1ºaquario :)

pedr0g0mes

Recommended Posts

boa noite a todos

Depois de umas semanas de consulta ca no forum decidi-me comprar o meu primeiro aquario, li ca que quanto maior melhor logo comecei com um de 80 comprimento x 35 largo x 40 altura cerca de 112L brutos e neste momento estou com 96 reais.

2 filtros um de 300L/H e outro diy de 600L/H, termostato 100w, e bomba de ar.

Iniciei o ciclo com o aquario tudo a trabalhar 1 semana utilizei condicionadores de agua e bacterias nitrificantes etc para acelerar o processo ,apos uma semana inseri 4 gupys sendo 1 macho 3 femeas, infelizmente apos 3 dias a populacao ficou reduzida ao macho,que ficava apatico num canto do aquario junto ao termostato aquecedor, mas enfim fiquei com pena mas pensei que era por o ciclo ainda nao ter terminado, continuando comprei os testes de ph amonia nitritos e nitratos e o ciclo terminou, adicionei 5 tetras olhos de fogo que sao hiperactivos os bixos mas dao bastante vida ao aquario :) passado uma semana comprei mais 4 femeas gupys que passado 5 dias foram-se novamente nao vejo sinais de ictio , ficam apaticas num canto, horas depois natacao descordenada nadando de lado ate que ficam no fundo onde morrem noto que a espinha dorsal fica meia torta, enfim foram la os meus peixinhos, semanas depois fui adicionando 2 corydoras pimenta,2 corydora panda, 2 limpa vidros(escapa-me o nome), 10 neons e 1 macho gupy, voltou-me a acontecer um desastre , morreu-me 2 corydoras panda com a barbatana caudal desfeita penso que por infeccao bacteriana mas ocorreu em tao pouco tempo que nem me apercebi :(, encontrei outra corydora pimenta morta com o olho saido, morreu-me um tetra olho de fogo e um neon com os mesmo sintomas, ficam parados apaticos natacao irregular e morrem, ja nao sei que faça mas da-me pena e ao mesmo tempo nao vejo maneira de deixar os bixinhos ali felizes, embora os sobreviventes estao mais vivos que nunca..

quem me puder ajudar me dizendo o porque disto acontecer fico agradecido, peço desculpa o testamento mas esperei tanto tempo para postar que agora foi de vez :) mal possa coloco umas fotos cumprimentos !

Editado por pedr0g0mes
Partilhar nas redes sociais

boas.

o mais seguro é deixares o aquario durante aproximadamente um mes com os filtros a trabalhar e termostato. metes pouca comida diariamente par aires iniciando o ciclo.

compra testes de ph,nitratos, nitritos, e amonia.

ou faz como eu.

mete um peixe de agua fria durante um mes que fikas com o ciclo feito

mudas a agua 2 vezes por semana que o peixe n morre

n vás muito na letra de produtos para a agua.

os unicos produtos de agua que uso são aquatan (para renmover metais pesados da agua nas tpa's) e nitrivec (para quando faço manutençoes nos filtros). uso apenas isso. claro que tenho varios tipos de produtor como azul metileno, etc para prevençao. usa ás vezes o metileno mal n faz...

e convem tambem fazer uma ambientação boa. faz como eu

arranja um taparuwer limpo que uses so para o aquario. despejas o sako com os peixes que compraste e metes uma mangueirinha de ar com uma torneira na ponta e deixas cair um fiinho de agua. quando a embazilha tiver cheia deitas fora metade da agua que la ta e metes a mangueira ate encher a embazilha e quando tiver cheia pegas nos pexes e metes novamente no aquario.

Editado por telmo vale

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

boa noite a todos

Depois de umas semanas de consulta ca no forum decidi-me comprar o meu primeiro aquario

Boa noite.

Estiveste umas semanas a ler e mesmo assim meteste animais passado uma semana apenas?

Estiveste a ler o que exactamente?

EU não entendo porque raio vocês têm tanta pressa em meter animais para depois os verem a morrer...

Não é nada pessoal mas o que tu fizeste é pratica comum infelizmente.

Pior é que viste os animais a morrer e foste comprar mais, e agora dizes que também estão a morrer.

Então mas se notaste que as coisas não estavam bem, porque raio foste comprar mais?

