Artur Lemos Publicado Janeiro 12, 2011 Publicado Janeiro 12, 2011 Olá Sou novo no mundo dos Aquários, comecei no verão passado com um globo de 7L para fazer a vontade ao meu filho (de 4 anos ), na altura com 2 cometas (penso que é esse o nome dos peixes)..., no entanto neste Natal adquiri um Aquário um pouco maior tem cerca de 40x20cm Aproximadamente 20 Litros, ofereciam um Filtro + 2 peixes , comprei areão (2 Kilos para cobrir o fundo) e decorei com 3 pedras que coloquei depois de ferver, resumindo neste momento tenho 2 cometas + 2 kinguios um deles telescópio, coloquei o filtro em funcionamento e coloquei alguma comida de peixe esperei cerca de 36 Horas para colocar os peixes no Aquario, entretanco comprei mais alguma decoração ( um tronco e duas plantas artificiais(uma delas será para tentar esconder o filtro))que aínda não coloquei, fui aconcelhado pela Srª da lója a não colocar plantas naturais num aquário tão pequeno,comprei também um aspirador mas não obtive grandes resultados e acabei por fazer a TPA com um recipiente ( mudei cerca de 50% da água) tenho usado água de Poço (Uma vez que tenho Poço e a água é própria para consumo). Mas, tenho a sensação que me falta alguma coisa no aquário, o filtro também introduz Oxigénio na água? tenho que comprar mais algum aparelho? estou a pensar em fazer uma limpeza ao áquario esta semana, uma vez que com o aspirador acabei por não conseguir retirar lixo do fundo, e depois introduzir os restanters elementos, quanto tempo tenho que esperar até voltar a colocar lá os peixes? Se me pudessem ajudar quanto a estas questões, ficar-os-ia muito grato. Obrigado Artur Lemos Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 12, 2011 Publicado: Janeiro 12, 2011 Olá Infelizmente o tamanho desse aquário é muito pequeno para peixes de água fria. É um erro que se comete muitas vezes. Os peixes de água fria precisam de muita água, comem muito e sujam ainda mais, precisam de filtros eficientes. O ideal nunca será retirar a água toda, mas sim aspirar o fundo, tente com uma mangueira e fazer o efeito de sifão (efeito de gravidade). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Julius Publicado: Janeiro 12, 2011 Publicado: Janeiro 12, 2011 Olá Sou novo no mundo dos Aquários, comecei no verão passado com um globo de 7L para fazer a vontade ao meu filho (de 4 anos ), na altura com 2 cometas (penso que é esse o nome dos peixes)..., no entanto neste Natal adquiri um Aquário um pouco maior tem cerca de 40x20cm Aproximadamente 20 Litros, ofereciam um Filtro + 2 peixes , comprei areão (2 Kilos para cobrir o fundo) e decorei com 3 pedras que coloquei depois de ferver, resumindo neste momento tenho 2 cometas + 2 kinguios um deles telescópio, coloquei o filtro em funcionamento e coloquei alguma comida de peixe esperei cerca de 36 Horas para colocar os peixes no Aquario, entretanco comprei mais alguma decoração ( um tronco e duas plantas artificiais(uma delas será para tentar esconder o filtro))que aínda não coloquei, fui aconcelhado pela Srª da lója a não colocar plantas naturais num aquário tão pequeno,comprei também um aspirador mas não obtive grandes resultados e acabei por fazer a TPA com um recipiente ( mudei cerca de 50% da água) tenho usado água de Poço (Uma vez que tenho Poço e a água é própria para consumo). Mas, tenho a sensação que me falta alguma coisa no aquário, o filtro também introduz Oxigénio na água? tenho que comprar mais algum aparelho? estou a pensar em fazer uma limpeza ao áquario esta semana, uma vez que com o aspirador acabei por não conseguir retirar lixo do fundo, e depois introduzir os restanters elementos, quanto tempo tenho que esperar até voltar a colocar lá os peixes? Se me pudessem ajudar quanto a estas questões, ficar-os-ia muito grato. Obrigado Artur Lemos Boas Artur e bem vindo. O teu aquário é demasiado pequeno para animais de água fria conforme já te foi dito, eu no teu lugar optava por comprar um termostato e entrar no mundo da água quente;) Claro que não dava para muito mas poderias sempre ter outras opções que certamente te iriam fascinar. Os TPAs devem, ser semanais e normalmente 30% é suficiente;) No entanto para essa fauna que tens em breve vais começar a ter problemas. Quanto ao que a senhora da loja te disse sobre plantas e aquários pequenos, eu no teu lugar da próxima vez que lá fosse, perguntava-lhe se ele pensa que esta a falar de costura ou de jardins... Acredita que a maior parte dos funcionários desse tipo de lojas, não entende patavina do que diz. Queres uma ideia? Troca essas animais por plantas naturais (fetos de javas e anubias que são bem fáceis de manter), compra um termostato, deixa o aquário a funcionar durante 3 semanas e de seguida mete uns peixinhos de água quente;) Se fizeres isso, muda a água toda e começa de novo;) Relativamente ao filtro, sim ele oxigena a água, convém é teres o mesmo nivelado com a superfície de forma a que a corrente que ele injecta produza trocas gasosas. Já pensaste por exemplo em ter um beta??? Um abraço Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
RACCAR Publicado: Janeiro 12, 2011 Publicado: Janeiro 12, 2011 Boa tarde, O que o Julius te disse faz todo o sentido, com esse aquário (Nano), os cuidados têm que ser redobrados de maneira a manter a qualidade da água no melhor estado possível. Realmente peixes de água fria, fazem muita carga orgânica, o que nesse aquário nunca consigas manter os parâmetros da água estabilizados. A melhor opção para esse aquário é mesmo passa-lo a agua quente e depois do ciclo estar feito optar por alguma espécie de agua quente de pequeno porte. Não tens muitas opções quanto á fauna, mas quanto á flora aí já tens um leque de escolha um pouco maior. Não sei qual o filtro que tens no aquário actualmente, mas derivado ao pequeno espaço o melhor para esse tipo de aquários é um filtro de mochila de modo a aproveitares o máximo da litragem do aquário para a fauna. Das coisas mais importantes que tens que fazer é um ciclo de azoto (o Julius disse-te isso mesmo mas por outras palavras, quando referiu em teres o aquário montado 3 semanas …., mas pesquisa por aqui sobre o ciclo de azoto, que tens muita informação a reter). Tal como mais uma vez o Julius te deu a indicação de um Beta, também podes optar por invertebrados, ou então pela espécie que mais me fascina que é a conhecida “abelhinha” (ciclideo), mas é preciso ter cuidado com este peixe as aparências enganam nesse aquário só mesmo um casal e mais nada, pois é um predador impiedoso e implacável uma espécie que derivado ao teu aquário poderá ser interessante estudares, visto ser um peixe de pequeno porte e difícil de aturar. Podes dar uma olhadela pelo fórum em “Nanos” e ver que apesar de pequenos conseguem ser igualmente belos com troncos, plantas naturais etc…. , eu próprio tenho um de camarões de 15l que também podes dar uma olhadela (está na minha assinatura). “que o vicio comece” Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
RACCAR Publicado: Janeiro 12, 2011 Publicado: Janeiro 12, 2011 para finalizar a ficha da abelhinha "Nome Popular: Abelinha; Goby Abelha Nome Científico: Brachygobius sua Família: Gobiidae Habitat: Tailândia ( Rios Mekong e Chao Phraya) pH: 7.2 a 7.8 Temperatura: 26º a 28ºC Dureza: 14º dGH a 25º dGH Tamanho Máximo: 4cm Sociabilidade: Sozinho Agressividade: Pacífico Manutenção: Média Zona do Aquário: Fundo Alimentação: Carnívoro. Alimentos vivos como artêmia, larva de mosquito e outros. Raramente aceitam ração. Características: Peixe muito similar ao Brachygobius xanthozonus, porém, com visíveis diferenças. Possui uma faixa branca entre a primeira e segunda faixa negra, próximo aos olhos. É um peixe que povoa córregos, canais e vales, bem como regiões estuarinas. Suporta salinidade de até 1.005, para tanto use uma colher de sal marinho para cada 10L. Se trata de um peixe pacífico com outras espécies e agressivo entre sua espécie, sobretudo os machos. São peixes de natação lenta que raramente ultrapassam meia água, portanto, evite colocá-los com peixes mais rápidos ou maiores. Reprodução: Onívoro. O dimorfismo é pouco visível, normalmente os machos são mais coloridos. Para tentar a reprodução deste peixe, deixa a salinidade entre 1.004-1.005 e insira diversos tubos de PVC ou vaso de barro. A fêmea liberará cerca de 100 ovos adesivos sendo fertilizado imediatamente pelo macho. Este também cuidará dos ovos até que os alevinos estarão nadando livremente em cerca de 6 dias." Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Julius Publicado: Janeiro 12, 2011 Publicado: Janeiro 12, 2011 Faço das palavras do RACCAR as minhas, se deres uma vista de olhos no link da minha assinatura, irás ver o meu nano igual ao teu que estava até a pouco carregado de camarões (reds) e de guppies;) Assim já ficas com algumas ideias;) Claro que se optares por ter camarões isso limita te ainda mais as espécies a meter, podes ter neons ou guppies por exemplo mas nada de beta senão sai arroz de marisco na mesa ehehehe. O que precisas de fazer é meter o aquario ligado sem peixes e com nova água durante 3 semanas e depois de comprares os testes de água (PH, KH, nitritos e amonia) falas com a malta e vês o que se pode meter;) Não te vais arrepender, mas uma coisa importante é teres muita calma e pouca pressa no que estas a fazer e informar te bem sobre o ciclo do azoto tal como o RACCAR fez. Grande abraço Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Artur Lemos Publicado: Janeiro 13, 2011 Autor Publicado: Janeiro 13, 2011 OLá, Bom dia Obrigado a todos. Resumindo e concluíndo, meti os pés pelas mãos. Neste caso a solução(para não matar os Peixes que já tenho) seria adquirir um aquário maior. Que dimensões deve ter para albergar os meus "inquilinos"? Optar por peixes de água quente é muito tentador, e penso que quando resolver a situação dos meus peixes talvez venha a entrar nesse mundo, os peixes são lindissimos. Abraços Artur Lemos Citar
Julius Publicado: Janeiro 13, 2011 Publicado: Janeiro 13, 2011 Podes ver a situação de outra forma que seria trocar os peixes na loja onde os compraste ou em outra por plantas naturais por exemplo:) Esses peixes necessitam de bastantes litros, assim por alto para os teres acomodados de forma perfeita diria um aquário de 80 litros mais ou menos. Agora, acredita que quanto maior o aquário, menos problemas te dá Contudo, se apenas queres um aquário não será preferível ter outro tipo de peixes? Digo isto porque se estas no inicio e sentes que ainda não tens mãos para um, se tiveres dois mais tempo e dedicação te vão exigir;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts