Paul Publicado Janeiro 7, 2011 Share Publicado Janeiro 7, 2011 Olá a todos, ando há muito tempo com estas algas no aquário, e ja andei a investigar em tudo quanto era site mas não consegui chegar a um consenso relativamente à identificação da alga. Aparece me principalmente nas plantas de crescimento rápido (Egeria densa e Egeria densa nana), sobretudo mesmo junto à superficie. Formam novelos castanhos que são bastante fáceis de remover. Com sucção ao tirar água do aquário saem facilmente, mas formam-se de novo bastante rapidamente. Tinha destas algas tambem no fundo, mas resolvi o problema ao mudar de uma lampada de 10000K para uma de 5000K. Agora, como já disse, aparecem principalmente à superficie agarradas às plantas. Gostava de saber que tipo de alga é em que condições cresce para a poder combater. Aqui seguem as fotos: o aquário é de cerca de 65L e está montado à sensivelmente 10 meses, 2 lampadas de 15W (uma de 6500K e outra de 5000K) com reflectores. co2 caseiro com difusor em vidro, akadama e sera floredepot. Flora: Egeria Densa Egeria densa nana cryptocoryne walkeri cryptocoryne wendtii microsorum pteropus Fauna: 2 botia palhaço 10 tetra serpae 6 tetra cardinal 1 ottocinclus affinis Valores: pH: 7 Kh: 3 No3: geralmente cerca de 12.5 ppm mas hoje medi e deu me zero, amanha vou confirmar esse valor Po4: 1.5 ppm - fertilização diária com kH2po4 e Kcl (cerca de 10 ppm) temp: 26º c Obrigado desde já a quem me conseguir ajudar. Abraço Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Janeiro 11, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 11, 2011 Poderão ser diatomaceas? So não faz muit sentido ja que estas seguem um ciclo que leva a que consumam os silicatos todos da agua e desaparecam por si proprias, o que não acontece no meu aquario. Podera haver outra razao? Ou sera outro tipo de alga? Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Janeiro 17, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 17, 2011 Malta? Ninguém me consegue ajudar? Estou a pensar em duas coisas. Primeiro vou trocar a minha lampada de 5000 k, já tem cerca de 3 anos. Irei por outra de 6500 K. Se isso não funcionar vou parar as fertilizações e ver o k acontece. Mas gostava de opinioes. Quanto à alga em si, será uma variação das conhecidas filamentosas verdes? Paul Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manuel2009had Publicado: Janeiro 17, 2011 Share Publicado: Janeiro 17, 2011 Não pares com a fertilização ou vais te arrepender. Uma lâmpada com 3 anos já pouca luz útil as plantas deve dar. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paul Publicado: Janeiro 17, 2011 Autor Share Publicado: Janeiro 17, 2011 Não pares com a fertilização ou vais te arrepender. Uma lâmpada com 3 anos já pouca luz útil as plantas deve dar. De facto já não está la a fazer muita coisa, neste momento tenho uma de 6500 K nova, e troquei uma de 10000 K nova por esta de 5000 K antiga. De facto resolveu me em parte o problema das algas no fundo, que desapareceram. Vou trocar esta lampada antiga e ver o que dá. Os nutrientes estão bem, fora uma ou outra distração nas fertilizações da minha parte, por isso a única razão que estou a ver para estas algas será mesmo a iluminação. Vou troca-la e logo se ve! Tanpanama - Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts