Recommended Posts

Publicado

Olá

Sou novo no mundo dos Aquários, comecei no verão passado com um globo de 7L para fazer a vontade ao meu filho (de 4 anos :)), na altura com 2 cometas (penso que é esse o nome dos peixes)..., no entanto neste Natal adquiri um Aquário um pouco maior tem cerca de 40x20cm Aproximadamente 20 Litros, ofereciam um Filtro + 2 peixes , comprei areão (2 Kilos para cobrir o fundo) e decorei com 3 pedras que coloquei depois de ferver, resumindo neste momento tenho 2 cometas + 2 kinguios um deles telescópio, coloquei o filtro em funcionamento e coloquei alguma comida de peixe esperei cerca de 36 Horas para colocar os peixes no Aquario, entretanco comprei mais alguma decoração ( um tronco e duas plantas artificiais(uma delas será para tentar esconder o filtro))que aínda não coloquei, fui aconcelhado pela Srª da lója a não colocar plantas naturais num aquário tão pequeno,comprei também um aspirador mas não obtive grandes resultados e acabei por fazer a TPA com um recipiente ( mudei cerca de 50% da água) tenho usado água de Poço (Uma vez que tenho Poço e a água é própria para consumo).

Mas, tenho a sensação que me falta alguma coisa no aquário, o filtro também introduz Oxigénio na água? tenho que comprar mais algum aparelho? estou a pensar em fazer uma limpeza ao áquario esta semana, uma vez que com o aspirador acabei por não conseguir retirar lixo do fundo, e depois introduzir os restanters elementos, quanto tempo tenho que esperar até voltar a colocar lá os peixes?

Se me pudessem ajudar quanto a estas questões, ficar-os-ia muito grato.

Obrigado

Artur Lemos

Publicado:

Olá

Infelizmente o tamanho desse aquário é muito pequeno para peixes de água fria.

É um erro que se comete muitas vezes.

Os peixes de água fria precisam de muita água, comem muito e sujam ainda mais, precisam de filtros eficientes.

O ideal nunca será retirar a água toda, mas sim aspirar o fundo, tente com uma mangueira e fazer o efeito de sifão (efeito de gravidade).

Publicado:

Olá

Sou novo no mundo dos Aquários, comecei no verão passado com um globo de 7L para fazer a vontade ao meu filho (de 4 anos :)), na altura com 2 cometas (penso que é esse o nome dos peixes)..., no entanto neste Natal adquiri um Aquário um pouco maior tem cerca de 40x20cm Aproximadamente 20 Litros, ofereciam um Filtro + 2 peixes , comprei areão (2 Kilos para cobrir o fundo) e decorei com 3 pedras que coloquei depois de ferver, resumindo neste momento tenho 2 cometas + 2 kinguios um deles telescópio, coloquei o filtro em funcionamento e coloquei alguma comida de peixe esperei cerca de 36 Horas para colocar os peixes no Aquario, entretanco comprei mais alguma decoração ( um tronco e duas plantas artificiais(uma delas será para tentar esconder o filtro))que aínda não coloquei, fui aconcelhado pela Srª da lója a não colocar plantas naturais num aquário tão pequeno,comprei também um aspirador mas não obtive grandes resultados e acabei por fazer a TPA com um recipiente ( mudei cerca de 50% da água) tenho usado água de Poço (Uma vez que tenho Poço e a água é própria para consumo).

Mas, tenho a sensação que me falta alguma coisa no aquário, o filtro também introduz Oxigénio na água? tenho que comprar mais algum aparelho? estou a pensar em fazer uma limpeza ao áquario esta semana, uma vez que com o aspirador acabei por não conseguir retirar lixo do fundo, e depois introduzir os restanters elementos, quanto tempo tenho que esperar até voltar a colocar lá os peixes?

Se me pudessem ajudar quanto a estas questões, ficar-os-ia muito grato.

Obrigado

Artur Lemos

Boas Artur e bem vindo.

O teu aquário é demasiado pequeno para animais de água fria conforme já te foi dito, eu no teu lugar optava por comprar um termostato e entrar no mundo da água quente;)

Claro que não dava para muito mas poderias sempre ter outras opções que certamente te iriam fascinar.

Os TPAs devem, ser semanais e normalmente 30% é suficiente;) No entanto para essa fauna que tens em breve vais começar a ter problemas.

Quanto ao que a senhora da loja te disse sobre plantas e aquários pequenos, eu no teu lugar da próxima vez que lá fosse, perguntava-lhe se ele pensa que esta a falar de costura ou de jardins...

Acredita que a maior parte dos funcionários desse tipo de lojas, não entende patavina do que diz.

Queres uma ideia? Troca essas animais por plantas naturais (fetos de javas e anubias que são bem fáceis de manter), compra um termostato, deixa o aquário a funcionar durante 3 semanas e de seguida mete uns peixinhos de água quente;)

Se fizeres isso, muda a água toda e começa de novo;)

Relativamente ao filtro, sim ele oxigena a água, convém é teres o mesmo nivelado com a superfície de forma a que a corrente que ele injecta produza trocas gasosas.

Já pensaste por exemplo em ter um beta???

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Boa tarde,

O que o Julius te disse faz todo o sentido, com esse aquário (Nano), os cuidados têm que ser redobrados de maneira a manter a qualidade da água no melhor estado possível. Realmente peixes de água fria, fazem muita carga orgânica, o que nesse aquário nunca consigas manter os parâmetros da água estabilizados.

