[Duvida] Iluminaçao, Filtro e Substrato

Recommended Posts

Boas a todos os membros,

Estou a começar a montar um aqua com as medidas 120x40x40 com 192L brutos no qual gostava de começar com plantas de facil manutençao como anubias e musgo de java e depois de me ambientar a estas, passar a umas um pouco mais dificeis mas tenho algumas perguntas em relaçao a iluminaçao necessaria:

Estava a pensar montar uma calha 4x54w com 2 balastros duplos e apenas usar um enquanto estou nas plantas de facil manutençao e assim teria a iluminaçao necessaria para quando quisesse subir de patamar =P

Que acham disto?

Em relaçao ao filtro estava a pensar em comprar o Sera 250 o que acham deste filtro?

Em relaçao ao substrato o que me aconselham? Estava a pensar em algo Low-Cost do genero Humus de minhoca tratado com areao do rio

Cumps,

David Merino

Editado por KillFace

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Partilhar nas redes sociais

Ninguem opina? quero tratar bem quer os meus futuros peixes quer as plantas ;)

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Eu tenho o filtro Sera 250 + filtro UV. Custou cerca de 120€ e até agora não tenho razões de queixa. Também não tenho opinião de outros filtros porque só tive esse! E até agora estou satisfeito. Mas os filtros eheim parecem-me melhores, não sei.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

em relaçao a iluminaçao e substrato sabes me dar alguma opiniao??

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

em relaçao a iluminaçao e substrato sabes me dar alguma opiniao??

Vai ter cerca de 197 LT não é? Era bom teres pelo menos 150 watts e 10.000K , depende também das plantas que queres colocar. Acerca do substrato de húmus, não posso dar opinião porque nunca utilizei. Utilizo um da proflora e até agora tem servido!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

Assinatura editada, quebra de regras.

10000k não é obrigatorio, o aquario nem é mt alto, mas se optares por ter um tapete, então ajuda

Quanto a substatos depende do que para ti é low cost, a jbl por exemplo tem um substato fertil que custa +- 20€ 5 litros (AquaBasis plus)

Editado por cesarrf

Sim, se num futuro a médio prazo passares para um plantado mais exigente, nada te impede de já deixar o hardware preparado. E a potência que estás a pensar colocar é mais que suficiente.

Abraço,

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

Lost Coast

Obrigado a todos os que responderam ao topico ;) mas tenho mais tres perguntas a fazer: :P

5L de substrato chegam para cubrir o aquario todo??

Posso por areao do rio por cima do substrato??

E por ultimo

Quais os Kelvins que devo por em cada balastro para poder optimizar para ambas as situaçoes (facil manutençao e media posteriormente)?

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

Obrigado a todos os que responderam ao topico ;) mas tenho mais tres perguntas a fazer: :P

E por ultimo

Quais os Kelvins que devo por em cada balastro para poder optimizar para ambas as situaçoes (facil manutençao e media posteriormente)?

Substrato apostava em algo como JBL. Mas se queres manter plantas de exigencias baixas como por exemplo anubias , valisnérias etc nem precisas de substrato fertil. Se mais tarde quiseres por outro tipo de plantas ai aconcelho a colocar.

Enquanto mantiveres especies ditas de facil manutenção não convem teres muita luz, são plantas de crecimento lento e poderia haver um bomm de algas com todas as lampadas ligadas no caso de teres muitos nutrientes na coluna de agua.

Quanto há iluminação eu apostava num especto o mais variado possivel:

-1 lampada 10000k

-1 lampada 8000k

-1 lampada 6500k

-1 lampada a volta dos 5000k

Editado por YAKUZA

E por ultimo

5l é de substato fertil, chega perfeitamente depois tens é de o cubrir com outro tipo de substrato pode ser areao do rio desde que seja previamente limpo e tratado

quanto as kelvins concordo com a sugestão do YAKUZA eu tenho o mesmo esquema, 1x 10000k, 1x 8000k, 1x 6500k e 1x gro-lux

obrigado a todos responderam me com rapidez e ate ao momento nao tenho mais duvidas mas se aparecer mais alguma irei perguntar vos

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!