kapataz Publicado Janeiro 13, 2011 Publicado Janeiro 13, 2011 boas. tenho o meu aquário a funcionar desde o dia 6/01/2010, no dia 7/01/2010- Teste ph 7.0 27ºC ,dia 9/01/2010- Adição nitrivec . ph 7.0 27ºC ,12/01/2010-feita primeira ,tpa 5litros, nitrivec 1ml, 1.5ml aquatan e por fim no dia 13/01/2010- teste ph 7.5 , 27ºC. A minha pergunta é porque o ph aumentou? Devo limpar o filtro todas as semanas mesmo durante as semanas do ciclo? eu tenho as vezes uma pequena dificuldade em ver a cor do ph, em todos tenho a certeza que vi bem,mas no ultimo não tenho vem a certeza se é 7 ou 7.5. :S algem sabe aonde posso arranjar provetas de medição ao ml? ou também serve me dizerem quantos ml tem uma gota? obrigado =D Citar
Zélito Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 boas. tenho o meu aquário a funcionar desde o dia 6/01/2010, no dia 7/01/2010- Teste ph 7.0 27ºC ,dia 9/01/2010- Adição nitrivec . ph 7.0 27ºC ,12/01/2010-feita primeira ,tpa 5litros, nitrivec 1ml, 1.5ml aquatan e por fim no dia 13/01/2010- teste ph 7.5 , 27ºC. A minha pergunta é porque o ph aumentou? Devo limpar o filtro todas as semanas mesmo durante as semanas do ciclo? eu tenho as vezes uma pequena dificuldade em ver a cor do ph, em todos tenho a certeza que vi bem,mas no ultimo não tenho vem a certeza se é 7 ou 7.5. :S algem sabe aonde posso arranjar provetas de medição ao ml? ou também serve me dizerem quantos ml tem uma gota? obrigado =D o aqua ta a ciclar sem peixes la dentro certo? tas no inicio! nao faças TPAs. nao vale a pena. o que e nitrivec e aquatan? nao sei pelo nome comercial... diz simplesmente o que e ou pra que server. nao adiciones quimicos pra controlar o pH experimenta medir o pH da tua agua (agua diretamente da torneira e nao do aqua) e ve qual o pH e o kH. atençao! agua fria e diferente de agua a 25º. quantos litros tem o teu aqua? que filtro tens? o filtro nao s limpa regularmente. ate pq server de "casa" para as bacterias. compra ceramicas ou la de vidro pra fazeres mesmo 1 casinha pras bacterias. e optimo pra estabilidade do aqua. cumps Citar
TsunamiPT Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Olá, Se o Ph da agua aumentou quando fizeste a TPA, possivelmente a agua que usaste tem um Ph mais alto, mede a agua que usas nas TPA´s e vê se é ou não mais alto. Em relação à limpeza do filtro a não deves mexer para já ate teres a certeza que o ciclo está feito. Para medires os ml arranja uma seringa, sempre fica mais barato. Cmps, Bruno Silva Citar
kapataz Publicado: Janeiro 13, 2011 Autor Publicado: Janeiro 13, 2011 (editado) o aquatan é para adicionar agua da torneira para o aquário..tira o cloro e outras coisas. o nitrivec é para formação de bactérias mais rapidamente. agua da torneira é ph 7.5. o meu aqua é de 50 litros e tem um Sera fil60 , carbao e esponja. no fim do ciclo vou mudar o carbao pela cerâmica. lavagem do filtro 15 em 15 dias e tpa 7 em 7 dias. ta bom? Editado Janeiro 13, 2011 por kapataz Citar
Zélito Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 o aquatan é para adicionar agua da torneira para o aquário..tira o cloro e outras coisas. o nitrivec é para formação de bactérias mais rapidamente. agua da torneira é ph 7-7.5. se não estou em erro, fico confuso as cores são muito parecidas.é verde azulado clarinho. o meu aqua é de 50 litros e tem um Sera fil60 , carbao e esponja. no fim do ciclo vou mudar o carbao pela cerâmica. lavagem do filtro 15 em 15 dias e tpa 7 em 7 dias. ta bom? sinceramente... nao! tens varios erros. 1º - pra TPAs ou usas garrafoes de agua (exclusivos para o aqua) ou uma bacia (tb exclusiva para o aqua, nao confies em bacias que ja tenham levado detergentes, mesmo que elas parecam boas e que as tenhas passado por agua antes. ha sempre restos de quimicos que nao sao visiveis e nem teem odor). o aquatan usa-se na agua ANTES DE COLOCAR A AGUA NO AQUA!!! com peixes nao faças isso. jamais! depois de colocares, agitas a agua e esperas uns 5 a 10mins. 2º - carvao e PESSIMO para establecer ciclos... carvao usa-se para retirar farmacos da agua (que usas qd ha doenças e etc...) e para purificar a agua em situaçoes especiais. NAO SE USA CARVAO ACTIVADO NO DIA A DIA. retira isso se quiseres que o ciclo ande pra frente em condiçoes. 