A melhor opção para esse aquário é mesmo passa-lo a agua quente e depois do ciclo estar feito optar por alguma espécie de agua quente de pequeno porte.

Não tens muitas opções quanto á fauna, mas quanto á flora aí já tens um leque de escolha um pouco maior.

Não sei qual o filtro que tens no aquário actualmente, mas derivado ao pequeno espaço o melhor para esse tipo de aquários é um filtro de mochila de modo a aproveitares o máximo da litragem do aquário para a fauna.

Das coisas mais importantes que tens que fazer é um ciclo de azoto (o Julius disse-te isso mesmo mas por outras palavras, quando referiu em teres o aquário montado 3 semanas …., mas pesquisa por aqui sobre o ciclo de azoto, que tens muita informação a reter).

Tal como mais uma vez o Julius te deu a indicação de um Beta, também podes optar por invertebrados, ou então pela espécie que mais me fascina que é a conhecida “abelhinha” (ciclideo), mas é preciso ter cuidado com este peixe as aparências enganam nesse aquário só mesmo um casal e mais nada, pois é um predador impiedoso e implacável uma espécie que derivado ao teu aquário poderá ser interessante estudares, visto ser um peixe de pequeno porte e difícil de aturar.

Podes dar uma olhadela pelo fórum em “Nanos” e ver que apesar de pequenos conseguem ser igualmente belos com troncos, plantas naturais etc…. , eu próprio tenho um de camarões de 15l que também podes dar uma olhadela (está na minha assinatura).

“que o vicio comece” :thumbup3:

Publicado:

para finalizar a ficha da abelhinha

"Nome Popular: Abelinha; Goby Abelha

Nome Científico: Brachygobius sua

Família: Gobiidae

Habitat: Tailândia ( Rios Mekong e Chao Phraya)

pH: 7.2 a 7.8

Temperatura: 26º a 28ºC

Dureza: 14º dGH a 25º dGH

Tamanho Máximo: 4cm

Sociabilidade: Sozinho

Agressividade: Pacífico

Manutenção: Média

Zona do Aquário: Fundo

Alimentação: Carnívoro. Alimentos vivos como artêmia, larva de mosquito e outros. Raramente aceitam ração.

Características: Peixe muito similar ao Brachygobius xanthozonus, porém, com visíveis diferenças. Possui uma faixa branca entre a primeira e segunda faixa negra, próximo aos olhos. É um peixe que povoa córregos, canais e vales, bem como regiões estuarinas. Suporta salinidade de até 1.005, para tanto use uma colher de sal marinho para cada 10L. Se trata de um peixe pacífico com outras espécies e agressivo entre sua espécie, sobretudo os machos. São peixes de natação lenta que raramente ultrapassam meia água, portanto, evite colocá-los com peixes mais rápidos ou maiores.

Reprodução: Onívoro. O dimorfismo é pouco visível, normalmente os machos são mais coloridos. Para tentar a reprodução deste peixe, deixa a salinidade entre 1.004-1.005 e insira diversos tubos de PVC ou vaso de barro. A fêmea liberará cerca de 100 ovos adesivos sendo fertilizado imediatamente pelo macho. Este também cuidará dos ovos até que os alevinos estarão nadando livremente em cerca de 6 dias."

Publicado:

Faço das palavras do RACCAR as minhas, se deres uma vista de olhos no link da minha assinatura, irás ver o meu nano igual ao teu que estava até a pouco carregado de camarões (reds) e de guppies;)

Assim já ficas com algumas ideias;)

Claro que se optares por ter camarões isso limita te ainda mais as espécies a meter, podes ter neons ou guppies por exemplo mas nada de beta senão sai arroz de marisco na mesa ehehehe.

O que precisas de fazer é meter o aquario ligado sem peixes e com nova água durante 3 semanas e depois de comprares os testes de água (PH, KH, nitritos e amonia) falas com a malta e vês o que se pode meter;)

Não te vais arrepender, mas uma coisa importante é teres muita calma e pouca pressa no que estas a fazer e informar te bem sobre o ciclo do azoto tal como o RACCAR fez.

Grande abraço

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

OLá, Bom dia

Obrigado a todos.

Resumindo e concluíndo, meti os pés pelas mãos. Neste caso a solução(para não matar os Peixes que já tenho) seria adquirir um aquário maior. Que dimensões deve ter para albergar os meus "inquilinos"?

Optar por peixes de água quente é muito tentador, e penso que quando resolver a situação dos meus peixes talvez venha a entrar nesse mundo, os peixes são lindissimos.

Abraços

Artur Lemos

Publicado:

Podes ver a situação de outra forma que seria trocar os peixes na loja onde os compraste ou em outra por plantas naturais por exemplo:)

Esses peixes necessitam de bastantes litros, assim por alto para os teres acomodados de forma perfeita diria um aquário de 80 litros mais ou menos.

Agora, acredita que quanto maior o aquário, menos problemas te dá:)

Contudo, se apenas queres um aquário não será preferível ter outro tipo de peixes? Digo isto porque se estas no inicio e sentes que ainda não tens mãos para um, se tiveres dois mais tempo e dedicação te vão exigir;)

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!