit: Oops! Não tenho o meu temporizador aqui, está nos aquas da arrecadação, mas tenho a ideia de que o tenho assim... Mas se o David disse que era assim, dificilmente não será, coisas desse género é com ele :D Editado Janeiro 13, 2011 por Daniel Almeida Citar Daniel Almeida
yangelis Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 No que eu tenho: simbolo do relogio visivel -> temporizador a trabalhar a horário; simbolo do traço visivel -> by-pass activado (ou seja luz ligada independentemente da programação) Citar
MarinaLuzia Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 OK,vou tentar! Obrigado pela ajuda de todos! Citar
Perneta Publicado: Janeiro 10, 2012 Publicado: Janeiro 10, 2012 Eu tenho uma duvida diferente mas tambem relativa a temporizadores. O meu é desse género, comprado nos chineses. Marca "Ante" se não me engano. Acontece que queria ligar as 2 fichas de luz do meu aquario ao mesmo temporizador. Comprei uma tripla, liguei-a ao temporizador e eis que o relogio deixa de funcionar. Ou seja, imaginemos que programo o temporizador às 15H, e coloco a seta nas 15H, ligo a tripla com as 2 fichas ao temporizador, ligo o temporizador à extensão e a seta não se mexe mais dali. Fica sempre nas 15H. Ligando uma ficha só (sem tripla), ele funciona. A minha pergunta é: não existe maneira de ligar duas fichas ao mesmo temporizador e que este funcione? é que encomendei mais 2 fitas leds e uma moonlight e nao queria nada ter que comprar 5 temporizadores só porque nao funciona com triplas (até porque como o temporizador é largo, ocupa o espaço de duas entradas na extensão). Desde já o meu obrigado às respostas providenciadas. Bem hajam... Citar
LuisJSBL Publicado: Janeiro 10, 2012 Publicado: Janeiro 10, 2012 Tenho 4 aquarios ligados a dois temporizadores (2 em cada um usando tripla) e não tenho qualquer tipo de problema com o relógio. São da marca Chacon, comprados salvo erro no AKI. Também já tive 1 da marca ET que avariou, mas enquanto trabalhou, estava a alimentar 2 calhas. Citar
testum Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Boas, Esse temporizador é bastante interessante. Eu também uso temporizador, é uma excelente opção para controlar o fotoperiodo utilizada por muitos. Respondendo à tua pergunta, a calha terá de estar sempre ON e não haverá problema nenhum Abraço Vou aproveitar este tópico para falar sobre um problema. Eu tenho um problema com esses temporizadores, com a calha de lampadas T8. Nas calhas de lampadas PLL, tudo bem. O temporizador ao desligar, a lampada(T8) permanecia ligada, a emitir um luz muito fraca, mal se notava, fazia quase um efeito moonlight. Como era de esperar ao fim de um ano a lampada ardeu!! Compro um temporizador de outra marca e a mesma coisa, vou para trocar e questiono o empregado sobre a passagem de corrente com o temporizador programado para não passar, ele achou estranho e foi testar. E todos os temporizadores que estavam expostos, deixavam passar qq coisita. Desde do mais barato ao mais caro. Deixei de ter temporizador no aquario com a calha T8. Como resolver o problema? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Ou seja, imaginemos que programo o temporizador às 15H, e coloco a seta nas 15H, ligo a tripla com as 2 fichas ao temporizador, ligo o temporizador à extensão e a seta não se mexe mais dali. Fica sempre nas 15H. Ligando uma ficha só (sem tripla), ele funciona. Vê lá se a tripla não está a tocar no relógio. Compro um temporizador de outra marca e a mesma coisa, vou para trocar e questiono o empregado sobre a passagem de corrente com o temporizador programado para não passar, ele achou estranho e foi testar. E todos os temporizadores que estavam expostos, deixavam passar qq coisita. Desde do mais barato ao mais caro. Deixei de ter temporizador no aquario com a calha T8. Penso que tens um pequeno curto-circuito na instalação electrica que está a fazer passagem de neutro. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
testum Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Não me devo ter explicado bem. O empregado da loja testou com um medidor de tensão(não sei o nome) directamente no temporizador ligado a uma ficha, e registou sempre passagem de corrente em todos os temporizadores. Citar
Perneta Publicado: Janeiro 12, 2012 Publicado: Janeiro 12, 2012 Mudei a tripla e problema corrigido. Talvez estivesse a tocar no relógio não sei. De qualquer maneira, com uma tripla acabada de comprar nunca pensei que o problema fosse desta. Para aprender a duvidar das compras nos chineses Obrigado pelas ajudas Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 12, 2012 Publicado: Janeiro 12, 2012 Mudei a tripla e problema corrigido. Talvez estivesse a tocar no relógio não sei. De qualquer maneira, com uma tripla acabada de comprar nunca pensei que o problema fosse desta. Para aprender a duvidar das compras nos chineses Obrigado pelas ajudas Ainda bem que resultou. Electricidade... sempre ao dipôr. Não me devo ter explicado bem. O empregado da loja testou com um medidor de tensão(não sei o nome) directamente no temporizador ligado a uma ficha, e registou sempre passagem de corrente em todos os temporizadores. Estranho... muito estranho. Será que os temporizadores que ele experimentou tem um interruptor próprio e ele não o mudou para a função relógio, mantendo o bypass da corrente? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
testum Publicado: Janeiro 12, 2012 Publicado: Janeiro 12, 2012 Ele experimentou das duas maneiras. Caso tenhas, experimenta com uma daquelas chaves busca-polos. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 12, 2012 Publicado: Janeiro 12, 2012 Ele experimentou das duas maneiras. Caso tenhas, experimenta com uma daquelas chaves busca-polos. Os meus não têm problema. Por curiosidade fui testar os dois com o multímetro e estão a 100% Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Recommended Posts