pvieira Publicado Janeiro 12, 2011 Share Publicado Janeiro 12, 2011 Boas, Tenho um aquário de 100L e gostava de ter agumas informações acerca da iluminação. O aquário vinha com uma tampa com calha para uma lâmpada e a lâmpada que vinha só diz que tem 10000K.(não tem em watts) Eu sei que a iluminação depende das plantas que quisermos ter e eu gostava de ter bastantes plantas. Obg... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
KillFace Publicado: Janeiro 12, 2011 Share Publicado: Janeiro 12, 2011 A lampada tem que ter mais alguma coisa sem ser 10000K mas tambem pode ver que quantidade de Watts tem pelo tipo de planta (T5,T8,PLL) juntamente com o tamanho da mesma. Em relaçao a necessidade de watts para as plantas tera que ver que plantas ira querer so assim poderemos dizer que quantidade de watts nessecita. Cumps, David Merino Citar [size="2"]Cumprimentos, David Merino[/size] [size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pvieira Publicado: Janeiro 13, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 13, 2011 (editado) A lampada tem que ter mais alguma coisa sem ser 10000K mas tambem pode ver que quantidade de Watts tem pelo tipo de planta (T5,T8,PLL) juntamente com o tamanho da mesma. Em relaçao a necessidade de watts para as plantas tera que ver que plantas ira querer so assim poderemos dizer que quantidade de watts nessecita. Cumps, David Merino Boas, A lampâda não tem mais nada escrito mas descobri que tenho este Kit Sirius 100cm-T5 21W por isso a lâmpada tem 21W mas não sei se será suficiente, uma anúbia e musgo de java é defenitivamente para ter mas gostava de manter outras possibilidades em aberto e também gosto de ter um aquário bastante iluminado por isso é que não se devo meter outra lâmpada ou se esta chegará. P.S: O filtro é claramente para trocar por um Eheim 2213 020. Cumps, Pedro vieira Editado Janeiro 13, 2011 por pvieira Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Janeiro 13, 2011 Share Publicado: Janeiro 13, 2011 As plantas que tens sobrevivem com essa luz, não podes é esperar grandes resultados. Se gostas de uma boa iluminação estás longe de a ter, a regra de 1w por litro indica que para ter uma boa iluminação terias que ter no minimo 80watts... No entanto dado o que tens não necessitas, é sempre uma mais valia ter mais luz mas não é obrigatório no teu caso. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pvieira Publicado: Janeiro 13, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 13, 2011 As plantas que tens sobrevivem com essa luz, não podes é esperar grandes resultados. Se gostas de uma boa iluminação estás longe de a ter, a regra de 1w por litro indica que para ter uma boa iluminação terias que ter no minimo 80watts... No entanto dado o que tens não necessitas, é sempre uma mais valia ter mais luz mas não é obrigatório no teu caso. Ok então para ter 80W será que consigo ir a uma loja de bricolage e consigo colocar mais calhas na minha tampa? ou tenho mesmo de comprar uma iluminária nova para o aquario? http://www.aquapor.pt/pt/luminarias/sirius/343.html este é o meu reflector. Cumps, Pedro Vieira Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
canhake Publicado: Janeiro 13, 2011 Share Publicado: Janeiro 13, 2011 (editado) Viva Tenta passar na secção de DIY. Aí encontrarás um espaço apenas de iluminação onde existem variadíssimos projectos de calhas. Espero ter ajudado Daniel Editado Janeiro 13, 2011 por canhake Citar O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein [DIY]Caixa Vodafone Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Sim dá perfeitamente, as lampadas é que já convem serem especificas e diferentes (a nivel de espectro). Eu referi 80watts mas não tens que colocar 80, como já te disseram antes depende do que queres colocar. Mas 80 já é razoavel, 100w seria o ideal. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pvieira Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Boas, Obrigado por toda a informação, tive a pensar e ser eu a fazer acho que não é muito boa ideia porque electricidade e agua não se dão bem e eu e electricidade também não. Tive a ver umas luminárias e acho que para o mês que vem vou adquirir mas já agora gostava de ter a vossa opinião sobre que luminária é que devia comprar. Obg,cumps Pedro Vieira Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Tudo depende dos euros que queiras gastar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Se a luz chega ou não só depende da distancia da lâmpada ao substrato e do tipo de