Recommended Posts

Publicado

Acabo de reparar que um cardinal está a nadar um pouco isolado, a nadar ligeiramente inclinado para baixo, a perder a coloração do ventre, e com a barbatana da cauda um pouco ratada.

Reparando com mais atenção, parece-me que há 1 ou 2 cardinais (sem problemas de perda de coloração) com a barbatana da cauda também um pouco ratada, estado um destes com algo que parece um ponto branco (no passado, há poucos meses tive um surto de íctio, e não se parece com este, mas pode ser mesmo o início de outro surto - espero que não).

Mais nenhum peixe tem qualquer sintoma ... ao que veja.

Tinha feito na 6ª feira um TPA com entre 15% a 20% e feito testes à água, tendo nitritos/nitratos/amónia a ZERO. A temperatura do aqua tem estado nos 27C. O aqua tem 90 litros, perfeitamente ciclado e estável, sem qualquer alteração de fauna/flora à semanas.

A fauna existente são cardinais (11), bêbados (3), barbos cereja (4), corys (5), SAE (1) e tetras fantasma (6), caracóis parasitas e 1 helena (que tem estado a divertir-se com os caracois :2gunfire:). Pode ser que ainda tenha camarões crystal red, embora não os veja à 3/4 semanas .

Possuo outro aqua, mas que está a ser utilizado como aqua de quarentena para um casal de ramirezis que adquiri no Sábado, e que planeava colocar no aqua comunitário no próximo fds.

Na dúvida, aumentei a temperatura da água (até chegar aos 30C) e iniciei o tratamento com costapur (no caso do que parece ser ponto branco seja ictio). Entretanto, tirei o carvão activado, que tinha trocado na passada 6ª feira, para não eliminar o efeito do costapur.

Gostava de saber a vossa opinião, coisas a que deva estar atento, etc ... pois parece-me que identifiquei a situação mesmo na fase inicial.

Se for ictio, penso ter atacado de início e antes que os tetras sofram mais.

Se não for, pedia ajuda a identificar a causa e o que fazer.

NM

Publicado:

o meu conselho e baixar a temperatura lentamente ate aos 15 16 graus pois as bacterias ficam quase intivas mas atençao quando esse surto de doença passar vai devagarinho com a temperatura e aumenta 6 graus por dia para ver se ha mais peixes doentes i se a mais alguma doença. eu aconselho tbm por um pouco de sal na aguam mas muito pouco i lavado mas atençao tem de ser quase nada, porque se for fungos eles morrem todos i e só uma vez a n afecta o remedio em nada.