Juntar olhos de fogo com guppies não me parece uma boa ideia, isto é se quiseres ter alevins a chegarem a adultos.

Para além dos mais os tetras olho de fogo preferem águas entre os 6.5 e os 6.8 de ph enquanto que os guppies preferem entre os 7.3 e os 7.5, presumo que durante essas semanas não leste nada sobre compatibilidade certo?

Não te entendo, dizes que estiveste a pesquisar durante umas semanas mas depois não fazes o ciclo correctamente, não metes espécies que são compatíveis e estas a matar os animais apesar de saberes que não tens o aquário estabilizado.

Tu que areão meteste no aquario?

Como esta o PH e o KH?

Como é que sabes que o ciclo já terminou? Que valores viste?

Diz nos sff os valores todos que sabes da tua água e faz um favor a ti próprio, não compres mais animais até saberes o que se passa.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Boa noite.

Estiveste umas semanas a ler e mesmo assim meteste animais passado uma semana apenas?

EU não entendo porque raio vocês têm tanta pressa em meter animais para depois os verem a morrer...

Pior é que viste os animais a morrer e foste comprar mais, e agora dizes que também estão a morrer.

Então mas se notaste que as coisas não estavam bem, porque raio foste comprar mais?

Juntar olhos de fogo com guppies não me parece uma boa ideia, isto é se quiseres ter alevins a chegarem a adultos.

Para além dos mais os tetras olho de fogo preferem águas entre os 6.5 e os 6.8 de ph enquanto que os guppies preferem entre os 7.3 e os 7.5, presumo que durante essas semanas não leste nada sobre compatibilidade certo?

Não te entendo, dizes que estiveste a pesquisar durante umas semanas mas depois não fazes o ciclo correctamente, não metes espécies que são compatíveis e estas a matar os animais apesar de saberes que não tens o aquário estabilizado.

Como esta o PH e o KH?

Diz nos sff os valores todos que sabes da tua água e faz um favor a ti próprio, não compres mais animais até saberes o que se passa.

Subescrevo o que disse o Julius.

O cilo para mim nem sequer tinha começado. Assim que adicionas peixes eles morrem devido ao pico de amónia.

Ou então pode ser tambem a não aclimatização dos vivos ás novas condições. Como colocas os peixes no aquário quando os compras ?

Editado por YAKUZA

Bom... Os guppys não me espanta sinceramente, ao contrário do que se diz são peixes hiper sensíveis a qualquer anormalidade, são fracos mesmo. Guppys é um jogo, só se diz que são bons primeiros peixes para ciclo, porque além de se reproduzirem bem, são super baratos, é um engano. As corydoras panda são mais para água fria na realidade, são peixes de temperaturas no máximo até aos 24 graus, em muitos casos nas lojas as que estão disponíveis foram capturadas na natureza, por isso morrem com choques térmicos ao fim de umas semanas no aquário, só algumas que nasceram em cativeiro é que estão habituadas a temperaturas mais elevadas, sei por experiência. Já montei vários aquários com produtos de bactérias mas sempre com testes de nitritos e nitratos e amónia em casa, é que muitos desses produtos devido a estarem em condições não desejáveis nas lojas já não resultam, deve-se meter um frasco inteiro esperar 24 horas e ver como está a água, se a amónia estiver praticamente a zero e os nitritos no máximo a 0.05 pode-se adicionar peixes, 3 de cada vez, por menos é como faço, senão compra-se mais bactérias e introduz-se no aquário, as baixas que tive com esse processo foram mínimas, na maior parte das vezes eram peixes já debilitados. Cumps.

Editado por Fernando_regio

Boa noite.

Como esta o PH e o KH?

boa tarde peço desculpa estar ausente mas foi por razoes de trabalho.

meti os animais para ajudar a ciclar o aquario ,

tenho

pH a 7.0 a 27ºc

Amonia 0mg/L

Nitritos 0mg/L

Nitratos 10mg/L

Areao preto de basalto

Pedras decorativas basalticas

Tronco desconheco a oridem estava na praia trouxe para casa e dei o devido tratamento, tenho musgo de java e "rabo de raposa"

o aquario neste momento tem 3 semanas

penso que a nivel de qualidade da agua esta aceitavel para ser habitada, esta bastante limpa ate utilizo 2 filtro internos que irei trocar agora por um externo de 1200L/h, os peixes que sobreviveram ja nao estao a definhar, quero aumentar a populacao mas agora tou com medo que volte a acontecer o mesmo e que procurei na seccao de doencas mas os sintomas sao genericos sendo que nao vejo sinais de ictio etc. cumprimentos

Editado por pedr0g0mes

Subescrevo o que disse o Julius.

O cilo para mim nem sequer tinha começado. Assim que adicionas peixes eles morrem devido ao pico de amónia.

Ou então pode ser tambem a não aclimatização dos vivos ás novas condições. Como colocas os peixes no aquário quando os compras ?

deixo-os a boiar no saco cerca de 15 minutos dai a 10 min adiciono cerca de30% de agua, dai a 10 adiciono mais 30% e depois tiro-os com rede para o aquario, sei que os peixes levam algum tempo a se aclimatizar a um novo aquario mas a razao e que muitos estao bem e outros morreram :/ e nao tenho aquario de quarentena por falta de espaco

cumprimentos

Bom... Os guppys não me espanta sinceramente, ao contrário do que se diz são peixes hiper sensíveis a qualquer anormalidade, são fracos mesmo. Guppys é um jogo, só se diz que são bons primeiros peixes para ciclo, porque além de se reproduzirem bem, são super baratos, é um engano. As corydoras panda são mais para água fria na realidade, são peixes de temperaturas no máximo até aos 24 graus, em muitos casos nas lojas as que estão disponíveis foram capturadas na natureza, por isso morrem com choques térmicos ao fim de umas semanas no aquário, só algumas que nasceram em cativeiro é que estão habituadas a temperaturas mais elevadas, sei por experiência. Já montei vários aquários com produtos de bactérias mas sempre com testes de nitritos e nitratos e amónia em casa, é que muitos desses produtos devido a estarem em condições não desejáveis nas lojas já não resultam, deve-se meter um frasco inteiro esperar 24 horas e ver como está a água, se a amónia estiver praticamente a zero e os nitritos no máximo a 0.05 pode-se adicionar peixes, 3 de cada vez, por menos é como faço, senão compra-se mais bactérias e introduz-se no aquário, as baixas que tive com esse processo foram mínimas, na maior parte das vezes eram peixes já debilitados. Cumps.

Isso dos guppys desconhecia, os machos parecem bem mais preparados para mudancas bruscar que as femeas,as corydoras panda la na loja tava na faixa de temperatura e ph que utilizo e o sr la disse que nao havia problema :S a nivel de bacterias cerca de uma semana e pico depois os valores ja tavam aceitaveis foi quando adicionei os guppys senao nao o faria, cumprimentos !

Bom, já tive várias corys panda em temperaturas elevadas que não se aguentaram mais que algumas semanas a temperaturas superiores aos 24 graus, compradas em loja, e as que comprei que são de criação em cativeiro é que vivem actualmente felizes da vida a 26 graus, por alguma razão existem sites que o dizem como este: http://peixedourado.blogspot.com/2006/06/coridora-panda-corydoras-panda.html

Meteste troncos que estavam na praia dentro do aquário mas primeiro deste lhes tratamento? Que tratamento foi esse? Podes ser dai a causa da mortalidade.

Quanto ao que os donos das lojas dizem, eu digo te por experiência própria que 80% deles, não entendem nada do que dizem ou só querem é vender sem olhar a meios.

Mais vale primeiro perguntares aqui ao pessoal em caso de duvidas;)

Quanto ao ciclo do azoto, este é para ser respeitado e entendido, e se dizes que andaste a fazer consultas durante umas semanas aqui no fórum vais me desculpar mas não vejo desculpa para o erro que cometeste nem entendo como te perdeste no mais importante.

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Meteste troncos que estavam na praia dentro do aquário mas primeiro deste lhes tratamento? Que tratamento foi esse? Podes ser dai a causa da mortalidade.

Quanto ao que os donos das lojas dizem, eu digo te por experiência própria que 80% deles, não entendem nada do que dizem ou só querem é vender sem olhar a meios.

Mais vale primeiro perguntares aqui ao pessoal em caso de duvidas;)

Quanto ao ciclo do azoto, este é para ser respeitado e entendido, e se dizes que andaste a fazer consultas durante umas semanas aqui no fórum vais me desculpar mas não vejo desculpa para o erro que cometeste nem entendo como te perdeste no mais importante.

Abraço

bom dia, primeiramente esfreguei bem com uma escova de aço para retirar toda e qualquer farpa ou casca que ainda estivesse presa depois coloquei-o na panela uma parte de cada vez porque era grande cerca de 1 hora cada lado juntamente com a fervura adicionei sal grosso, o tronco ja de si nao tingia a agua fiz mais isso no sentido de evitar algum tipo de microrganismo nao desejado : )

isso eu andei a ler julius eu tenho nocao que entendo o ciclo do azoto dai ter feito os testes, seguei os resultados que ia tendo por um grafico que tinha ca no forum e realmente coincide, tenho e duvidas nas trocas parcias sendo que tenho feito trocas semanais de 20% mas a nivel de nitratos neste momento esta a 10mg/L passado uma semana da TPA mas tou na duvida se podera ser posssivel alargar este periodo, li agora num site que a TPA devera ser feita quando as concentracoes se encontrem no maximo a 100mg/L é correcto?, em relacao a compra dos peixes nao irei correr mais riscos ja tive a minha quota parte de erros, cumprimentos julius

Editado por pedr0g0mes

bom dia, primeiramente esfreguei bem com uma escova de aço para retirar toda e qualquer farpa ou casca que ainda estivesse presa depois coloquei-o na panela uma parte de cada vez porque era grande cerca de 1 hora cada lado juntamente com a fervura adicionei sal grosso, o tronco ja de si nao tingia a agua fiz mais isso no sentido de evitar algum tipo de microrganismo nao desejado : )

isso eu andei a ler julius eu tenho nocao que entendo o ciclo do azoto dai ter feito os testes, seguei os resultados que ia tendo por um grafico que tinha ca no forum e realmente coincide, tenho e duvidas nas trocas parcias sendo que tenho feito trocas semanais de 20% mas a nivel de nitratos neste momento esta a 10mg/L passado uma semana da TPA mas tou na duvida se podera ser posssivel alargar este periodo, li agora num site que a TPA devera ser feita quando as concentracoes se encontrem no maximo a 100mg/L é correcto?, em relacao a compra dos peixes nao irei correr mais riscos ja tive a minha quota parte de erros, cumprimentos julius

Boas, também sou novato nisto mas vou tentar ajudar no que puder.

Pelo que sei o tronco deve tar cerca de 1 mes em aqua com sal mudando de agua a cada 3 dias e isto que eu tou a fazer de momento...

uma coisa que não percebo a razao e que o filtro basta fazer 5x a capacidade do aquario ou seja no teu caso 500L/h e tu estas com 2 de 300 e um de 600 que da 1200 e queres comprar um externo de 1200L/h penso que bastava teres um de 500L/h a não ser caso estejas a pensar futuramente em montar um aquario de 600L estas a desperdicar dinheiro

Assinatura removida: acima dos limites. DC.

Boas, também sou novato nisto mas vou tentar ajudar no que puder.

Pelo que sei o tronco deve tar cerca de 1 mes em aqua com sal mudando de agua a cada 3 dias e isto que eu tou a fazer de momento...

uma coisa que não percebo a razao e que o filtro basta fazer 5x a capacidade do aquario ou seja no teu caso 500L/h e tu estas com 2 de 300 e um de 600 que da 1200 e queres comprar um externo de 1200L/h penso que bastava teres um de 500L/h a não ser caso estejas a pensar futuramente em montar um aquario de 600L estas a desperdicar dinheiro

bom dia pedro eu li a parte de um mes de tratamento mas depois tambem li "qualquer novato sabera quando parar o tratamento " naquela xeirando tocando vendo a turvacao que deixa na agua no meu caso o mar ja fez grande parte do trabalho por mim e isto aqui na madeira com muito basalto fez uma lavagem e peras a levar com rocha ^^, eu sei isso do filtro mas planeio retirar os 2 internos por ficar bastante inestetico e manter-me com o externo de 1200L/h de vazão ja tenho ca a bomba ainda tou a procura de um recepiente senao vou-me desenrascar com um qualquer, o filtro neste momento ira ficar ao lado do aquario mas depois com a compra do movel iria ficar 1.5m abaixo e perde vazao para volta dos 800L/h segundo tive a ver com os outros users, cumprimentos pedro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!