lâmpada. Antes de inventares vé isto e esquece a regra do W/L http://www.plantedtank.net/forums/lighting/105774-par-vs-distance-t5-t12-pc.html Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 (editado) Se a luz chega ou não só depende da distancia da lâmpada ao substrato e do tipo de lâmpada. Antes de inventares vé isto e esquece a regra do W/L http://www.plantedtank.net/forums/lighting/105774-par-vs-distance-t5-t12-pc.html Acho que estás a confundir coisas completamente distintas, é de facto importante mas não é isso que está em discussão. Os lux´s não se inventam por estarem mais longe ou porte, o que interessa é aproveit-los ao máximo, esse é o conceito a reter. Estabelecer uma relação entre watts e litros é a fórmula mais empírica que utilizamos para calcular a luz necessária para um plantado, mas esta relação não leva em conta a quantidade de luz que uma lâmpada produz em função da temperatura de cor nem estabelece diferenças entre diversos tipos de lâmpadas. Por exemplo: uma lâmpada fluorescente T5 de 54w com 5000k produz em média a mesma luz que uma lâmpada T8 de 58w. Como se pode verificar neste exemplo a escolha das lâmpadas com base na sua potência não é linear, mas a verdade é que é em muitos casos um ponto de partida. Por regra geral e no que diz respeito a lâmpadas fluorescentes toma-se como regra ser necessário ter entre 0,5w a 1w por cada litro de água. Um plantado de 60 litros pode-se fazer com 36w, 45w, 72w. Tudo depende do tipo de lâmpadas que usarmos, do tipo de plantas, do tipo de reflector e em última instância dos nossos objectivos em termos de layout. Em seguida apresento uma tabela que se baseia na minha própria experiência e cujo objectivo é dar uma ideia geral das potências adequadas para um determinado volume de água. É evidente que cada caso é um caso e tem que ser analisado individualmente. 20 litros a 40 litros 18w a 36w 40 litros a 60 litros 36w a 72w 60 litros a 100 litros 72w a 85w 100 litros a 150 litros 85w a 144w 150 litros a 240 litros 144w a 220w A fórmula mais científica seria escolher as lâmpadas para os nossos plantados com base no seu PAR (Photosynthetically Available Radiation). O PAR de uma lâmpada corresponde em termos gerais à quantidade de fotões emitidos por uma fonte de luz no comprimento de onda entre os 400 e os 700nm e absorvidos por uma planta despoletando o mecanismo da fotossíntese. Calcular exactamente a quantidade total de energia, ou melhor ainda, a quantidade total de fotões, disponível e aproveitada para a realização da fotossíntese quando emitida por uma lâmpada é uma tarefa complicada e extremamente dispendiosa, razão pela qual nenhum fabricante de lâmpadas faz actualmente este tipo de medições. Além disso este cálculo depende de outros factores, como sejam, o tipo de lâmpada e o tipo de reflector, e de atenuantes tais como a propagação da luz no meio aquático em função da profundidade, etc. Editado Janeiro 14, 2011 por Ruy M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 (editado) Sim, pois claro, respeito a tua opinião apesar de muitos fabricantes indicarem os PAR de suas lâmpadas. Eu pessoalmente gosto mais de colocar 1.5 W /L mas lá está, é a minha experiência, e além disso costumo usar umas resinas para cortar os fosfatos, assim as algas não crescem ! nem as plantas ! Deixa lá...não tenho algas, isso sim é que é importante. Um abraço...mas continuo a dizer que o melhor é 1,5 W / L....1 W /L é muito fraquinho. Já agora...o gráfico é muito grosseiro, isso é pura verdade, mas o 1 W /L é o que ? Editado Janeiro 14, 2011 por manuel2009had Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Olá. Desculpem meter-me ao barulho... Eu pessoalmente gosto mais de colocar 1.5 W /L mas lá está, é a minha experiência Se funciona e consegues dar provas de que tal funciona mesmo, então força... já há muito se sabe que nisto dos plantados, em particular, e mesmo na aquariofilia, em geral, não existem regras nem dogmas. Existem várias maneiras de conseguir resultados semelhantes. e além disso costumo usar umas resinas para cortar os fosfatos, assim as algas não crescem ! nem as plantas ! Deixa lá...não tenho algas, isso sim é que é importante. Pois... mas aqui é que tenho mesmo de ser mauzinho... Uma coisa é saber o que se faz, e mesmo assim ter alguns problemas; outra coisa é não ter nem uma ponta de conhecimento sobre o que se está a fazer. Pensar que são os fosfatos que originam algas, é o mesmo que acreditar que o Sol anda à volta da Terra. Isso é pensamento de há uns 15-20 anos atrás em que pouca ou nenhuma informação sobre aquários plantados estava disponível... Ao menos és sincero ao afirmar que assim as plantas também não crescem. Pois... só que isso só revela que tendo um ambiente desse tipo, mesmo não tendo algas, não beneficia em nada as plantas. Mais tarde ou mais cedo as plantas vão começar a apresentar carências de qualquer espécie. E se calhar vais-te ver forçado a fertilizar com PO4. Um abraço...mas continuo a dizer que o melhor é 1,5 W / L....1 W /L é muito fraquinho. Não vou continuar a bater na mesma tecla. Já o disse bastantes vezes aqui no Fórum. Dizer que é 1,5 W/L é melhor ou pior depende de vários factores. Lâmpadas, altura da coluna de água, tipo e quantidade de plantas, regime de fertilização, etc... Há quem consiga fazer aquários plantados extremamente densos com razões de 0,5 W/L ou menos... e com lâmpadas T8. E aquários de 100 e poucos litros... e não é o Zé da esquina que diz que disse. É o Oliver Knot... por isso, basicamente tudo é possível. Não é necessário afirmar com tanto rigor que é necessária uma razão de 1,5 W/L, que caso contrário é fraquinho... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Peço desculpa, Luís Fortunato, a si e a todos os membros que leram a minha ultima intervenção. A vida hoje não me correu bem e eu fui um pouco...enfim.....as minhas desculpas. Esqueçam a minha ultima intervenção, desculpa Ruy M, não tens culpa. Tudo o que eu disse deve ser entendido ao contrario, não se limita nutrientes sejam macros ou micros e muito menos o co2 mas a meu ver deve-se limitar severamente a luz. O que afirmo é que o 1 w / l não é nada....são mitos...nada mais E mais uma vez a minhas desculpas e prometo não intervir mais neste tópico. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Olá de novo. Peço desculpa, Luís Fortunato, a si e a todos os membros que leram a minha ultima intervenção. A vida hoje não me correu bem e eu fui um pouco...enfim.....as minhas desculpas. Esqueçam a minha ultima intervenção, desculpa Ruy M, não tens culpa. Tudo o que eu disse deve ser entendido ao contrario, não se limita nutrientes sejam macros ou micros e muito menos o co2 mas a meu ver deve-se limitar severamente a luz. O que afirmo é que o 1 w / l não é nada....são mitos...nada mais E mais uma vez a minhas desculpas e prometo não intervir mais neste tópico. Cumprimentos Não intervens, porquê? Eu não estou a dizer que tudo o que disseste no último post está errado... tens toda a razão quando dizes que a história de 1 W/L, de certa forma, é um mito... porque a razão potência/volume depende de vários factores. Tal como não de se deve dizer que 1 W/L é que é bom... também não se deve dizer que 1,5 W/L é que é o melhor... depende, de várias coisas, como já expliquei. Isto é um Fórum, e se formos a ver a etimologia da palavra, é um local público onde se discutem variados assuntos. Não tens que te sentir, nem deves, pressionado pelas outras pessoas, só porque as suas ideias divergem das tuas. Nós estamos aqui todos para aprender... e para ensinar, igualmente. Nem que seja pelos motivos menos bons. Eu por exemplo, creio que já aprendi mais pelos erros que fiz, do que pelas coisas que fiz bem. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Espero que continues a escrever aqui no Fórum... se não neste tópico, pelos menos noutros lados... ninguém está contra ti. Pelo menos eu não estou. Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pvieira Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Boas, Desculpem por ter gerado tanta controvérsia mas acabei por aprender algo, depois de muito averiguar cheguei a conclusão que duas lâmpadas HQI de 70W numa altura de mais de 30cm é o ideal porque como vocês falaram isso da luz depende de muitas coisas. Eu tive a ver e o meu aquário tem um pouco mais de 30cm de altura com mais os 30 que é necessário para as lâmpadas HQI acho que fica bem,e a intensidade de luz é mais que suficiente para chegar ao substrato. Assim dá um total de 140W/100L não é a relação de 1W/1L é um pouco mais mas também percebi que essa relação é só uma guia por isso com 140W em 100L penso que já consigo ter grande variedade de plantas. Cumps, Pedro Vieira Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 (editado) Calma Pvieira, não coloques HQI, vais esturricar as plantas em 30 cm de altura. O gráfico na realidade da a distância do substrato a lâmpada. Luz fraca é para quem não usa co2, se tiveres co2 deves ir para luz media, para luz forte deixa o FAAO por exemplo tomar