3º - a altura da lavagem do filtro nao e consensual entre os aquariofilistas. pessoalmente eu lavo o meu de mes a mes ou qd vejo que o filtro ta com demasiada sujidade. uma coisa e certa, as bacterias tb se alojam no filtro e, como tal, este so deve ser lavado quando está visivelmente sujo. por rotina, nao se lava o filtro qd se faz TPA 4º - as ceramicas e pra colocar AGORA para ajudar a colocar o ciclo e para ele se desenvolver. em suma, andas a adicionar bacterias que sao LIMPAS pelo carvao e, das poucas que ficam no filtro, sao lavadas e retiradas da esponja qd a limpas com agua corrente. este tempo que passou nao ajudou mto a estabelecer o ciclo devido a estes erros. corrige e corrige rapido. (especialmente retirar o carvao) cumps Citar
kapataz Publicado: Janeiro 13, 2011 Autor Publicado: Janeiro 13, 2011 sinceramente... nao! tens varios erros. 1º - pra TPAs ou usas garrafoes de agua (exclusivos para o aqua) ou uma bacia (tb exclusiva para o aqua, nao confies em bacias que ja tenham levado detergentes, mesmo que elas parecam boas e que as tenhas passado por agua antes. ha sempre restos de quimicos que nao sao visiveis e nem teem odor). o aquatan usa-se na agua ANTES DE COLOCAR A AGUA NO AQUA!!! com peixes nao faças isso. jamais! depois de colocares, agitas a agua e esperas uns 5 a 10mins. 2º - carvao e PESSIMO para establecer ciclos... carvao usa-se para retirar farmacos da agua (que usas qd ha doenças e etc...) e para purificar a agua em situaçoes especiais. NAO SE USA CARVAO ACTIVADO NO DIA A DIA. retira isso se quiseres que o ciclo ande pra frente em condiçoes. 3º - a altura da lavagem do filtro nao e consensual entre os aquariofilistas. pessoalmente eu lavo o meu de mes a mes ou qd vejo que o filtro ta com demasiada sujidade. uma coisa e certa, as bacterias tb se alojam no filtro e, como tal, este so deve ser lavado quando está visivelmente sujo. por rotina, nao se lava o filtro qd se faz TPA 4º - as ceramicas e pra colocar AGORA para ajudar a colocar o ciclo e para ele se desenvolver. em suma, andas a adicionar bacterias que sao LIMPAS pelo carvao e, das poucas que ficam no filtro, sao lavadas e retiradas da esponja qd a limpas com agua corrente. este tempo que passou nao ajudou mto a estabelecer o ciclo devido a estes erros. corrige e corrige rapido. (especialmente retirar o carvao) cumps obrigado pelas dicas. amanha vou mudar o carvão pela cerâmica. ja agora o carvão posso guardar ou deito fora? a cerâmica é lavada na TPA? e a esponja na TPA ou agua da torneira? na TPA uso um garrafão de agua que só levou agua. sempre antes de meter a agua ponho o aguatan agito e deixo repousar. eu ainda não tenho peixes foi por isso que pus na tpa posso deitar também na agua nova o nitrivec(ajuda a formar bactérias) ? cumps e mais uma vez obrigado Citar
Zélito Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 carvao guardas num sitio seco pq pode dar jeito mais tarde. atençao q o carvao nao fica "puro" pra sempre... ao fim de X uso tens q por 1 novo. ceramica nao s lava em agua corrente. isso tira as bacterias. s kiseres passas pela agua da bacia para onde tiras a agua numa TPA e agitas apenas um pouco as ceramicas so pra sacudir 1 pouco do lixo. esponja podes lavar na torneira. tens as ceramicas a servir de casa pras bacterias podes por as bacterias diretamente no aqua nas TPAs. mas isso so e mesmo util no inicio para ajudar a estabelecer o ciclo. cumps Citar
Bruno M. Martins Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 quando colocares o aguatan no garrafão agitas e depois retiras a rolha e esperas algum tempo para colocares no aqua. se cheirares o garrafão com a água da torneira antes de colocares o aguatan repara que cheira muito a cloro, depois de deitares o aguatan, agitares e o deixares repousar repara que ja não cheira a cloro. Citar
kapataz Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Publicado: Janeiro 14, 2011 obrigado pelas dicas. so mais um coisa, a agua da torneira cá de casa é 7.5ph eu mero ter um ph de 7, tenho que deitar no aquário uma ph minus.certo? Citar
Bruno M. Martins Publicado: Janeiro 14, 2011 Publicado: Janeiro 14, 2011 se o teu aqua não for muito grande apostava mais na água dos garrafões com o mesmo valor de PH, pois não apostaria muito em quimicos no aqua. Citar
kapataz Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Publicado: Janeiro 14, 2011 já troquei o carvão pela cerâmica. thank's Citar
Recommended Posts