Recommended Posts

Publicado

Boas , neste momento as anubias que tenho no meu aqua estao com uma camada viscosa acastanhada , que cobre algumas folhas de algumas anubias e nao fica anda agradavel de se ver !

nao sei o motivo desta praga estar nas anubias!

deixo aqui um exemplo da colocaraçao deles neste vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=B_9yJNN6U44

!

Acompanhem o meu novo Projecto

"DiscusLandia"

Publicado:

QUE Sugestão dessa família me das?

Pois mas vejo tanto aquario com as plantas sem estas camada , que , tira o verde as mesmas !

Cumps

Acompanhem o meu novo Projecto

"DiscusLandia"

• 4 meses depois...
Publicado: (editado)

Saudações.

FDinis, pelo que me parece não só as anubias estão afectadas mas também as amazonenses que aí tens. É difícil avaliar apenas pelo breve vídeo que colocas, mas eu tenho uma suspeita...

Verifica se essa camada sai facilmente com os dedos, se tem um aspecto e toque viscoso e se tem um forte cheiro a "terra" quando a retiras. Se essas 3 características se confirmarem isso é sinal de que não são algas mas sim cianobactérias.

Eu tive exactamente o mesmo problema quando montei o meu último aqua. Nunca tinha tido qualquer evidência anterior em quase 3 décadas de aquários, com adereços/animais/plantas de outro aquário nunca cheguei a descobrir a origem do problema. Sempre me dividi entre os substratos ou o facto de o aqua ser novo, pelo que apontam é um facto que contribui para a ocorrência de cianobactérias, igualmente como uma grande concentração de matéria orgânica em decomposição e excesso de luz ou CO2, mas não perdi muito tempo a pensar na causa e sim avancei para a solução do problema, como de resto é o que te traz por aqui. As anubias são as primeiras a ser atacadas, possivelmente porque as suas folhas são lentas a crescer mas também a morrer e é a libertação dos nutrientes aquando do seu enfraquecimento que sustentam as cianobactérias.

Podes procurar na net por respostas acerca da estirpe e características das cianobactérias e vais encontrar imensas, mas eu gostaria de te sugerir o mais simples e menos agressivo e também menos dispendioso.

Vais ler imensa informação que sugere o uso de antibióticos. Pois bem, eu não usei e faria tudo para não ter de usar esse método. Não só te destrói grande parte das bactérias benéficas e criaria desequilíbrios duradouros no ciclo biológico como também correrias o risco de criar aí sim bactérias multi-resistentes e aumentarias o problema. Por isso temos de atacar o problema pela origem, no caso das cianobactérias avançamos pelo seu ponto fraco... a necessidade de luz! Eles apesar de conseguirem resistir com pouca luz não conseguem sobreviver na ausência da mesma! Se conseguires manter toda a coluna de água sem luz por um longo período elas simplesmente morrem!

Após verificares se são de facto cianobactérias, opta por um blackout como eu fiz. Primeiro que tudo retira o máximo possível de cianobactérias que conseguires (o verde não são as cianobactérias mas sim o seu "lar", as cianobactérias propriamente ditas são uma camada castanha que prolifera debaixo dessa camada viscosa com aspecto de sujidade, retira o máximo possível). Seguidamente tapas completamente o aqua com plasticos ou cobertores escuros e isolas completamente o aquario, tubagens, filtros ou sump de qualquer fonte de luz por 6 dias consecutivos!! Desligas igualmente qualquer fornecimento de CO2 que possas ter (as cianobactérias resistem a baixíssimos teores de O2 pois são anaeróbias e para além disso as plantas não o vão assimilar no escuro). Ao fim desses 6 dias utiliza uma luz qualquer para verificar o estado geral e confirmar se vês alguma mancha verde persistente. Se não vires podes desmontar a tenda e retomar o ciclo luminoso. Se as plantas estiverem saudáveis conseguirão resistir a este processo. No entanto é muito provável que não tenhas erradicado completamente a praga, eu não consegui e só com sifonagens persistentes de todos os pontos verdes durante vários dias após esse ciclo é que consegui acabar com esse problema... mas consegui! Até hoje não voltei a ver cianobactérias no meu aqua.

Informa-te sobre o problema, é muito difícil eu explicar-te tudo sobre as bactérias em si e certamente gostarás de aprofundar os teus conhecimentos, apenas espero que aceites e tentes esta via antes de optares pela via mais "fácil" da medicação. Essa não é a forma mais fácil de certeza, tampouco a mais económica e de forma alguma a mais biologicamente recomendavel.

Espero que possa contribuir para te ajudar com esse problema. Se não conseguir espero que alguém consiga na medida em que desejo que consigas erradicar essa praga. Eu sei como é limpar todo o aqua e passado 3 dias estar tudo coberto por uma camada verde/cinzenta/azul (elas podem assumir qualquer dessas cores, mesmo quando no mesmo aqua)!

Boa sorte e os meus votos para que venças essa batalha, estou a torcer por ti. Abraço.

p.s.- As cianobactérias são tóxicas!! Não irás encontrar nenhuma fauna para as controlar pois simplesmente nenhum animal as consome. Igualmente lava bem as mãos e qualquer equipamento após cada remoção ou limpeza. Basta que apenas 1 bactéria sobreviva para te tomar conta do aqua novamente e deitar todo o trabalho a perder!

Editado por JocaAlex