conta do caso, mas ele tem de fazer as plantas crescer depressa para a fotografia. O gráfico diz a distancia a que deves ter as lâmpadas do substrato, nada mais. Se tiveres duvidas lé o link que coloquei antes do gráfico por favor. PS: Paulo Fortunato, não vou deixar de intervir por causa disto. Cumprimentos a todos. Editado Janeiro 14, 2011 por manuel2009had Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 14, 2011 Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Já agora, o grafico é em polegadas, tens de converter para cm Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pvieira Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 14, 2011 Ok então as T5 ainda são as melhores agora tenho de ver os watts e a intensidade de cor, e já agora as luminárias para ver se encontro alguma para o meu aquário. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pvieira Publicado: Janeiro 14, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 14, 2011 aliás e que tal 3 T5HE com potencia de 35W? será que há uma luminária com esta descrição? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Janeiro 15, 2011 Share Publicado: Janeiro 15, 2011 È claro que existe, e se quiseres podes mandar fazer com a potencia que queres misturando varios sistemas. Desde que pagues pode-se fazer tudo. 2 de 35 w davam conta do recado na minha opinião, 105w é já uma luz intensiva demais para certos peixes, tens que pensar neles porque são eles que lá vão viver, há que haver respeito pela dignidade dos outros seres vivos. Agora colocar 140w de hqi em 100ltr é que me parece extremamente exagerado, ainda por cima pelo que me parece o aqua tem apenas 30cm de altura. As lampadas fluorescentes conseguem lá chegar á vontade, o hqi é uma boa escolha mas é melhor para grandes aquarios e litragens... t8, t5, pll, compactas convencionais derivam todas da mesma tecnologia, no entanto as t5 são as mais recentes e eficientes. Para fazer todas essas contas tens que saber ou ter já uma ideia das plantas e peixes a colocar, porque senão não faz sentido. Tens que fazer um calculo como ponderação global para o que pretendes, e não em abstracto. O desvios á regra do 1w-1ltr são em regra para baixo,não para cima. Só fazia sentido se estivessemos a falar de um verdadeiro plantado(sem peixes). Mas a decisão é tua, pelo menos informação não te falta. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 15, 2011 Share Publicado: Janeiro 15, 2011 Eu limitava-me a colocar outra lampada igual a que tens ao lado, pessoalmente acho que qualquer lampada sem ser T8 para um aquario de 30 cms é um exagero se não houver injecção de co2. Mas no entanto tenta. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pvieira Publicado: Janeiro 15, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 15, 2011 Boas, Esta é a minha ideia: Fauna: -musgo de jaga -Crypto Willisii (Nevillii) -anubia -valisnéria Peixes: -botias- 5 (zebra e marmore) -cascudo de nariz eriçado-1 -neon-9 -escalares-4 -peixe bebado (Hemigrammus rhodostomus )- 9 -Mikrogeophagus ramirezi comum-2 -cobrinha kuhli-1 Modificar a tampa que tenho é coisa que não sou capaz por isso gostava de ter uma luminária melhor (talvez com 2 de 35 w) mas são coisas que, pelo menos eu, não consigo encontrar com facilidade. Será que me podiam ajudar/aconselhar a arranjar uma luminária que desse para o meu aquário e de preferência que fosse barata? (Bom e barato) é que eu já tive a ver algumas mas ou são muito caras ou são muito fortes para o meu aquário. Peço desculpa se estou a pedir demais mas eu antigamente nem sabia que se vendiam luminárias e que tinham diferentes lâmpadas e agora dou comigo a entrar em lojas e a perguntar se têm luminárias. Cump, Pedro Vieira Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 16, 2011 Share Publicado: Janeiro 16, 2011 (editado) Tudo muito bonito mas retirava os 4 escalares. O cascudo de nariz eriçado é o macho, aconselho a comprares duas fêmeas, mas plantas rasteiras com eles vão voar. Compra 2 ou 3 kuhli Editado Janeiro 16, 2011 por manuel2009had Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ruy M. Publicado: Janeiro 16, 2011 Share Publicado: Janeiro 16, 2011 31 peixes para 100litros esta exagerado a meu ver. Na minha opiniao devias limitar isso a uma especie principal e colocar mais 1 ou 2 que sejam compativeis. Quanto a iluminacao http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto.php?pageNum_AquarioRS=0&totalRows_AquarioRS=15&menu=5&id=5 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts